BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526 |
Resumo: | Professores e pesquisadores da área de Letras têm sido unânimes em proclamar o fracasso do ensino de Português nos níveis fundamental e médio, apontando, como razões para o fracasso, a dificuldade dos professores em lidar com a diversidade lingüística dos alunos e o ensino pautado na teorização ao invés do trabalho com o texto. De acordo com estas idéias, estamos defendendo, neste artigo, que a principal razão para este fracasso é a longa distância entre o ensino superior e os outros níveis de ensino. Esta longa distância deve-se ao fato de que alguns professores do ensino superior não são conscientes de que em cursos acadêmicos como Letras eles estão preparando estudantes para serem professores. |
id |
UFG-9_e8bf47d2b56d25b2f017cdd6b5b3a1aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10526 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL Professores e pesquisadores da área de Letras têm sido unânimes em proclamar o fracasso do ensino de Português nos níveis fundamental e médio, apontando, como razões para o fracasso, a dificuldade dos professores em lidar com a diversidade lingüística dos alunos e o ensino pautado na teorização ao invés do trabalho com o texto. De acordo com estas idéias, estamos defendendo, neste artigo, que a principal razão para este fracasso é a longa distância entre o ensino superior e os outros níveis de ensino. Esta longa distância deve-se ao fato de que alguns professores do ensino superior não são conscientes de que em cursos acadêmicos como Letras eles estão preparando estudantes para serem professores.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1052610.5216/rpp.v2i2.10526Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 118-1262178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526/6996Ribeiro, Erislane Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-22T02:37:30ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL |
title |
BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL |
spellingShingle |
BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL Ribeiro, Erislane Rodrigues |
title_short |
BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL |
title_full |
BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL |
title_fullStr |
BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL |
title_sort |
BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL |
author |
Ribeiro, Erislane Rodrigues |
author_facet |
Ribeiro, Erislane Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Erislane Rodrigues |
description |
Professores e pesquisadores da área de Letras têm sido unânimes em proclamar o fracasso do ensino de Português nos níveis fundamental e médio, apontando, como razões para o fracasso, a dificuldade dos professores em lidar com a diversidade lingüística dos alunos e o ensino pautado na teorização ao invés do trabalho com o texto. De acordo com estas idéias, estamos defendendo, neste artigo, que a principal razão para este fracasso é a longa distância entre o ensino superior e os outros níveis de ensino. Esta longa distância deve-se ao fato de que alguns professores do ensino superior não são conscientes de que em cursos acadêmicos como Letras eles estão preparando estudantes para serem professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526 10.5216/rpp.v2i2.10526 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v2i2.10526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526/6996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 118-126 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086328783896576 |