Currículo e alfabetização geográfica no contexto das políticas educacionais neoliberais: leitura de suas interfaces em escolas públicas paulistas e sul-mato-grossenses
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/787 |
Resumo: | Este trabalho objetiva discutir as políticas públicas de currículo e seus reflexos na construção da alfabetização geográfica. Para tanto, a análise direcionou-se para o entretempo em que o desenvolvimento de políticas de currículo foi intensificado no Brasil, sobretudo, a partir do processo de democratização, principiado nos anos 1980, quando a mobilização de educadores tributários da pedagogia crítico-social dos conteúdos encetou reformas curriculares na perspectiva de transformação social e, no decurso da década de 1990, quando a produção curricular ganhou novo discurso balizado por princípios e premissas das conferências e fóruns internacionais sob o jargão “Educação para Todos”, dos quais o Brasil é signatário, como a Conferência de Jomtien (1990), a Conferência de Nova Delhi (1993) e a Declaração de Dakar (2000). Seguindo as determinações desses eventos educacionais, tutelados por organismos internacionais, sendo expoente o Banco Mundial, o país conformou o quadro normativo/documental para a configuração de sua política de Educação, expresso em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Essa política direcionou-se para o processo contraditório de descentralização/centralizadora, espraiando para as esferas subnacionais, como o Estado de São Paulo e o de Mato Grosso do Sul. Assim, no entremeio de faces e de interfaces deste contexto educacional, de cunho neoliberal, analisou-se neste trabalho, a emergência e os efeitos dos currículos prescritivos, em especial o de Geografia, nas práticas educativas em salas de aulas de escolas públicas paulistas e sul-mato-grossenses e seus reflexos na construção da alfabetização geográfica escolar. Por fim, procurou-se desenvolver duas experiências de alfabetização geográfica com alunos do Ensino Fundamental (Ciclo II), a partir da temática “paisagem local”, considerando o espaço de vivência como ponto de partida para a aprendizagem de geograficidades locais articuladas às lógicas próximas e distantes. |
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Para tanto, a análise direcionou-se para o entretempo em que o desenvolvimento de políticas de currículo foi intensificado no Brasil, sobretudo, a partir do processo de democratização, principiado nos anos 1980, quando a mobilização de educadores tributários da pedagogia crítico-social dos conteúdos encetou reformas curriculares na perspectiva de transformação social e, no decurso da década de 1990, quando a produção curricular ganhou novo discurso balizado por princípios e premissas das conferências e fóruns internacionais sob o jargão “Educação para Todos”, dos quais o Brasil é signatário, como a Conferência de Jomtien (1990), a Conferência de Nova Delhi (1993) e a Declaração de Dakar (2000). 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Por fim, procurou-se desenvolver duas experiências de alfabetização geográfica com alunos do Ensino Fundamental (Ciclo II), a partir da temática “paisagem local”, considerando o espaço de vivência como ponto de partida para a aprendizagem de geograficidades locais articuladas às lógicas próximas e distantes.This paper aims to discuss the public curriculum policies and their effects on the construction of geographical literacy. Therefore, the analysis was directed to the meantime in that the development of curriculum policies was intensified in Brazil, especially from the democratization process in the 1980s, when the mobilization of tributary educators of critical pedagogy and social content initiated curricular reforms from the perspective of social transformation, and during the 1990s, when curricular production inserted a new discourse sustained by principles and assumptions of international conferences and forums in the jargon "Education for All", of which Brazil is a signatory such as the Jomtien Conference (1990), the Conference of New Delhi (1993) and the Dakar Declaration (2000). Following the determinations of these educational events, sponsored by international organizations, being an exponent the World Bank, the country has complied the regulatory/document for setting its policy of education, expressed in documents such as the of Guidelines and Bases Law of National Education no. 9394/96 and the National Curriculum Parameters. This policy directed to the contradictory process of decentralization/centralization spreading out to the subnational levels, as the State of São Paulo and Mato Grosso do Sul. So, within the faces and interfaces of this neoliberal educational context examined in this work, the emergence and effects of prescriptive curricula, especially geography, in educational practices of public school classrooms in São Paulo and Mato Grosso do Sul and its effects on the construction of school geographical literacy. Finally, we sought to develop two experiences of geographical literacy with elementary school students (Cycle II) from the theme “local landscape”, considering the living space as a starting point for learning local geographicities articulated to next and distant logic.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-05-08T22:17:47Z No. of bitstreams: 1 CeliaReginadaSilvaZerbato.pdf: 7274634 bytes, checksum: 5c25d30d12ee91f58e4c565a45b32cc2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-08T22:17:47Z (GMT). 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