DEMOCRACIA E AUTONOMIA DA GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FRENTE À CULTURA DA CENTRALIZAÇÃO
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15671 |
Resumo: | Este texto trata da cultura da organização escolar frente ao processo da gestão democrática, tendo como campo de pesquisa uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS. O estudo realizou-se por meio de pesquisa documental, tendo no Projeto Político-Pedagógico da Escola e na organização do Conselho Escolar os espaços mais significativos de organização participativa. A análise versa sobre a superação do modelo de administração empresarial que caracteriza a gestão escolar frente ao processo de democratização da gestão. Observou-se que a escola em questão ainda se ressente de uma visão clara sobre gestão descentralizada, visto que anuncia sua proposta em acordo com o proposto na Lei Municipal da Gestão Democrática, mas em uma clara contradição, prevê, ao longo de sua organização, situações que caracterizam uma cultura de organização com base na centralização de poder, especialmente na dependência de decisões que não partem de um coletivo participativo na gestão da escola, indicando que a mesma não ocupa os espaços legais de autonomia. |
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