DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jáima Pinheiro de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nobre, Janice Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608
Resumo: Este estudo propôs uma intervenção interprofissional, para verificar as mudanças provocadas por sua implementação, em relação ao desempenho em linguagem escrita de escolares do 3° ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 151 alunos e seus professores. A coleta de dados comtemplou uma produção espontânea, uma cópia e um ditado. Com os dados obtidos, foi elaborado um programa de intervenção, cujas atividades focaram: a relação entre a oralidade e a escrita; aspectos cognitivos e metalinguísticos; conhecimento fonológico; manuseio e conhecimento de diferentes gêneros textuais e; atividades com foco para os aspectos de estrutura linguística textual. A análise dos dados obtidos identificou as hipóteses de escrita, frequência e caracterização de erros de grafia. No que se refere aos efeitos do programa, consideramos que este deu sentido às habilidades de leitura e de escrita dos escolares, proporcionando atividades com foco para a função e o uso da linguagem escrita.
id UFG-9_b4f9454f5fde89146d9a147c67acede0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50608
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTALEste estudo propôs uma intervenção interprofissional, para verificar as mudanças provocadas por sua implementação, em relação ao desempenho em linguagem escrita de escolares do 3° ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 151 alunos e seus professores. A coleta de dados comtemplou uma produção espontânea, uma cópia e um ditado. Com os dados obtidos, foi elaborado um programa de intervenção, cujas atividades focaram: a relação entre a oralidade e a escrita; aspectos cognitivos e metalinguísticos; conhecimento fonológico; manuseio e conhecimento de diferentes gêneros textuais e; atividades com foco para os aspectos de estrutura linguística textual. A análise dos dados obtidos identificou as hipóteses de escrita, frequência e caracterização de erros de grafia. No que se refere aos efeitos do programa, consideramos que este deu sentido às habilidades de leitura e de escrita dos escolares, proporcionando atividades com foco para a função e o uso da linguagem escrita.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5060810.5216/rpp.v15i2.50608Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 2 (2017): Poíesis Pedagógica; 24-422178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608/26234Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jáima Pinheiro deNobre, Janice Soares2018-09-16T00:01:19ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Oliveira, Jáima Pinheiro de
title_short DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Oliveira, Jáima Pinheiro de
author_facet Oliveira, Jáima Pinheiro de
Nobre, Janice Soares
author_role author
author2 Nobre, Janice Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jáima Pinheiro de
Nobre, Janice Soares
description Este estudo propôs uma intervenção interprofissional, para verificar as mudanças provocadas por sua implementação, em relação ao desempenho em linguagem escrita de escolares do 3° ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 151 alunos e seus professores. A coleta de dados comtemplou uma produção espontânea, uma cópia e um ditado. Com os dados obtidos, foi elaborado um programa de intervenção, cujas atividades focaram: a relação entre a oralidade e a escrita; aspectos cognitivos e metalinguísticos; conhecimento fonológico; manuseio e conhecimento de diferentes gêneros textuais e; atividades com foco para os aspectos de estrutura linguística textual. A análise dos dados obtidos identificou as hipóteses de escrita, frequência e caracterização de erros de grafia. No que se refere aos efeitos do programa, consideramos que este deu sentido às habilidades de leitura e de escrita dos escolares, proporcionando atividades com foco para a função e o uso da linguagem escrita.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608
10.5216/rpp.v15i2.50608
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v15i2.50608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608/26234
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 2 (2017): Poíesis Pedagógica; 24-42
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329824083968