DEMOCRACIA E AUTONOMIA DA GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FRENTE À CULTURA DA CENTRALIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Ana Paula Teixeira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santana, Marcielen Vieira, Keller, Priscilla Sanguineti, Pereira, Sueli Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15671
Resumo: Este texto trata da cultura da organização escolar frente ao processo da gestão democrática, tendo como campo de pesquisa uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS. O estudo realizou-se por meio de pesquisa documental, tendo no Projeto Político-Pedagógico da Escola e na organização do Conselho Escolar os espaços mais significativos de organização participativa. A análise versa sobre a superação do modelo de administração empresarial que caracteriza a gestão escolar frente ao processo de democratização da gestão. Observou-se que a escola em questão ainda se ressente de uma visão clara sobre gestão descentralizada, visto que anuncia sua proposta em acordo com o proposto na Lei Municipal da Gestão Democrática, mas em uma clara contradição, prevê, ao longo de sua organização, situações que caracterizam uma cultura de organização com base na centralização de poder, especialmente na dependência de decisões que não partem de um coletivo participativo na gestão da escola, indicando que a mesma não ocupa os espaços legais de autonomia.
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