IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10521 |
Resumo: | O texto analisa a dicotomia teoria x prática presente no cotidiano escolar e na formação de professores da região do sudeste goiano. Considera tal dicotomia um equívoco curricular e epistemológico. Sugere que a emergente demanda por pedagogias práticas e aparente exaustão dos discursos ético-políticos, além de condicionadas por projetos políticos e econômicos, são legitimadas por uma cultura acadêmica teoricista e, por vezes, indiferente aos desafios das práticas sociais. |
id |
UFG-9_ad220ada09a3ee42915bca5840562818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10521 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO O texto analisa a dicotomia teoria x prática presente no cotidiano escolar e na formação de professores da região do sudeste goiano. Considera tal dicotomia um equívoco curricular e epistemológico. Sugere que a emergente demanda por pedagogias práticas e aparente exaustão dos discursos ético-políticos, além de condicionadas por projetos políticos e econômicos, são legitimadas por uma cultura acadêmica teoricista e, por vezes, indiferente aos desafios das práticas sociais.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1052110.5216/rpp.v2i2.10521Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 39-562178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10521/6991da Silva, Sergio Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-22T02:37:30ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO |
title |
IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO |
spellingShingle |
IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO da Silva, Sergio Pereira |
title_short |
IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO |
title_full |
IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO |
title_fullStr |
IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO |
title_full_unstemmed |
IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO |
title_sort |
IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO |
author |
da Silva, Sergio Pereira |
author_facet |
da Silva, Sergio Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Sergio Pereira |
description |
O texto analisa a dicotomia teoria x prática presente no cotidiano escolar e na formação de professores da região do sudeste goiano. Considera tal dicotomia um equívoco curricular e epistemológico. Sugere que a emergente demanda por pedagogias práticas e aparente exaustão dos discursos ético-políticos, além de condicionadas por projetos políticos e econômicos, são legitimadas por uma cultura acadêmica teoricista e, por vezes, indiferente aos desafios das práticas sociais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10521 10.5216/rpp.v2i2.10521 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10521 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v2i2.10521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10521/6991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 39-56 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086328778653696 |