LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ademilson de Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15673
Resumo: A cultura da polarização entre licenciatura e bacharelado nas instituições responsáveis pela formação inicial dos professores é analisada a partir da revisão de literatura pertinente. O trabalho está organizado em torno de reflexões teóricas sobre a temática e busca problematizar os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores. Para os graduandos, o conflito entre ser bacharel ou ser licenciado fica acentuado pela oposição quase intransponível entre ser professor da educação básica e ser pesquisador na universidade — opção quase sempre reservada àqueles que se dedicam aos estudos em nível de bacharelado. Como conclusão, é proposta uma aproximação entre os dois campos de formação que produza a superação de antagonismos e favoreça o comprometimento da universidade com a sociedade no sentido de qualificar bacharéis e licenciados para responderem às demandas urgentes da população brasileira, manifestas na escola e fora dela.
id UFG-9_ef8170b851ca74af67f6a42631dac4d9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/15673
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORESA cultura da polarização entre licenciatura e bacharelado nas instituições responsáveis pela formação inicial dos professores é analisada a partir da revisão de literatura pertinente. O trabalho está organizado em torno de reflexões teóricas sobre a temática e busca problematizar os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores. Para os graduandos, o conflito entre ser bacharel ou ser licenciado fica acentuado pela oposição quase intransponível entre ser professor da educação básica e ser pesquisador na universidade — opção quase sempre reservada àqueles que se dedicam aos estudos em nível de bacharelado. Como conclusão, é proposta uma aproximação entre os dois campos de formação que produza a superação de antagonismos e favoreça o comprometimento da universidade com a sociedade no sentido de qualificar bacharéis e licenciados para responderem às demandas urgentes da população brasileira, manifestas na escola e fora dela.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2011-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/ipeghttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1567310.5216/rpp.v9i1.15673Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 109-1232178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15673/9598Soares, Ademilson de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-17T09:20:42ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
title LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
spellingShingle LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
Soares, Ademilson de Sousa
title_short LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
title_full LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
title_fullStr LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
title_sort LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: A CULTURA DA POLARIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
author Soares, Ademilson de Sousa
author_facet Soares, Ademilson de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ademilson de Sousa
description A cultura da polarização entre licenciatura e bacharelado nas instituições responsáveis pela formação inicial dos professores é analisada a partir da revisão de literatura pertinente. O trabalho está organizado em torno de reflexões teóricas sobre a temática e busca problematizar os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores. Para os graduandos, o conflito entre ser bacharel ou ser licenciado fica acentuado pela oposição quase intransponível entre ser professor da educação básica e ser pesquisador na universidade — opção quase sempre reservada àqueles que se dedicam aos estudos em nível de bacharelado. Como conclusão, é proposta uma aproximação entre os dois campos de formação que produza a superação de antagonismos e favoreça o comprometimento da universidade com a sociedade no sentido de qualificar bacharéis e licenciados para responderem às demandas urgentes da população brasileira, manifestas na escola e fora dela.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15673
10.5216/rpp.v9i1.15673
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15673
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v9i1.15673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15673/9598
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/ipeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 109-123
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328871976960