ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Chaiane de Medeiros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9958
Resumo: Considerando a ampliação das oportunidades educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG), promovida principalmente pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, instituído em 2007, entende-se como relevante relacionar o fenômeno da expansão com o acesso, retenção e evasão na universidade. Portanto, o objetivo deste artigo é compreender os contornos dessas problemáticas na instituição, no período de 2006 a 2016. Para a realização desta pesquisa, em termos de procedimentos técnicos, foram utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica. Primeiramente, foi feito um levantamento dos dados documentais de caráter estatístico fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UFG sobre os alunos de graduação ingressantes no período investigado. A análise e interpretação desses dados ocorreram com o aporte da pesquisa bibliográfica, baseado em referências teóricas sobre os temas investigados. Como resultado, constatou-se que, a despeito da expansão do número de cursos e vagas, a universidade enfrenta diversos desafios, como: preencher a totalidade de vagas disponibilizadas nos processos seletivos; levar os alunos a concluírem a graduação no período regular, sem ficarem retidos; e minimizar os índices de exclusão, principalmente no primeiro ano do curso.ACCESS, RETENTION AND EVASION:  the contours of exclusion at the Federal University of GoiásAbstract: Considering the expansion of educational opportunities at the Federal University of Goiás, promoted mainly by the Program to Support Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities, instituted in 2007, it is understood as relevant to relate the phenomenon of expansion with access, retention and evasion in the university. Therefore, the objective of this article is to understand the contours of these issues in the institution, from 2006 to 2016. For the carrying out of this research, in terms of technical procedures, the documentary and bibliographical researches were used. Firstly, was made a survey of the statistical data provided by the UFG's Graduate Rector's Office about the undergraduate students entering the investigation period was researched. The analysis and interpretation of these data occurred with the contribution of the bibliographic research, based on theoretical references on the subjects investigated. As a result, it was found that, despite the expansion of the number of courses and vacancies, the university faces several challenges, such as: filling all the vacancies made available in the selection processes; to lead students to complete their undergraduate studies in the regular period, without being retained; and minimize exclusion rates, especially in the first year of the course.Keywords: Higher Education. Access. Retention. Evasion. Federal University of Goiás.ACCESO, RETENCIÓN Y EVASIÓN: los contornos de la exclusión en la Universidad Federal de GoiásResumen: Considerando la ampliación de las oportunidades educativas en la Universidad Federal de Goiás, promovida principalmente por el Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales, instituido en 2007, se entiende como relevante relacionar el fenómeno de la expansión del acceso, retención y evasión en la universidad. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es comprender los contornos de esas problemáticas en la institución, en el período de 2006 a 2016. Para la realización de esta investigación, en términos de procedimientos técnicos, se utilizaron las investigaciones documental y bibliográfica. En primer lugar, se hizo un levantamiento de los datos documentales de carácter estadístico proporcionados por la Pro-Rectoría de Graduación de la UFG sobre los alumnos de graduación ingresantes en el período investigado. El análisis e interpretación de estos datos ocurrió con el aporte de la investigación bibliográfica, basado en referencias teóricas sobre los temas investigados. Como resultado, se constató que, a pesar de la expansión del número de cursos y vacantes, la universidad enfrenta diversos desafíos, como: llenar la totalidad de vacantes disponibles en los procesos selectivos; llevar a los alumnos a concluir la graduación en el período regular, sin quedar retenidos; y minimizar los índices de exclusión, principalmente en el primer año del curso.Palabras clave: Educación Superior. Acceso. Retención. Evasión. Universidad Federal de Goiás.
