LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15673 |
Resumo: | A cultura da polarização entre licenciatura e bacharelado nas instituições responsáveis pela formação inicial dos professores é analisada a partir da revisão de literatura pertinente. O trabalho está organizado em torno de reflexões teóricas sobre a temática e busca problematizar os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores. Para os graduandos, o conflito entre ser bacharel ou ser licenciado fica acentuado pela oposição quase intransponível entre ser professor da educação básica e ser pesquisador na universidade — opção quase sempre reservada àqueles que se dedicam aos estudos em nível de bacharelado. Como conclusão, é proposta uma aproximação entre os dois campos de formação que produza a superação de antagonismos e favoreça o comprometimento da universidade com a sociedade no sentido de qualificar bacharéis e licenciados para responderem às demandas urgentes da população brasileira, manifestas na escola e fora dela. |
id |
UFG-9_ef8170b851ca74af67f6a42631dac4d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/15673 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORESA cultura da polarização entre licenciatura e bacharelado nas instituições responsáveis pela formação inicial dos professores é analisada a partir da revisão de literatura pertinente. O trabalho está organizado em torno de reflexões teóricas sobre a temática e busca problematizar os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores. Para os graduandos, o conflito entre ser bacharel ou ser licenciado fica acentuado pela oposição quase intransponível entre ser professor da educação básica e ser pesquisador na universidade — opção quase sempre reservada àqueles que se dedicam aos estudos em nível de bacharelado. Como conclusão, é proposta uma aproximação entre os dois campos de formação que produza a superação de antagonismos e favoreça o comprometimento da universidade com a sociedade no sentido de qualificar bacharéis e licenciados para responderem às demandas urgentes da população brasileira, manifestas na escola e fora dela.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2011-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/ipeghttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1567310.5216/rpp.v9i1.15673Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 109-1232178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15673/9598Soares, Ademilson de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-17T09:20:42ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES |
title |
LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES |
spellingShingle |
LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES Soares, Ademilson de Sousa |
title_short |
LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES |
title_full |
LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES |
title_fullStr |
LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES |
title_sort |
LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES |
author |
Soares, Ademilson de Sousa |
author_facet |
Soares, Ademilson de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ademilson de Sousa |
description |
A cultura da polarização entre licenciatura e bacharelado nas instituições responsáveis pela formação inicial dos professores é analisada a partir da revisão de literatura pertinente. O trabalho está organizado em torno de reflexões teóricas sobre a temática e busca problematizar os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores. Para os graduandos, o conflito entre ser bacharel ou ser licenciado fica acentuado pela oposição quase intransponível entre ser professor da educação básica e ser pesquisador na universidade — opção quase sempre reservada àqueles que se dedicam aos estudos em nível de bacharelado. Como conclusão, é proposta uma aproximação entre os dois campos de formação que produza a superação de antagonismos e favoreça o comprometimento da universidade com a sociedade no sentido de qualificar bacharéis e licenciados para responderem às demandas urgentes da população brasileira, manifestas na escola e fora dela. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15673 10.5216/rpp.v9i1.15673 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15673 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v9i1.15673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15673/9598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/ipeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 109-123 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086328871976960 |