UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10525 |
Resumo: | O artigo discute as finalidades da instituição universitária, em especial a partir da modernidade, remetendo para a convivência de posições antagônicas, polarizadas entre a democratização e a elitização do conhecimento. Tal discussão é articulada com as finalidades do trabalho docente, entendendo que questões ligadas ao exercício da docência se entrelaçam com os fins maiores da educação superior. O texto conclui que o debate sobre a natureza e a intenção do trabalho docente tem sido objeto de expressiva produção, direcionando para a ressignificação de conceitos e práticas, enquanto o que se refere ao sentido da instituição universitária tem sido protelado ou desconsiderado, necessitando ser retomado como condição para o resgate da sua autonomia. |
id |
UFG-9_8f2d5dc6dfecfe0687ff88edb3e033a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10525 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR O artigo discute as finalidades da instituição universitária, em especial a partir da modernidade, remetendo para a convivência de posições antagônicas, polarizadas entre a democratização e a elitização do conhecimento. Tal discussão é articulada com as finalidades do trabalho docente, entendendo que questões ligadas ao exercício da docência se entrelaçam com os fins maiores da educação superior. O texto conclui que o debate sobre a natureza e a intenção do trabalho docente tem sido objeto de expressiva produção, direcionando para a ressignificação de conceitos e práticas, enquanto o que se refere ao sentido da instituição universitária tem sido protelado ou desconsiderado, necessitando ser retomado como condição para o resgate da sua autonomia.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1052510.5216/rpp.v2i2.10525Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 104-1172178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10525/6995Monteiro, Filomena Maria ArrudaMaria das Graças Martins da Silva, Maria das Graças Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-22T02:37:30ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR |
title |
UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR |
spellingShingle |
UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR Monteiro, Filomena Maria Arruda |
title_short |
UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR |
title_full |
UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR |
title_fullStr |
UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR |
title_full_unstemmed |
UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR |
title_sort |
UNIVERSIDADE E TRABALHO DOCENTE: REPENSAR PARA RESSIGNIFICAR |
author |
Monteiro, Filomena Maria Arruda |
author_facet |
Monteiro, Filomena Maria Arruda Maria das Graças Martins da Silva, Maria das Graças Martins |
author_role |
author |
author2 |
Maria das Graças Martins da Silva, Maria das Graças Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Filomena Maria Arruda Maria das Graças Martins da Silva, Maria das Graças Martins |
description |
O artigo discute as finalidades da instituição universitária, em especial a partir da modernidade, remetendo para a convivência de posições antagônicas, polarizadas entre a democratização e a elitização do conhecimento. Tal discussão é articulada com as finalidades do trabalho docente, entendendo que questões ligadas ao exercício da docência se entrelaçam com os fins maiores da educação superior. O texto conclui que o debate sobre a natureza e a intenção do trabalho docente tem sido objeto de expressiva produção, direcionando para a ressignificação de conceitos e práticas, enquanto o que se refere ao sentido da instituição universitária tem sido protelado ou desconsiderado, necessitando ser retomado como condição para o resgate da sua autonomia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10525 10.5216/rpp.v2i2.10525 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10525 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v2i2.10525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10525/6995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 104-117 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086328782848000 |