id UFMA-5_6b3fea1f1b8f85d6b99e303d5d20fb84
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9958
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de GoiásEducação SuperiorAcessoRetençãoEvasãoUniversidade Federal de GoiásConsiderando a ampliação das oportunidades educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG), promovida principalmente pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, instituído em 2007, entende-se como relevante relacionar o fenômeno da expansão com o acesso, retenção e evasão na universidade. Portanto, o objetivo deste artigo é compreender os contornos dessas problemáticas na instituição, no período de 2006 a 2016. Para a realização desta pesquisa, em termos de procedimentos técnicos, foram utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica. Primeiramente, foi feito um levantamento dos dados documentais de caráter estatístico fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UFG sobre os alunos de graduação ingressantes no período investigado. A análise e interpretação desses dados ocorreram com o aporte da pesquisa bibliográfica, baseado em referências teóricas sobre os temas investigados. Como resultado, constatou-se que, a despeito da expansão do número de cursos e vagas, a universidade enfrenta diversos desafios, como: preencher a totalidade de vagas disponibilizadas nos processos seletivos; levar os alunos a concluírem a graduação no período regular, sem ficarem retidos; e minimizar os índices de exclusão, principalmente no primeiro ano do curso.ACCESS, RETENTION AND EVASION:  the contours of exclusion at the Federal University of GoiásAbstract: Considering the expansion of educational opportunities at the Federal University of Goiás, promoted mainly by the Program to Support Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities, instituted in 2007, it is understood as relevant to relate the phenomenon of expansion with access, retention and evasion in the university. Therefore, the objective of this article is to understand the contours of these issues in the institution, from 2006 to 2016. For the carrying out of this research, in terms of technical procedures, the documentary and bibliographical researches were used. Firstly, was made a survey of the statistical data provided by the UFG's Graduate Rector's Office about the undergraduate students entering the investigation period was researched. The analysis and interpretation of these data occurred with the contribution of the bibliographic research, based on theoretical references on the subjects investigated. As a result, it was found that, despite the expansion of the number of courses and vacancies, the university faces several challenges, such as: filling all the vacancies made available in the selection processes; to lead students to complete their undergraduate studies in the regular period, without being retained; and minimize exclusion rates, especially in the first year of the course.Keywords: Higher Education. Access. Retention. Evasion. Federal University of Goiás.ACCESO, RETENCIÓN Y EVASIÓN: los contornos de la exclusión en la Universidad Federal de GoiásResumen: Considerando la ampliación de las oportunidades educativas en la Universidad Federal de Goiás, promovida principalmente por el Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales, instituido en 2007, se entiende como relevante relacionar el fenómeno de la expansión del acceso, retención y evasión en la universidad. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es comprender los contornos de esas problemáticas en la institución, en el período de 2006 a 2016. Para la realización de esta investigación, en términos de procedimientos técnicos, se utilizaron las investigaciones documental y bibliográfica. En primer lugar, se hizo un levantamiento de los datos documentales de carácter estadístico proporcionados por la Pro-Rectoría de Graduación de la UFG sobre los alumnos de graduación ingresantes en el período investigado. El análisis e interpretación de estos datos ocurrió con el aporte de la investigación bibliográfica, basado en referencias teóricas sobre los temas investigados. Como resultado, se constató que, a pesar de la expansión del número de cursos y vacantes, la universidad enfrenta diversos desafíos, como: llenar la totalidad de vacantes disponibles en los procesos selectivos; llevar a los alumnos a concluir la graduación en el período regular, sin quedar retenidos; y minimizar los índices de exclusión, principalmente en el primer año del curso.Palabras clave: Educación Superior. Acceso. Retención. Evasión. Universidad Federal de Goiás.Universidade Federal do Maranhão2018-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/995810.18764/2178-2229.v25n3p185-203Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 185-2032178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9958/5851Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Chaiane de MedeirosRibeiro, Ricardo2018-11-28T15:39:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9958Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:59.718531Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás
title ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás
spellingShingle ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás
Rosa, Chaiane de Medeiros
Educação Superior
Acesso
Retenção
Evasão
Universidade Federal de Goiás
title_short ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás
