DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28525 |
Resumo: | O presente artigo discute acerca da aprendizagem do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva. Os desafios para que o aluno com deficiência física faça parte constitutiva da escola inclusiva requerem providências como, a implementação de recursos e estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do aluno. Assim, os recursos de Tecnologia Assistiva discutidos neste artigo compreendem comunicação alternativa e suplementar; adequação de mobiliário; dispositivos computacionais e recursos pedagógicos adaptados; adequações arquitetônicas para mobilidade do aluno com deficiência física. Tais recursos foram destacados que para o aluno com deficiência física alcance um currículo que deve ser construído e pensado de maneira coletiva na escola inclusiva. |
id |
UFG-9_d20c3e97a0bf3404ed1eb8495e810093 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28525 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA O presente artigo discute acerca da aprendizagem do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva. Os desafios para que o aluno com deficiência física faça parte constitutiva da escola inclusiva requerem providências como, a implementação de recursos e estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do aluno. Assim, os recursos de Tecnologia Assistiva discutidos neste artigo compreendem comunicação alternativa e suplementar; adequação de mobiliário; dispositivos computacionais e recursos pedagógicos adaptados; adequações arquitetônicas para mobilidade do aluno com deficiência física. Tais recursos foram destacados que para o aluno com deficiência física alcance um currículo que deve ser construído e pensado de maneira coletiva na escola inclusiva. Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2852510.5216/rpp.v12i1.28525Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGCopyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Adriana Garcia2018-07-24T14:12:53ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA |
title |
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA |
spellingShingle |
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA Gonçalves, Adriana Garcia |
title_short |
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA |
title_full |
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA |
title_fullStr |
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA |
title_sort |
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA |
author |
Gonçalves, Adriana Garcia |
author_facet |
Gonçalves, Adriana Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Adriana Garcia |
description |
O presente artigo discute acerca da aprendizagem do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva. Os desafios para que o aluno com deficiência física faça parte constitutiva da escola inclusiva requerem providências como, a implementação de recursos e estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do aluno. Assim, os recursos de Tecnologia Assistiva discutidos neste artigo compreendem comunicação alternativa e suplementar; adequação de mobiliário; dispositivos computacionais e recursos pedagógicos adaptados; adequações arquitetônicas para mobilidade do aluno com deficiência física. Tais recursos foram destacados que para o aluno com deficiência física alcance um currículo que deve ser construído e pensado de maneira coletiva na escola inclusiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28525 10.5216/rpp.v12i1.28525 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28525 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v12i1.28525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329380536320 |