ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/38094 |
Resumo: | Este texto trata-se de um artigo de revisão bibliográfica acerca do ensino das estratégias de leitura, as quais objetivam a formação de um leitor ativo, capaz de automonitorar seu processo de leitura. Neste trabalho, adota-se uma perspectiva didática, sendo direcionado para professores de todas as áreas de ensino, que estejam comprometidos com a formação de bons leitores, o que pressupõe sujeitos que reconhecem ironias, que produzem inferências e que relacionem a nova informação com o conhecimento prévio. O aporte teórico está pautado especialmente em Solé (1998) e em Serra e Oller (2003). Também, com base em Rissi (2009), são discutidas as estratégias de leitura em textos digitais, ou seja, em hipertextos. Além de acepções teóricas, são desenvolvidas e apresentadas duas transposições didáticas – a partir de uma reportagem e de um artigo de opinião –, para evidenciar como essas estratégias de leitura podem ser aplicadas em textos e desenvolvidas em sala de aula. |
id |
UFG-9_f10464f61c8a3139fb69d98d13d757ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/38094 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?Este texto trata-se de um artigo de revisão bibliográfica acerca do ensino das estratégias de leitura, as quais objetivam a formação de um leitor ativo, capaz de automonitorar seu processo de leitura. Neste trabalho, adota-se uma perspectiva didática, sendo direcionado para professores de todas as áreas de ensino, que estejam comprometidos com a formação de bons leitores, o que pressupõe sujeitos que reconhecem ironias, que produzem inferências e que relacionem a nova informação com o conhecimento prévio. O aporte teórico está pautado especialmente em Solé (1998) e em Serra e Oller (2003). Também, com base em Rissi (2009), são discutidas as estratégias de leitura em textos digitais, ou seja, em hipertextos. Além de acepções teóricas, são desenvolvidas e apresentadas duas transposições didáticas – a partir de uma reportagem e de um artigo de opinião –, para evidenciar como essas estratégias de leitura podem ser aplicadas em textos e desenvolvidas em sala de aula.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3809410.5216/rpp.v15i1.38094Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 1 (2017): Poíesis Pedagógica; 3-262178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/38094/26347Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiesel, AlineForneck, Kári LúciaNeumann Martins, Silvana2018-09-26T11:24:11ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA? |
title |
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA? |
spellingShingle |
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA? Diesel, Aline |
title_short |
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA? |
title_full |
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA? |
title_fullStr |
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA? |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA? |
title_sort |
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA? |
author |
Diesel, Aline |
author_facet |
Diesel, Aline Forneck, Kári Lúcia Neumann Martins, Silvana |
author_role |
author |
author2 |
Forneck, Kári Lúcia Neumann Martins, Silvana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diesel, Aline Forneck, Kári Lúcia Neumann Martins, Silvana |
description |
Este texto trata-se de um artigo de revisão bibliográfica acerca do ensino das estratégias de leitura, as quais objetivam a formação de um leitor ativo, capaz de automonitorar seu processo de leitura. Neste trabalho, adota-se uma perspectiva didática, sendo direcionado para professores de todas as áreas de ensino, que estejam comprometidos com a formação de bons leitores, o que pressupõe sujeitos que reconhecem ironias, que produzem inferências e que relacionem a nova informação com o conhecimento prévio. O aporte teórico está pautado especialmente em Solé (1998) e em Serra e Oller (2003). Também, com base em Rissi (2009), são discutidas as estratégias de leitura em textos digitais, ou seja, em hipertextos. Além de acepções teóricas, são desenvolvidas e apresentadas duas transposições didáticas – a partir de uma reportagem e de um artigo de opinião –, para evidenciar como essas estratégias de leitura podem ser aplicadas em textos e desenvolvidas em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/38094 10.5216/rpp.v15i1.38094 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/38094 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v15i1.38094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/38094/26347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 1 (2017): Poíesis Pedagógica; 3-26 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329777946624 |