O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Haroldo José da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15251
Resumo: Resumo: Ao analisar a problemática que envolve o currículo, constata-se o distanciamento entre a teoria apreendida em sala e os saberes da prática profissional, visto que tal aplicabilidade é questionada frente às novas demandas geradas pela sociedade contemporânea, relativas ao perfil profissional desejado O objetivo desta pesquisa é analisar os diferentes conceitos de currículo e propor uma abordagem humanista fenomenológica para se pensar e construir o currículo nos moldes contemporâneos, em um momento em que se discute a transformação do currículo em grade para a matriz articulada A metodologia de pesquisa é qualitativa, de revisão bibliográfica, análise documental e descrição interpretativa das percepções sobre o currículo e a formação profissional Um currículo fenomenologicamente construído pode oferecer uma formação diferenciada, plural e aberta às necessidades de trabalho no futuro campo profissional, este cada vez mais incerto Como resultados desta pesquisa, espera-se contribuir com a ampliação de ideias acerca da necessária proposição de uma base curricular que valorize a formação integral da pessoa, centrado na experiência vivida, o «mundo da vida» de cada estudante-futuro profissional, proporcionando um olhar crítico e reflexivo da sociedade e do meio em que vive
id UEL_b288fb23a514840db6b345d200b881e0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15251
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanistaGeografiaGeografiaCurrículosGeographyStudy and teaching - EnvironmentResumo: Ao analisar a problemática que envolve o currículo, constata-se o distanciamento entre a teoria apreendida em sala e os saberes da prática profissional, visto que tal aplicabilidade é questionada frente às novas demandas geradas pela sociedade contemporânea, relativas ao perfil profissional desejado O objetivo desta pesquisa é analisar os diferentes conceitos de currículo e propor uma abordagem humanista fenomenológica para se pensar e construir o currículo nos moldes contemporâneos, em um momento em que se discute a transformação do currículo em grade para a matriz articulada A metodologia de pesquisa é qualitativa, de revisão bibliográfica, análise documental e descrição interpretativa das percepções sobre o currículo e a formação profissional Um currículo fenomenologicamente construído pode oferecer uma formação diferenciada, plural e aberta às necessidades de trabalho no futuro campo profissional, este cada vez mais incerto Como resultados desta pesquisa, espera-se contribuir com a ampliação de ideias acerca da necessária proposição de uma base curricular que valorize a formação integral da pessoa, centrado na experiência vivida, o «mundo da vida» de cada estudante-futuro profissional, proporcionando um olhar crítico e reflexivo da sociedade e do meio em que viveDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: Analyzing the problem involving curriculum, there has been the gap between theory apprehended in the classroom and knowledge of professional practice, since such applicability is questioned in the face of new demands generated by contemporary society, for the desired professional profile The objective of this research is to analyze the different concepts of curriculum and propose a phenomenological approach to thinking and build the curriculum in contemporary mold, at a time when we are discussing the transformation of the grid curriculum for the articulated matrix The research methodology is qualitative literature review, document analysis and interpretive description of the perceptions of the curriculum and training A phenomenological curriculum built can offer a differentiated education, plural and open to labor needs in the future professional field, this increasingly uncertain As a result of this research is expected to contribute to the expansion of ideas about the necessary proposition of a basic curriculum that values the integral formation of the person, focused on lived experience, the "world of life" of each professional-future student, providing a critical and reflective look of society and the environment they live inMoura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]Rocha, Marcelo AugustoHirata, Carlos AlbertoSilva Junior, Haroldo José da2024-05-01T14:46:29Z2024-05-01T14:46:29Z2017.0002.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15251porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista
title O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista
spellingShingle O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista
Silva Junior, Haroldo José da
Geografia
Geografia
Currículos
Geography
Study and teaching - Environment
title_short O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista
title_full O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista
title_fullStr O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista
title_full_unstemmed O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista
title_sort O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista
author Silva Junior, Haroldo José da
author_facet Silva Junior, Haroldo José da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]
Rocha, Marcelo Augusto
Hirata, Carlos Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Haroldo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Geografia
Currículos
Geography
Study and teaching - Environment
topic Geografia
Geografia
Currículos
Geography
Study and teaching - Environment
description Resumo: Ao analisar a problemática que envolve o currículo, constata-se o distanciamento entre a teoria apreendida em sala e os saberes da prática profissional, visto que tal aplicabilidade é questionada frente às novas demandas geradas pela sociedade contemporânea, relativas ao perfil profissional desejado O objetivo desta pesquisa é analisar os diferentes conceitos de currículo e propor uma abordagem humanista fenomenológica para se pensar e construir o currículo nos moldes contemporâneos, em um momento em que se discute a transformação do currículo em grade para a matriz articulada A metodologia de pesquisa é qualitativa, de revisão bibliográfica, análise documental e descrição interpretativa das percepções sobre o currículo e a formação profissional Um currículo fenomenologicamente construído pode oferecer uma formação diferenciada, plural e aberta às necessidades de trabalho no futuro campo profissional, este cada vez mais incerto Como resultados desta pesquisa, espera-se contribuir com a ampliação de ideias acerca da necessária proposição de uma base curricular que valorize a formação integral da pessoa, centrado na experiência vivida, o «mundo da vida» de cada estudante-futuro profissional, proporcionando um olhar crítico e reflexivo da sociedade e do meio em que vive
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 02.05.2017
2017.00
2024-05-01T14:46:29Z
2024-05-01T14:46:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15251
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823289906823168