Implicações da política educacional de alfabetização para a gestão do processo alfabetizador da criança (2012-2019)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4878 |
Resumo: | A presente Tese de Doutoramento em educação tem por tema a gestão do processo alfabetizador da criança e por objeto de pesquisa os programas de governo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) em interlocução ao Programa Mais Alfabetização (PMAlfa). O objetivo geral é analisar, nas ações da Política Educacional de Alfabetização, as implicações à gestão do processo alfabetizador da criança em aspectos político-normativos e pedagógicoadministrativos. O expoente teórico é recorrente em Gramsci, considerando que o papel da educação se impõe e é requisitado como uma totalidade contraditória em relação a si mesmo, considerando os elementos constitutivos de formação humana, enquanto ser social e historicamente constituído. Como metodologia, a abordagem qualitativa de características bibliográfica e documental foi organizada e analisada pelo arcabouço teórico. A pesquisa de campo, mencionando a escolha dos lócus pelos resultados em leitura da Avaliação Nacional de Alfabetização e maiores matrículas, trouxe os muncípios de Aquidauana, Ladário, Coronel Sapucaia, Nova Andradina, Ivinhema e Japorã à pauta. Quanto aos aspectos políticonormativos do Pnaic/PMAlfa, em nível nacional, trata-se da questão da continuidade descontínua, de caráter incrementalista das políticas públicas educacionais; em nível local, das questões democráticas, com eleição de diretores ainda não consubstanciada, pouca participação familiar e, de forma pouco expressiva, a percepção da proposta fragmentada e camuflada do PMAlfa. Quanto ao material, constatou-se que a qualidade atribuída ao Pnaic sofreu desmonte no PMAlfa. Do mesmo modo, no eixo avaliação, constatou-se, pelos relatórios da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que os resultados não são comparáveis, não refletem as implicações do Pnaic na formação, razões pelas quais não podem ser utilizados para comparar avanços ou retrocessos na alfabetização atribuíveis ao Pacto; já no PMAlfa, o eixo avaliação deixou de existir. Em implicações locais, os aspectos pedagógico-administrativos tiveram destaque à ordem pedagógica com questões relacionadas à formação que, embora participassem do curso, não demonstraram a fundamentação teórica à sua prática. Constatam-se ausência de monitoramento e currículos descontextualizados que foram perdendo a qualidade, não por conta do local, mas sim por dilemas políticos nacionais a partir de 2016. Já as questões quanto à omissão de tratar a diversidade jogada às expensas do Pnaic, foi por despreparo das formações locais. De ordem administrativa, o papel do diretor frente à gestão do processo alfabetizador é compreendido de forma gerencialista, além de problemas com lotação docente e discente em salas de alfabetização e ausência de um núcleo de alfabetização que atenda à rede com apontamentos para instituí-lo. Por outro lado, constataram-se gestores com iniciativas próprias à gestão do processo alfabetizador, no qual se insere o município de Nova Andradina. Em Tese, o cenário da Política Educacional de Alfabetização é pautado em contínua descontinuidade e a gestão do processo alfabetizador da criança dos municípios pesquisados, centralizados nos diretores e coordenadores pedagógicos, em grande parte, não percebe a necessidade de processos emancipatórios e políticos da escola, tampouco os processos de rupturas e descontinuidades dos Programas Nacionais às implicações da gestão, muito mais centralizadas aos aspectos pedagógico-administrativos do que político-normativos. |
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Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4878A presente Tese de Doutoramento em educação tem por tema a gestão do processo alfabetizador da criança e por objeto de pesquisa os programas de governo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) em interlocução ao Programa Mais Alfabetização (PMAlfa). O objetivo geral é analisar, nas ações da Política Educacional de Alfabetização, as implicações à gestão do processo alfabetizador da criança em aspectos político-normativos e pedagógicoadministrativos. O expoente teórico é recorrente em Gramsci, considerando que o papel da educação se impõe e é requisitado como uma totalidade contraditória em relação a si mesmo, considerando os elementos constitutivos de formação humana, enquanto ser social e historicamente constituído. Como metodologia, a abordagem qualitativa de características bibliográfica e documental foi organizada e analisada pelo arcabouço teórico. A pesquisa de campo, mencionando a escolha dos lócus pelos resultados em leitura da Avaliação Nacional de Alfabetização e maiores matrículas, trouxe os muncípios de Aquidauana, Ladário, Coronel Sapucaia, Nova Andradina, Ivinhema e Japorã à pauta. Quanto aos aspectos políticonormativos do Pnaic/PMAlfa, em nível nacional, trata-se da questão da continuidade descontínua, de caráter incrementalista das políticas públicas educacionais; em nível local, das questões democráticas, com eleição de diretores ainda não consubstanciada, pouca participação familiar e, de forma pouco expressiva, a percepção da proposta fragmentada e camuflada do PMAlfa. Quanto ao material, constatou-se que a qualidade atribuída ao Pnaic sofreu desmonte no PMAlfa. Do mesmo modo, no eixo avaliação, constatou-se, pelos relatórios da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que