BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Erislane Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526
Resumo: Professores e pesquisadores da área de Letras têm sido unânimes em proclamar o fracasso do ensino de Português nos níveis fundamental e médio, apontando, como razões para o fracasso, a dificuldade dos professores em lidar com a diversidade lingüística dos alunos e o ensino pautado na teorização ao invés do trabalho com o texto. De acordo com estas idéias, estamos defendendo, neste artigo, que a principal razão para este fracasso é a longa distância entre o ensino superior e os outros níveis de ensino. Esta longa distância deve-se ao fato de que alguns professores do ensino superior não são conscientes de que em cursos acadêmicos como Letras eles estão preparando estudantes para serem professores.
id UFG-9_e8bf47d2b56d25b2f017cdd6b5b3a1aa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10526
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL Professores e pesquisadores da área de Letras têm sido unânimes em proclamar o fracasso do ensino de Português nos níveis fundamental e médio, apontando, como razões para o fracasso, a dificuldade dos professores em lidar com a diversidade lingüística dos alunos e o ensino pautado na teorização ao invés do trabalho com o texto. De acordo com estas idéias, estamos defendendo, neste artigo, que a principal razão para este fracasso é a longa distância entre o ensino superior e os outros níveis de ensino. Esta longa distância deve-se ao fato de que alguns professores do ensino superior não são conscientes de que em cursos acadêmicos como Letras eles estão preparando estudantes para serem professores.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1052610.5216/rpp.v2i2.10526Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 118-1262178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526/6996Ribeiro, Erislane Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-22T02:37:30ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL
title BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL
spellingShingle BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL
Ribeiro, Erislane Rodrigues
title_short BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL
title_full BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL
title_fullStr BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL
title_full_unstemmed BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL
title_sort BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL
author Ribeiro, Erislane Rodrigues
author_facet Ribeiro, Erislane Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Erislane Rodrigues
description Professores e pesquisadores da área de Letras têm sido unânimes em proclamar o fracasso do ensino de Português nos níveis fundamental e médio, apontando, como razões para o fracasso, a dificuldade dos professores em lidar com a diversidade lingüística dos alunos e o ensino pautado na teorização ao invés do trabalho com o texto. De acordo com estas idéias, estamos defendendo, neste artigo, que a principal razão para este fracasso é a longa distância entre o ensino superior e os outros níveis de ensino. Esta longa distância deve-se ao fato de que alguns professores do ensino superior não são conscientes de que em cursos acadêmicos como Letras eles estão preparando estudantes para serem professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526
10.5216/rpp.v2i2.10526
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v2i2.10526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526/6996
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 118-126
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328783896576