UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Filomena Maria Arruda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Maria das Graças Martins da Silva, Maria das Graças Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10525
Resumo: O artigo discute as finalidades da instituição universitária, em especial a partir da modernidade, remetendo para a convivência de posições antagônicas, polarizadas entre a democratização e a elitização do conhecimento. Tal discussão é articulada com as finalidades do trabalho docente, entendendo que questões ligadas ao exercício da docência se entrelaçam com os fins maiores da educação superior. O texto conclui que o debate sobre a natureza e a intenção do trabalho docente tem sido objeto de expressiva produção, direcionando para a ressignificação de conceitos e práticas, enquanto o que se refere ao sentido da instituição universitária tem sido protelado ou desconsiderado, necessitando ser retomado como condição para o resgate da sua autonomia.
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