O Curso de treinamento de professores leigos: profissionalização e representações da docência em Mato Grosso (1963-1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Rômulo Pinheiro de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1634
Resumo: Esta pesquisa de doutoramento em educação tem como objetivo analisar o processo de profissionalização da docência em Mato Grosso, com base nas análises do Curso de Treinamento dos Professores Leigos e dos depoimentos de educadores que realizaram o referido aperfeiçoamento. O recorte temporal da tese é o período de 1963 a 1971. A escolha do ano de 1963 foi devido a elaboração do Plano Trienal de Educação, que teve influências na educação mato-grossense, com a criação do Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá (CTM-Cuiabá) e, consequentemente, na constituição do Curso de Treinamento de Professores Leigos. Já o ano de 1971 foi selecionado pelo fato da recuperação e do aperfeiçoamento docente, advindos do planejamento educacional, terem se estendido até aquela época no estado. A partir dessa data, a formação de professores estava somente sob a responsabilidade do governo estadual. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi reformulada em 1971, fato que proporcionou uma nova organização do ensino público no Brasil. A questão central estabelecida para essa investigação foi: a constituição do Curso de Treinamento de Professores Leigos significou o fortalecimento da profissionalização da docência em Mato Grosso na década de 1960? Para o desenvolvimento da tese, definimos como referencial teórico-metodológico a Nova História Cultural, ao elencar a noção de representações, elaborada por Roger Chartier (1990; 1991; 2002) e a abordagem a respeito da profissionalização docente, desenvolvida por Antônio Nóvoa (1995). Para a realização da pesquisa foram consultadas as produções em história da educação relativas ao tema, assim como documentos (relatórios, mensagens governamentais, regulamentos educacionais, materiais escolares, como os livros utilizados no referido curso e os jornais da época), localizados no Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), na cidade de Brasília (DF) e no Arquivo Público de Mato Grosso, na cidade de Cuiabá (MT), e nas livrarias especializadas em livros usados, acrescidos dos depoimentos dos professores leigos que atuaram no magistério nos anos 60. As análises indicam que a representação estatal compreendia os docentes leigos como incapacitados para o magistério primário, mas que a partir da realização do Curso de Treinamento estes adquiririam a condição de professores habilitados profissionalmente. As representações estabelecidas pelos docentes sobre a profissionalização efetuada em Mato Grosso, nos anos 1960, a partir da realização do Curso de Treinamento de Professores Leigos e as análises das fontes revelam o surgimento de uma exigência maior quanto ao nível de formação para o ingresso e permanência no exercício da atividade, bem como o aumento do número de professores qualificados para atuar no magistério, porém, não conseguiu avançar em alguns aspectos relativos a profissão professor. Isso aconteceu porque a formação pedagógica oferecida no CTM-Cuiabá não foi suficiente para aperfeiçoar um conjunto significativo de docentes leigos, assim como não se vinculou a aquisição de saberes e técnicas de ensino ao reconhecimento de uma remuneração mais digna aos professores. Espera-se, assim, ter contribuído para ampliar as investigações sobre a história da formação e da profissão no Brasil, e mais especificamente em Mato Grosso, principalmente, no que diz respeito às pesquisas sobre a história da formação e do trabalho docente no meio rural, área que ainda carece de estudos na historiografia educacional brasileira.