title_full ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás
title_fullStr ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás
title_full_unstemmed ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás
title_sort ACESSO, RETENÇÃO E EVASÃO: os contornos da exclusão na Universidade Federal de Goiás
author Rosa, Chaiane de Medeiros
author_facet Rosa, Chaiane de Medeiros
Ribeiro, Ricardo
author_role author
author2 Ribeiro, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Chaiane de Medeiros
Ribeiro, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Acesso
Retenção
Evasão
Universidade Federal de Goiás
topic Educação Superior
Acesso
Retenção
Evasão
Universidade Federal de Goiás
description Considerando a ampliação das oportunidades educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG), promovida principalmente pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, instituído em 2007, entende-se como relevante relacionar o fenômeno da expansão com o acesso, retenção e evasão na universidade. Portanto, o objetivo deste artigo é compreender os contornos dessas problemáticas na instituição, no período de 2006 a 2016. Para a realização desta pesquisa, em termos de procedimentos técnicos, foram utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica. Primeiramente, foi feito um levantamento dos dados documentais de caráter estatístico fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UFG sobre os alunos de graduação ingressantes no período investigado. A análise e interpretação desses dados ocorreram com o aporte da pesquisa bibliográfica, baseado em referências teóricas sobre os temas investigados. Como resultado, constatou-se que, a despeito da expansão do número de cursos e vagas, a universidade enfrenta diversos desafios, como: preencher a totalidade de vagas disponibilizadas nos processos seletivos; levar os alunos a concluírem a graduação no período regular, sem ficarem retidos; e minimizar os índices de exclusão, principalmente no primeiro ano do curso.ACCESS, RETENTION AND EVASION:  the contours of exclusion at the Federal University of GoiásAbstract: Considering the expansion of educational opportunities at the Federal University of Goiás, promoted mainly by the Program to Support Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities, instituted in 2007, it is understood as relevant to relate the phenomenon of expansion with access, retention and evasion in the university. Therefore, the objective of this article is to understand the contours of these issues in the institution, from 2006 to 2016. For the carrying out of this research, in terms of technical procedures, the documentary and bibliographical researches were used. Firstly, was made a survey of the statistical data provided by the UFG's Graduate Rector's Office about the undergraduate students entering the investigation period was researched. The analysis and interpretation of these data occurred with the contribution of the bibliographic research, based on theoretical references on the subjects investigated. As a result, it was found that, despite the expansion of the number of courses and vacancies, the university faces several challenges, such as: filling all the vacancies made available in the selection processes; to lead students to complete their undergraduate studies in the regular period, without being retained; and minimize exclusion rates, especially in the first year of the course.Keywords: Higher Education. Access. Retention. Evasion. Federal University of Goiás.ACCESO, RETENCIÓN Y EVASIÓN: los contornos de la exclusión en la Universidad Federal de GoiásResumen: Considerando la ampliación de las oportunidades educativas en la Universidad Federal de Goiás, promovida principalmente por el Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales, instituido en 2007, se entiende como relevante relacionar el fenómeno de la expansión del acceso, retención y evasión en la universidad. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es comprender los contornos de esas problemáticas en la institución, en el período de 2006 a 2016. Para la realización de esta investigación, en términos de procedimientos técnicos, se utilizaron las investigaciones documental y bibliográfica. En primer lugar, se hizo un levantamiento de los datos documentales de carácter estadístico proporcionados por la Pro-Rectoría de Graduación de la UFG sobre los alumnos de graduación ingresantes en el período investigado. El análisis e interpretación de estos datos ocurrió con el aporte de la investigación bibliográfica, basado en referencias teóricas sobre los temas investigados. Como resultado, se constató que, a pesar de la expansión del número de cursos y vacantes, la universidad enfrenta diversos desafíos, como: llenar la totalidad de vacantes disponibles en los procesos selectivos; llevar a los alumnos a concluir la graduación en el período regular, sin quedar retenidos; y minimizar los índices de exclusión, principalmente en el primer año del curso.Palabras clave: Educación Superior. Acceso. Retención. Evasión. Universidad Federal de Goiás.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9958
10.18764/2178-2229.v25n3p185-203
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9958
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n3p185-203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9958/5851
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 185-203
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879620644864