LIMITES DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENTRAVES NA PERMANÊNCIA E A EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Chaiane de Medeiros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31219
Resumo: O presente estudo busca compreender a forma como as políticas voltadas para ademocratização do acesso à educação superior têm impactado na permanência e evasão dosestudantes na UFG. Nesse sentido, considerando o quadro de expansão das vagas, bem comoos mecanismos de diversificação do acesso que propiciam a inserção de maior contingente dealunos na universidade, o trabalho aborda os desafios da permanência dos estudantes nainstituição, especialmente dos segmentos de baixa renda. Para tanto, foi desenvolvida umapesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, respaldada em pesquisa do tipo bibliográfica, ancorada em autores como Beletati (2011), Borges e Carnielli (2005), Lázaro etal. (2012), Ristoff (2008), Rosa (2013) e outros, bem como em pesquisa empírica, baseada em dados da Andifes (2006), do Fonaprace (2012) e do Inep (2012). Como resultado, entende-se que a questão da permanência ainda é um desafio para os estudantes que ingressam na UFG por meio das políticas de reservas de vagas, quer seja o programa UFGInclui ou a lei de cotas, haja vista que esses alunos, por serem provenientes de estratos sociais economicamente desfavorecidos, ao ingressaram na universidade esbarram-se em barreiras que impedem ou dificultam a conclusão da graduação. Sendo assim, entende-se como necessário levantar a discussão acerca da necessidade de implementação de políticas que subsidiem não somente o ingresso, mas, sobretudo, a permanência desse grupo de alunos na universidade, para que eles tenham reais condições de concluir um curso de nível superior com êxito.
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