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Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1634Esta pesquisa de doutoramento em educação tem como objetivo analisar o processo de profissionalização da docência em Mato Grosso, com base nas análises do Curso de Treinamento dos Professores Leigos e dos depoimentos de educadores que realizaram o referido aperfeiçoamento. O recorte temporal da tese é o período de 1963 a 1971. A escolha do ano de 1963 foi devido a elaboração do Plano Trienal de Educação, que teve influências na educação mato-grossense, com a criação do Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá (CTM-Cuiabá) e, consequentemente, na constituição do Curso de Treinamento de Professores Leigos. Já o ano de 1971 foi selecionado pelo fato da recuperação e do aperfeiçoamento docente, advindos do planejamento educacional, terem se estendido até aquela época no estado. A partir dessa data, a formação de professores estava somente sob a responsabilidade do governo estadual. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi reformulada em 1971, fato que proporcionou uma nova organização do ensino público no Brasil. A questão central estabelecida para essa investigação foi: a constituição do Curso de Treinamento de Professores Leigos significou o fortalecimento da profissionalização da docência em Mato Grosso na década de 1960? Para o desenvolvimento da tese, definimos como referencial teórico-metodológico a Nova História Cultural, ao elencar a noção de representações, elaborada por Roger Chartier (1990; 1991; 2002) e a abordagem a respeito da profissionalização docente, desenvolvida por Antônio Nóvoa (1995). Para a realização da pesquisa foram consultadas as produções em história da educação relativas ao tema, assim como documentos (relatórios, mensagens governamentais, regulamentos educacionais, materiais escolares, como os livros utilizados no referido curso e os jornais da época), localizados no Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), na cidade de Brasília (DF) e no Arquivo Público de Mato Grosso, na cidade de Cuiabá (MT), e nas livrarias especializadas em livros usados, acrescidos dos depoimentos dos professores leigos que atuaram no magistério nos anos 60. As análises indicam que a representação estatal compreendia os docentes leigos como incapacitados para o magistério primário, mas que a partir da realização do Curso de Treinamento estes adquiririam a condição de professores habilitados profissionalmente. As representações estabelecidas pelos docentes sobre a profissionalização efetuada em Mato Grosso, nos anos 1960, a partir da realização do Curso de Treinamento de Professores Leigos e as análises das fontes revelam o surgimento de uma exigência maior quanto ao nível de formação para o ingresso e permanência no exercício da atividade, bem como o aumento do número de professores qualificados para atuar no magistério, porém, não conseguiu avançar em alguns aspectos relativos a profissão professor. Isso aconteceu porque a formação pedagógica oferecida no CTM-Cuiabá não foi suficiente para aperfeiçoar um conjunto significativo de docentes leigos, assim como não se vinculou a aquisição de saberes e técnicas de ensino ao reconhecimento de uma remuneração mais digna aos professores. Espera-se, assim, ter contribuído para ampliar as investigações sobre a história da formação e da profissão no Brasil, e mais especificamente em Mato Grosso, principalmente, no que diz respeito às pesquisas sobre a história da formação e do trabalho docente no meio rural, área que ainda carece de estudos na historiografia educacional brasileira.This doctoral research in education aims to analyze the process of professionalization of teaching in Mato Grosso, based on the analysis of the Training Course of Lay Teachers and the testimonies of educators who performed the said improvement. The timeframe of the thesis is the period from 1963 to 1971. The choice of the year 1963 was due to the elaboration of the Triennial Education Plan, which had influence on Mato Grosso education, with the creation of the Cuiabá Magisterium Training Center (CTM-Cuiabá) and, consequently, in the constitution of the Lay Teacher Training Course. Already the year 1971 was selected because the recovery and improvement of teaching, resulting from educational planning, have extended until that time in the state. From that date, teacher training was only under the responsibility of the state government. In addition, the National Education Guidelines and Bases Law was reformulated in 1971, a fact that provided a new organization of public education in Brazil. The central question established for this investigation was: did the constitution of the Lay Teacher Training Course mean the strengthening of the professionalization of teaching in Mato Grosso in the 1960s? For the development of the thesis, we defined as the theoretical-methodological framework the New Cultural History, by listing the notion of representations, elaborated by Roger Chartier (1990; 1991; 2002) and the approach about teacher professionalization, developed by Antônio Nóvoa (1995). For the research were consulted the productions in history of education related to the theme, as well as documents (reports, government messages, educational regulations, school materials, such as the books used in that course and the newspapers of the time), located in the Historical Archives. National Institute for Educational Studies and Research (INEP), in the city of Brasilia (DF) and the Public Archive of Mato Grosso, in the city of Cuiabá (MT), and in bookstores specialized in used books, plus the testimonies of lay teachers who They worked in the teaching profession in the 60's. The analyzes indicate that the state representation understood the lay teachers as incapable for primary teaching, but that from the completion of the Training Course they would acquire the condition of professionally qualified teachers. The representations established by the teachers about the professionalization made in Mato Grosso, in the 1960s, after the Lay Teacher Training Course and the analysis of the sources reveal the emergence of a higher demand regarding the level of training for admission and permanence. In the exercise of the activity, as well as the increase in the number of teachers qualified to work in the teaching profession, however, failed to advance in some aspects related to the teaching profession. This was because the pedagogical training offered at CTMCuiabá was not sufficient to perfect a significant set of lay teachers, nor was the acquisition of teaching knowledge and techniques linked to the recognition of a more decent remuneration for teachers. It is hoped, thus, to have contributed to broaden the investigations on the history of the formation and the profession in Brazil, and more specifically in Mato Grosso, mainly, as regards the researches on the history of the formation and the teaching work in the rural environment, an area that still lacks studies in Brazilian educational historiography.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-06T18:23:47Z No. of bitstreams: 1 RomuloPinheirodeAmorim.pdf: 4259448 bytes, checksum: 0d000de7040f6fbf122cdfc00f692d21 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-06T18:23:47Z (GMT). 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