O Processo de Bolonha e a universidade brasileira: aproximações a partir da análise de documentos referenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siebiger, Ralf Hermes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/652
Resumo: A presente investigação teve por objetivo identificar similitudes entre a recente reforma da educação superior europeia denominada de processo de Bolonha, e as recentes medidas de reestruturação da educação superior brasileiras, a partir da análise de documentos referenciais produzidos em ambos os contextos. A abordagem teórico-metodológica utilizada baseou-se no Ciclo de Políticas, em que foram observados, especificamente, os contextos de influência e de produção de texto. Por se tratar de uma investigação de cunho documental, o procedimento metodológico escolhido e utilizado foi a Análise de Conteúdo. O corpus documental estabelecido, no caso do processo de Bolonha, se refere às declarações e comunicados oficiais emitidos por ocasião das conferências de ministros da educação dos países signatários da reforma, publicados no período de 1998 a 2010. E, com relação ao Brasil, diz respeito aos estudos, planos e minutas, bem como a legislação sancionada, publicados no período de 2001 a 2010, que perfazem as recentes medidas subjacentes à educação superior nacionais, além dos comunicados das conferências regional e mundial de educação superior realizadas pela Unesco em 2008 e 2009, respectivamente. Por ser um corpus constituído de documentos de naturezas diferentes, foram definidas categorias de análise que possibilitaram o estabelecimento de uma matriz de comparação para a identificação de aproximações entre os dois contextos. Quanto à estrutura do trabalho, a introdução apresenta os aspectos teóricometodológicos que fundamentam a pesquisa. O capítulo I descreve o contexto de surgimento do processo de Bolonha, incluindo os antecedentes que deram sustentação a esse movimento de reforma, e trata o conteúdo das declarações e comunicados oficiais a partir de categorias de análise. O capítulo II apresenta as principais instâncias, entidades e documentos referenciais brasileiros, também tratando seu conteúdo em termos de categorias de análise. Por sua vez, o capítulo III apresenta as aproximações identificadas entre ambos os contextos. Nesse sentido, a partir das categorias estabelecidas, foram identificados pontos de alinhamento, tanto em termos ideológicos como estruturais, que compreendem aspectos como flexibilização curricular, formação de recursos humanos para o mercado de trabalho, heteronomia (ou relativização da autonomia) universitária, mobilidade, financiamento, entre outros. Além desses pontos, foram mencionadas as principais iniciativas, desencadeadas a partir do processo de Bolonha, de sintonia e de disseminação do movimento de reforma europeu no continente latino-americano, a exemplo dos projetos ALFA/Tuning – América Latina e Babel, o que reforça a hipótese de o Espaço Europeu de Educação Superior querer tornar-se um modelo universal, especialmente no que tange ao seu imperativo de ser um espaço concorrente com demais polos de educação superior consolidados, tais como EUA, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Um olhar mais transversal dessas aproximações evidenciou, contudo, a tentativa de retomada da Europa como modelo educacional de nível superior (e de civilização) para o mundo, a tendência à manutenção do papel mínimo do Estado e, por fim, a relativização da educação superior como direito, o que se estabelece a partir de uma retórica que elege a necessidade de se enfrentar os desafios da contemporaneidade o seu principal argumento – uma retórica que ao mesmo tempo é rica em conotações e, muitas vezes, vaga de sentidos, espelhando as próprias discrepâncias e contradições que parecem caracterizar ambos os movimentos de reforma/reestruturação abordados.
