IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Sergio Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10521
Resumo: O texto analisa a dicotomia teoria x prática presente no cotidiano escolar e na formação de professores da região do sudeste goiano. Considera tal dicotomia um equívoco curricular  e epistemológico. Sugere que a emergente demanda por pedagogias práticas e aparente exaustão dos discursos ético-políticos, além de condicionadas por projetos políticos e econômicos, são legitimadas por uma cultura acadêmica teoricista e, por vezes, indiferente aos desafios das práticas sociais.
id UFG-9_ad220ada09a3ee42915bca5840562818
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10521
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO O texto analisa a dicotomia teoria x prática presente no cotidiano escolar e na formação de professores da região do sudeste goiano. Considera tal dicotomia um equívoco curricular  e epistemológico. Sugere que a emergente demanda por pedagogias práticas e aparente exaustão dos discursos ético-políticos, além de condicionadas por projetos políticos e econômicos, são legitimadas por uma cultura acadêmica teoricista e, por vezes, indiferente aos desafios das práticas sociais.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1052110.5216/rpp.v2i2.10521Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 39-562178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10521/6991da Silva, Sergio Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-22T02:37:30ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO
title IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO
spellingShingle IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO
da Silva, Sergio Pereira
title_short IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO
title_full IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO
title_fullStr IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO
title_full_unstemmed IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO
title_sort IMPASSE EPISTEMOLÓGICO E CURRICULAR NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO SUDESTE GOIANO
author da Silva, Sergio Pereira
author_facet da Silva, Sergio Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Sergio Pereira
description O texto analisa a dicotomia teoria x prática presente no cotidiano escolar e na formação de professores da região do sudeste goiano. Considera tal dicotomia um equívoco curricular  e epistemológico. Sugere que a emergente demanda por pedagogias práticas e aparente exaustão dos discursos ético-políticos, além de condicionadas por projetos políticos e econômicos, são legitimadas por uma cultura acadêmica teoricista e, por vezes, indiferente aos desafios das práticas sociais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10521
10.5216/rpp.v2i2.10521
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10521
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v2i2.10521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10521/6991
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 39-56
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328778653696