os resultados não são comparáveis, não refletem as implicações do Pnaic na formação, razões pelas quais não podem ser utilizados para comparar avanços ou retrocessos na alfabetização atribuíveis ao Pacto; já no PMAlfa, o eixo avaliação deixou de existir. Em implicações locais, os aspectos pedagógico-administrativos tiveram destaque à ordem pedagógica com questões relacionadas à formação que, embora participassem do curso, não demonstraram a fundamentação teórica à sua prática. Constatam-se ausência de monitoramento e currículos descontextualizados que foram perdendo a qualidade, não por conta do local, mas sim por dilemas políticos nacionais a partir de 2016. Já as questões quanto à omissão de tratar a diversidade jogada às expensas do Pnaic, foi por despreparo das formações locais. De ordem administrativa, o papel do diretor frente à gestão do processo alfabetizador é compreendido de forma gerencialista, além de problemas com lotação docente e discente em salas de alfabetização e ausência de um núcleo de alfabetização que atenda à rede com apontamentos para instituí-lo. Por outro lado, constataram-se gestores com iniciativas próprias à gestão do processo alfabetizador, no qual se insere o município de Nova Andradina. Em Tese, o cenário da Política Educacional de Alfabetização é pautado em contínua descontinuidade e a gestão do processo alfabetizador da criança dos municípios pesquisados, centralizados nos diretores e coordenadores pedagógicos, em grande parte, não percebe a necessidade de processos emancipatórios e políticos da escola, tampouco os processos de rupturas e descontinuidades dos Programas Nacionais às implicações da gestão, muito mais centralizadas aos aspectos pedagógico-administrativos do que político-normativos.The present Doctoral Thesis in Education has as its theme the management of the child literacy process and as research object the government programs National Pact for Literacy in the Right Age (Pnaic) in dialogue with the More Literacy Program (PMAlfa). The general objective is to analyze, in the actions of the literacy education policy, the implications for the management of the child's literacy process in political-normative and pedagogical-administrative aspects. The theoretical exponent is recurrent in Gramsci, considering that the role of education imposes itself and is required as a contradictory totality in relation to itself, considering the constitutive elements of human formation, as a social and historically constituted being. As a methodology, the qualitative approach of bibliographic and documental characteristics were organized and analyzed by the theoretical framework. And the field research, mentioning the choice of locus based on the results in reading the National Literacy Assessment and higher enrollment, brought the municipalities of Aquidauana, Ladário, Coronel Sapucaia, Nova Andradina, Ivinhema and Japorã into the agenda. As for the political-normative aspects of the Pnaic/PMAlfa, at the national level, the issue of the discontinuous continuity, of an incremental character of public educational policies; at the local level, democratic issues, with election of directors not yet substantiated, little family participation and, to a lesser extent, the perception of PMAlfa's fragmented and camouflaged proposal. As for the material, it was found that the quality attributed to Pnaic was dismantled in PMAlfa. Similarly, the evaluation axis, it was found in the reports of the National Literacy Assessment (ANA) that the results are not comparable, do not reflect the implications of the Pnaic in training, reasons why they cannot be used to compare advances or setbacks in literacy attributable to the Covenant; in PMAlfa, the evaluation axis no longer exists. In local implications, the pedagogical-administrative aspects were highlighted in the pedagogical order with issues related to training that, although participating in the course, did not demonstrate the theoretical foundation for their practice. There is a lack of monitoring and decontextualized curricula that lost quality, not because of the location but because of national political dilemmas from 2016 onwards. by unpreparedness of local formations. Of an administrative nature, the role of the director in the management of the literacy process is understood in a managerial manner, in addition to problems with teaching and student staffing in literacy rooms, the absence of a literacy center that serves the network with appointments to institute it. . On the other hand, there were managers with their own initiatives to manage the literacy process, in which the municipality of Nova Andradina is inserted. In Thesis, the educational policy scenario for literacy is based on continuous discontinuity and the management of the child literacy process in the researched municipalities, centered on the pedagogical directors and coordinators, largely does not realize the need for emancipatory and political processes in the school, either the processes of ruptures and discontinuities of the National Programs to the implications of the management, much more centralized to the pedagogical-administrative aspects than to the political-normative ones.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-04-29T19:30:26Z No. of bitstreams: 1 SilviaCristianeAlfonsoViédes.pdf: 2874019 bytes, checksum: 5f6ec3f90c167b507706128df52d7913 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-29T19:30:26Z (GMT). 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