Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: FONTOURA, Helena Amaral da, CANEN, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758
Resumo: Este texto se estrutura a partir de investigações envolvendo três olhares de instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas de formação docente e de pesquisa desenvolvidas em contextos diversos, com interlocução entre metodologias e dados plurais. Destacam-se, a partir dos resultados de nossas pesquisas, contribuições para os desafios atuais da educação. Especificamente, chama-se a atenção para as formas pelas quais tais experiências incorporaram sensibilidades às diversidades culturais, buscando caminhos viabilizadores à recontextualização das estratégias e práticas formativas docentes, em prol de transformações que incorporem sensibilidades multiculturais em seu desenvolvimento. Palavras-chave: Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.
id UFMT-3_9d8083c1cc70bf5b65f8e10b3afbedc8
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1758
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferênciasFormação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.Formação de professoresEste texto se estrutura a partir de investigações envolvendo três olhares de instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas de formação docente e de pesquisa desenvolvidas em contextos diversos, com interlocução entre metodologias e dados plurais. Destacam-se, a partir dos resultados de nossas pesquisas, contribuições para os desafios atuais da educação. Especificamente, chama-se a atenção para as formas pelas quais tais experiências incorporaram sensibilidades às diversidades culturais, buscando caminhos viabilizadores à recontextualização das estratégias e práticas formativas docentes, em prol de transformações que incorporem sensibilidades multiculturais em seu desenvolvimento. Palavras-chave: Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.Universidade Federal de Mato Grosso2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/175810.29286/rep.v23i53/2.1758Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/2 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago. 2014.; 637-6542238-20970104-596210.29286/rep.v23i53/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758/1326MONTEIRO, Filomena Maria de ArrudaFONTOURA, Helena Amaral daCANEN, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1758Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:41Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências
title Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências
spellingShingle Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências
MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda
Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.
Formação de professores
title_short Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências
title_full Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências
title_fullStr Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências
title_full_unstemmed Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências
title_sort Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências
author MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda
author_facet MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda
FONTOURA, Helena Amaral da
CANEN, Ana
author_role author
author2 FONTOURA, Helena Amaral da
CANEN, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda
FONTOURA, Helena Amaral da
CANEN, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.
Formação de professores
topic Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.
Formação de professores
description Este texto se estrutura a partir de investigações envolvendo três olhares de instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas de formação docente e de pesquisa desenvolvidas em contextos diversos, com interlocução entre metodologias e dados plurais. Destacam-se, a partir dos resultados de nossas pesquisas, contribuições para os desafios atuais da educação. Especificamente, chama-se a atenção para as formas pelas quais tais experiências incorporaram sensibilidades às diversidades culturais, buscando caminhos viabilizadores à recontextualização das estratégias e práticas formativas docentes, em prol de transformações que incorporem sensibilidades multiculturais em seu desenvolvimento. Palavras-chave: Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758
10.29286/rep.v23i53/2.1758
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758
identifier_str_mv 10.29286/rep.v23i53/2.1758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758/1326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/2 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago. 2014.; 637-654
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v23i53/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215661875200