DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608 |
Resumo: | Este estudo propôs uma intervenção interprofissional, para verificar as mudanças provocadas por sua implementação, em relação ao desempenho em linguagem escrita de escolares do 3° ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 151 alunos e seus professores. A coleta de dados comtemplou uma produção espontânea, uma cópia e um ditado. Com os dados obtidos, foi elaborado um programa de intervenção, cujas atividades focaram: a relação entre a oralidade e a escrita; aspectos cognitivos e metalinguísticos; conhecimento fonológico; manuseio e conhecimento de diferentes gêneros textuais e; atividades com foco para os aspectos de estrutura linguística textual. A análise dos dados obtidos identificou as hipóteses de escrita, frequência e caracterização de erros de grafia. No que se refere aos efeitos do programa, consideramos que este deu sentido às habilidades de leitura e de escrita dos escolares, proporcionando atividades com foco para a função e o uso da linguagem escrita. |
id |
UFG-9_b4f9454f5fde89146d9a147c67acede0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50608 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTALEste estudo propôs uma intervenção interprofissional, para verificar as mudanças provocadas por sua implementação, em relação ao desempenho em linguagem escrita de escolares do 3° ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 151 alunos e seus professores. A coleta de dados comtemplou uma produção espontânea, uma cópia e um ditado. Com os dados obtidos, foi elaborado um programa de intervenção, cujas atividades focaram: a relação entre a oralidade e a escrita; aspectos cognitivos e metalinguísticos; conhecimento fonológico; manuseio e conhecimento de diferentes gêneros textuais e; atividades com foco para os aspectos de estrutura linguística textual. A análise dos dados obtidos identificou as hipóteses de escrita, frequência e caracterização de erros de grafia. No que se refere aos efeitos do programa, consideramos que este deu sentido às habilidades de leitura e de escrita dos escolares, proporcionando atividades com foco para a função e o uso da linguagem escrita.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5060810.5216/rpp.v15i2.50608Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 2 (2017): Poíesis Pedagógica; 24-422178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608/26234Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jáima Pinheiro deNobre, Janice Soares2018-09-16T00:01:19ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Oliveira, Jáima Pinheiro de |
title_short |
DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Oliveira, Jáima Pinheiro de |
author_facet |
Oliveira, Jáima Pinheiro de Nobre, Janice Soares |
author_role |
author |
author2 |
Nobre, Janice Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jáima Pinheiro de Nobre, Janice Soares |
description |
Este estudo propôs uma intervenção interprofissional, para verificar as mudanças provocadas por sua implementação, em relação ao desempenho em linguagem escrita de escolares do 3° ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 151 alunos e seus professores. A coleta de dados comtemplou uma produção espontânea, uma cópia e um ditado. Com os dados obtidos, foi elaborado um programa de intervenção, cujas atividades focaram: a relação entre a oralidade e a escrita; aspectos cognitivos e metalinguísticos; conhecimento fonológico; manuseio e conhecimento de diferentes gêneros textuais e; atividades com foco para os aspectos de estrutura linguística textual. A análise dos dados obtidos identificou as hipóteses de escrita, frequência e caracterização de erros de grafia. No que se refere aos efeitos do programa, consideramos que este deu sentido às habilidades de leitura e de escrita dos escolares, proporcionando atividades com foco para a função e o uso da linguagem escrita. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608 10.5216/rpp.v15i2.50608 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v15i2.50608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608/26234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 2 (2017): Poíesis Pedagógica; 24-42 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329824083968 |