ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diesel, Aline
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Forneck, Kári Lúcia, Neumann Martins, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/38094
Resumo: Este texto trata-se de um artigo de revisão bibliográfica acerca do ensino das estratégias de leitura, as quais objetivam a formação de um leitor ativo, capaz de automonitorar seu processo de leitura. Neste trabalho, adota-se uma perspectiva didática, sendo direcionado para professores de todas as áreas de ensino, que estejam comprometidos com a formação de bons leitores, o que pressupõe sujeitos que reconhecem ironias, que produzem inferências e que relacionem a nova informação com o conhecimento prévio. O aporte teórico está pautado especialmente em Solé (1998) e em Serra e Oller (2003). Também, com base em Rissi (2009), são discutidas as estratégias de leitura em textos digitais, ou seja, em hipertextos. Além de acepções teóricas, são desenvolvidas e apresentadas duas transposições didáticas – a partir de uma reportagem e de um artigo de opinião –, para evidenciar como essas estratégias de leitura podem ser aplicadas em textos e desenvolvidas em sala de aula.
id UFG-9_f10464f61c8a3139fb69d98d13d757ef
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/38094
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?Este texto trata-se de um artigo de revisão bibliográfica acerca do ensino das estratégias de leitura, as quais objetivam a formação de um leitor ativo, capaz de automonitorar seu processo de leitura. Neste trabalho, adota-se uma perspectiva didática, sendo direcionado para professores de todas as áreas de ensino, que estejam comprometidos com a formação de bons leitores, o que pressupõe sujeitos que reconhecem ironias, que produzem inferências e que relacionem a nova informação com o conhecimento prévio. O aporte teórico está pautado especialmente em Solé (1998) e em Serra e Oller (2003). Também, com base em Rissi (2009), são discutidas as estratégias de leitura em textos digitais, ou seja, em hipertextos. Além de acepções teóricas, são desenvolvidas e apresentadas duas transposições didáticas – a partir de uma reportagem e de um artigo de opinião –, para evidenciar como essas estratégias de leitura podem ser aplicadas em textos e desenvolvidas em sala de aula.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3809410.5216/rpp.v15i1.38094Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 1 (2017): Poíesis Pedagógica; 3-262178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/38094/26347Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiesel, AlineForneck, Kári LúciaNeumann Martins, Silvana2018-09-26T11:24:11ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?
title ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?
spellingShingle ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?
Diesel, Aline
title_short ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?
title_full ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?
title_fullStr ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?
title_full_unstemmed ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?
title_sort ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA VISÃO DIDÁTICA?
author Diesel, Aline
author_facet Diesel, Aline
Forneck, Kári Lúcia
Neumann Martins, Silvana
author_role author
author2 Forneck, Kári Lúcia
Neumann Martins, Silvana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diesel, Aline
Forneck, Kári Lúcia
Neumann Martins, Silvana
description Este texto trata-se de um artigo de revisão bibliográfica acerca do ensino das estratégias de leitura, as quais objetivam a formação de um leitor ativo, capaz de automonitorar seu processo de leitura. Neste trabalho, adota-se uma perspectiva didática, sendo direcionado para professores de todas as áreas de ensino, que estejam comprometidos com a formação de bons leitores, o que pressupõe sujeitos que reconhecem ironias, que produzem inferências e que relacionem a nova informação com o conhecimento prévio. O aporte teórico está pautado especialmente em Solé (1998) e em Serra e Oller (2003). Também, com base em Rissi (2009), são discutidas as estratégias de leitura em textos digitais, ou seja, em hipertextos. Além de acepções teóricas, são desenvolvidas e apresentadas duas transposições didáticas – a partir de uma reportagem e de um artigo de opinião –, para evidenciar como essas estratégias de leitura podem ser aplicadas em textos e desenvolvidas em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/38094
10.5216/rpp.v15i1.38094
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/38094
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v15i1.38094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/38094/26347
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 15 n. 1 (2017): Poíesis Pedagógica; 3-26
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329777946624