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spelling Lima, Paulo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496http://lattes.cnpq.br/6550852546566920Siebiger, Ralf Hermes2019-04-18T14:48:57Z2019-04-18T14:48:57Z2013-03-25SIEBIGER, Ralf Hermes. O Processo de Bolonha e a universidade brasileira: aproximações a partir da análise de documentos referenciais. 2013. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/652A presente investigação teve por objetivo identificar similitudes entre a recente reforma da educação superior europeia denominada de processo de Bolonha, e as recentes medidas de reestruturação da educação superior brasileiras, a partir da análise de documentos referenciais produzidos em ambos os contextos. A abordagem teórico-metodológica utilizada baseou-se no Ciclo de Políticas, em que foram observados, especificamente, os contextos de influência e de produção de texto. Por se tratar de uma investigação de cunho documental, o procedimento metodológico escolhido e utilizado foi a Análise de Conteúdo. O corpus documental estabelecido, no caso do processo de Bolonha, se refere às declarações e comunicados oficiais emitidos por ocasião das conferências de ministros da educação dos países signatários da reforma, publicados no período de 1998 a 2010. E, com relação ao Brasil, diz respeito aos estudos, planos e minutas, bem como a legislação sancionada, publicados no período de 2001 a 2010, que perfazem as recentes medidas subjacentes à educação superior nacionais, além dos comunicados das conferências regional e mundial de educação superior realizadas pela Unesco em 2008 e 2009, respectivamente. Por ser um corpus constituído de documentos de naturezas diferentes, foram definidas categorias de análise que possibilitaram o estabelecimento de uma matriz de comparação para a identificação de aproximações entre os dois contextos. Quanto à estrutura do trabalho, a introdução apresenta os aspectos teóricometodológicos que fundamentam a pesquisa. O capítulo I descreve o contexto de surgimento do processo de Bolonha, incluindo os antecedentes que deram sustentação a esse movimento de reforma, e trata o conteúdo das declarações e comunicados oficiais a partir de categorias de análise. O capítulo II apresenta as principais instâncias, entidades e documentos referenciais brasileiros, também tratando seu conteúdo em termos de categorias de análise. Por sua vez, o capítulo III apresenta as aproximações identificadas entre ambos os contextos. Nesse sentido, a partir das categorias estabelecidas, foram identificados pontos de alinhamento, tanto em termos ideológicos como estruturais, que compreendem aspectos como flexibilização curricular, formação de recursos humanos para o mercado de trabalho, heteronomia (ou relativização da autonomia) universitária, mobilidade, financiamento, entre outros. Além desses pontos, foram mencionadas as principais iniciativas, desencadeadas a partir do processo de Bolonha, de sintonia e de disseminação do movimento de reforma europeu no continente latino-americano, a exemplo dos projetos ALFA/Tuning – América Latina e Babel, o que reforça a hipótese de o Espaço Europeu de Educação Superior querer tornar-se um modelo universal, especialmente no que tange ao seu imperativo de ser um espaço concorrente com demais polos de educação superior consolidados, tais como EUA, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Um olhar mais transversal dessas aproximações evidenciou, contudo, a tentativa de retomada da Europa como modelo educacional de nível superior (e de civilização) para o mundo, a tendência à manutenção do papel mínimo do Estado e, por fim, a relativização da educação superior como direito, o que se estabelece a partir de uma retórica que elege a necessidade de se enfrentar os desafios da contemporaneidade o seu principal argumento – uma retórica que ao mesmo tempo é rica em conotações e, muitas vezes, vaga de sentidos, espelhando as próprias discrepâncias e contradições que parecem caracterizar ambos os movimentos de reforma/reestruturação abordados.This research aimed to identify similarities between the recent reform of European higher education called the Bologna process, and recent restructuring measures Brazilian higher education, based on the analysis of reference documents produced in both contexts. The theoretical and methodological approach used was based on the Policy Cycle, in which they were observed, specifically, the contexts of influence and text production. Because it is an investigation of documentary stamp, the methodological procedure was chosen and used content analysis. The documentary corpus established in the case of the Bologna process, refers to declarations and communiqués issued at the conference of ministers of education of the signatory countries of the reform, published from 1998 to 2010. And with regard to Brazil, with respect to the studies, plans and drafts, as well as legislation enacted, published from 2001 to 2010, totaling recent measures underlying the national higher education, in addition to the reported regional and global conferences higher education held by Unesco in 2008 and 2009, respectively. Being a corpus of documents of different natures, have been defined categories of analysis that enabled the establishment of a comparison matrix for identification of similarities between the two contexts. The scheme of work, the introduction presents the theoretical and methodological aspects that underlie the research. Chapter I describes the context of the emergence of the Bologna process, including the background that gave support to this reform movement, and treats the contents of the declarations and communiqués from categories of analysis. Chapter II presents the main instances, entities and reference documents Brazilians also treating its content in terms of categories of analysis. In turn, Chapter III presents the approaches identified between both contexts. In this sense, from the established categories were identified alignment points, both ideological and structural, which include aspects such as curricular flexibility, human resource training for the labor market, heteronomy (or relativization of autonomy) university, mobility, financing, among others. Beyond these points were mentioned key initiatives, triggered by the Bologna process, tuning and dissemination of European reform movement in Latin America, like the projects ALFA / Tuning - Latin America and Babel, which reinforces the hypothesis of the European Higher Education will become a universal model, especially in regard to its requirement of being a space competitor with other poles consolidated higher education, such as USA, Australia, New Zealand and Japan currently China. A closer look showed cross these approaches, however, the attempted recovery of Europe as a model of higher education (and civilization) to the world, the tendency to maintain the minimal role of the state and, finally, the relativization of higher education as a right, which is down from a rhetoric that elects the need to meet the challenges of contemporary his main argument - a rhetoric that is both rich in connotations and often vague meanings, reflecting the very discrepancies and contradictions that seem to characterize both movements for reform / restructuring addressed.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-18T14:48:57Z No. of bitstreams: 1 RalfHermesSiebiger.pdf: 1904614 bytes, checksum: 5e5f8a6757cda62af0f3b72aa8733da6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-18T14:48:57Z (GMT). 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