DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Adriana Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28525
Resumo: O presente artigo discute acerca da aprendizagem do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva. Os desafios para que o aluno com deficiência física faça parte constitutiva da escola inclusiva requerem providências como, a implementação de recursos e estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do aluno. Assim, os recursos de Tecnologia Assistiva discutidos neste artigo compreendem comunicação alternativa e suplementar; adequação de mobiliário; dispositivos computacionais e recursos pedagógicos adaptados; adequações arquitetônicas para mobilidade do aluno com deficiência física. Tais recursos foram destacados que para o aluno com deficiência física alcance um currículo que deve ser construído e pensado de maneira coletiva na escola inclusiva.
id UFG-9_d20c3e97a0bf3404ed1eb8495e810093
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28525
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA O presente artigo discute acerca da aprendizagem do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva. Os desafios para que o aluno com deficiência física faça parte constitutiva da escola inclusiva requerem providências como, a implementação de recursos e estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do aluno. Assim, os recursos de Tecnologia Assistiva discutidos neste artigo compreendem comunicação alternativa e suplementar; adequação de mobiliário; dispositivos computacionais e recursos pedagógicos adaptados; adequações arquitetônicas para mobilidade do aluno com deficiência física. Tais recursos foram destacados que para o aluno com deficiência física alcance um currículo que deve ser construído e pensado de maneira coletiva na escola inclusiva. Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2852510.5216/rpp.v12i1.28525Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGCopyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Adriana Garcia2018-07-24T14:12:53ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
title DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
spellingShingle DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
Gonçalves, Adriana Garcia
title_short DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
title_full DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
title_fullStr DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
title_full_unstemmed DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
title_sort DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
author Gonçalves, Adriana Garcia
author_facet Gonçalves, Adriana Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Adriana Garcia
description O presente artigo discute acerca da aprendizagem do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva. Os desafios para que o aluno com deficiência física faça parte constitutiva da escola inclusiva requerem providências como, a implementação de recursos e estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do aluno. Assim, os recursos de Tecnologia Assistiva discutidos neste artigo compreendem comunicação alternativa e suplementar; adequação de mobiliário; dispositivos computacionais e recursos pedagógicos adaptados; adequações arquitetônicas para mobilidade do aluno com deficiência física. Tais recursos foram destacados que para o aluno com deficiência física alcance um currículo que deve ser construído e pensado de maneira coletiva na escola inclusiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28525
10.5216/rpp.v12i1.28525
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28525
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v12i1.28525
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329380536320