ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sagrilo, Ana Paula Bolsan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alencar, Edvonete Souza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55111
Resumo: O estágio Supervisionado na Gestão e na Docência é um momento ímpar, em que se pode vivenciar e conhecer a realidade escolar, bem como praticar e refletir todas as teorias estudadas durante a trajetória da graduação. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um Projeto de Ação Pedagógica (PAP), realizado para o Estágio Supervisionado na Gestão e na Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental II. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Ao finalizar as atividades desenvolvidas, foi possível compreender, que a ideia de formação cidadã, a qual aparece nos documentos oficiais é possível ser concretizada, mas para isso é essencial que ocorra um estudo e um planejamento que coloca a formação cidadã das crianças em primeiro lugar, pois somente assim será possível preparar os alunos para entenderem e participarem do seu contexto social, bem como ter o pleno domínio da leitura, escrita, cálculo e outros aspectos curriculares.
id UFG-9_b9e5bbd803f82698e3628cdaa19c4044
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55111
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORASO estágio Supervisionado na Gestão e na Docência é um momento ímpar, em que se pode vivenciar e conhecer a realidade escolar, bem como praticar e refletir todas as teorias estudadas durante a trajetória da graduação. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um Projeto de Ação Pedagógica (PAP), realizado para o Estágio Supervisionado na Gestão e na Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental II. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Ao finalizar as atividades desenvolvidas, foi possível compreender, que a ideia de formação cidadã, a qual aparece nos documentos oficiais é possível ser concretizada, mas para isso é essencial que ocorra um estudo e um planejamento que coloca a formação cidadã das crianças em primeiro lugar, pois somente assim será possível preparar os alunos para entenderem e participarem do seu contexto social, bem como ter o pleno domínio da leitura, escrita, cálculo e outros aspectos curriculares.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2019-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5511110.5216/rppoi.v17i1.55111Poíesis Pedagógica; v. 17 n. 1 (2019): Poíesis Pedagógica - Edição Contínua; 44-562178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55111/35085Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSagrilo, Ana Paula BolsanAlencar, Edvonete Souza de2020-07-24T12:41:51ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS
title ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS
spellingShingle ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS
Sagrilo, Ana Paula Bolsan
title_short ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS
title_full ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS
title_fullStr ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS
title_full_unstemmed ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS
title_sort ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS
author Sagrilo, Ana Paula Bolsan
author_facet Sagrilo, Ana Paula Bolsan
Alencar, Edvonete Souza de
author_role author
author2 Alencar, Edvonete Souza de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sagrilo, Ana Paula Bolsan
Alencar, Edvonete Souza de
description O estágio Supervisionado na Gestão e na Docência é um momento ímpar, em que se pode vivenciar e conhecer a realidade escolar, bem como praticar e refletir todas as teorias estudadas durante a trajetória da graduação. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um Projeto de Ação Pedagógica (PAP), realizado para o Estágio Supervisionado na Gestão e na Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental II. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Ao finalizar as atividades desenvolvidas, foi possível compreender, que a ideia de formação cidadã, a qual aparece nos documentos oficiais é possível ser concretizada, mas para isso é essencial que ocorra um estudo e um planejamento que coloca a formação cidadã das crianças em primeiro lugar, pois somente assim será possível preparar os alunos para entenderem e participarem do seu contexto social, bem como ter o pleno domínio da leitura, escrita, cálculo e outros aspectos curriculares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55111
10.5216/rppoi.v17i1.55111
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55111
identifier_str_mv 10.5216/rppoi.v17i1.55111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55111/35085
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 17 n. 1 (2019): Poíesis Pedagógica - Edição Contínua; 44-56
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329836666880