O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15251 |
Resumo: | Resumo: Ao analisar a problemática que envolve o currículo, constata-se o distanciamento entre a teoria apreendida em sala e os saberes da prática profissional, visto que tal aplicabilidade é questionada frente às novas demandas geradas pela sociedade contemporânea, relativas ao perfil profissional desejado O objetivo desta pesquisa é analisar os diferentes conceitos de currículo e propor uma abordagem humanista fenomenológica para se pensar e construir o currículo nos moldes contemporâneos, em um momento em que se discute a transformação do currículo em grade para a matriz articulada A metodologia de pesquisa é qualitativa, de revisão bibliográfica, análise documental e descrição interpretativa das percepções sobre o currículo e a formação profissional Um currículo fenomenologicamente construído pode oferecer uma formação diferenciada, plural e aberta às necessidades de trabalho no futuro campo profissional, este cada vez mais incerto Como resultados desta pesquisa, espera-se contribuir com a ampliação de ideias acerca da necessária proposição de uma base curricular que valorize a formação integral da pessoa, centrado na experiência vivida, o «mundo da vida» de cada estudante-futuro profissional, proporcionando um olhar crítico e reflexivo da sociedade e do meio em que vive |
id |
UEL_b288fb23a514840db6b345d200b881e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15251 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanistaGeografiaGeografiaCurrículosGeographyStudy and teaching - EnvironmentResumo: Ao analisar a problemática que envolve o currículo, constata-se o distanciamento entre a teoria apreendida em sala e os saberes da prática profissional, visto que tal aplicabilidade é questionada frente às novas demandas geradas pela sociedade contemporânea, relativas ao perfil profissional desejado O objetivo desta pesquisa é analisar os diferentes conceitos de currículo e propor uma abordagem humanista fenomenológica para se pensar e construir o currículo nos moldes contemporâneos, em um momento em que se discute a transformação do currículo em grade para a matriz articulada A metodologia de pesquisa é qualitativa, de revisão bibliográfica, análise documental e descrição interpretativa das percepções sobre o currículo e a formação profissional Um currículo fenomenologicamente construído pode oferecer uma formação diferenciada, plural e aberta às necessidades de trabalho no futuro campo profissional, este cada vez mais incerto Como resultados desta pesquisa, espera-se contribuir com a ampliação de ideias acerca da necessária proposição de uma base curricular que valorize a formação integral da pessoa, centrado na experiência vivida, o «mundo da vida» de cada estudante-futuro profissional, proporcionando um olhar crítico e reflexivo da sociedade e do meio em que viveDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: Analyzing the problem involving curriculum, there has been the gap between theory apprehended in the classroom and knowledge of professional practice, since such applicability is questioned in the face of new demands generated by contemporary society, for the desired professional profile The objective of this research is to analyze the different concepts of curriculum and propose a phenomenological approach to thinking and build the curriculum in contemporary mold, at a time when we are discussing the transformation of the grid curriculum for the articulated matrix The research methodology is qualitative literature review, document analysis and interpretive description of the perceptions of the curriculum and training A phenomenological curriculum built can offer a differentiated education, plural and open to labor needs in the future professional field, this increasingly uncertain As a result of this research is expected to contribute to the expansion of ideas about the necessary proposition of a basic curriculum that values the integral formation of the person, focused on lived experience, the "world of life" of each professional-future student, providing a critical and reflective look of society and the environment they live inMoura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]Rocha, Marcelo AugustoHirata, Carlos AlbertoSilva Junior, Haroldo José da2024-05-01T14:46:29Z2024-05-01T14:46:29Z2017.0002.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15251porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista |
title |
O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista |
spellingShingle |
O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista Silva Junior, Haroldo José da Geografia Geografia Currículos Geography Study and teaching - Environment |
title_short |
O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista |
title_full |
O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista |
title_fullStr |
O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista |
title_full_unstemmed |
O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista |
title_sort |
O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanista |
author |
Silva Junior, Haroldo José da |
author_facet |
Silva Junior, Haroldo José da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador] Rocha, Marcelo Augusto Hirata, Carlos Alberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Haroldo José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Geografia Currículos Geography Study and teaching - Environment |
topic |
Geografia Geografia Currículos Geography Study and teaching - Environment |
description |
Resumo: Ao analisar a problemática que envolve o currículo, constata-se o distanciamento entre a teoria apreendida em sala e os saberes da prática profissional, visto que tal aplicabilidade é questionada frente às novas demandas geradas pela sociedade contemporânea, relativas ao perfil profissional desejado O objetivo desta pesquisa é analisar os diferentes conceitos de currículo e propor uma abordagem humanista fenomenológica para se pensar e construir o currículo nos moldes contemporâneos, em um momento em que se discute a transformação do currículo em grade para a matriz articulada A metodologia de pesquisa é qualitativa, de revisão bibliográfica, análise documental e descrição interpretativa das percepções sobre o currículo e a formação profissional Um currículo fenomenologicamente construído pode oferecer uma formação diferenciada, plural e aberta às necessidades de trabalho no futuro campo profissional, este cada vez mais incerto Como resultados desta pesquisa, espera-se contribuir com a ampliação de ideias acerca da necessária proposição de uma base curricular que valorize a formação integral da pessoa, centrado na experiência vivida, o «mundo da vida» de cada estudante-futuro profissional, proporcionando um olhar crítico e reflexivo da sociedade e do meio em que vive |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
02.05.2017 2017.00 2024-05-01T14:46:29Z 2024-05-01T14:46:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15251 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Geografia Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823289906823168 |