Corredor bioceânico: antecedentes históricos e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Ana da Cunha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5671
Resumo: Neste trabalho apresentaremos os antecedentes históricos da integração da infraestrutura sul americana, focando nos esforços da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) bem como no seu princípio de orientação que era o regionalismo aberto proposto pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). Posteriormente apresentaremos o Corredor Bioceânico que surgiu em 2015, seus objetivos e as perspectivas em relação a ele, e os possíveis impactos que esse projeto poderá ocasionar. O Corredor Rodoviário Bioceânico é um projeto de integração física, institucionalizado na Iniciativa para a Integração de Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), que conectará Porto Murtinho-MS com os portos do norte do Chile, próximos ao trópico de Capricórnio. A IIRSA foi criada em 2000 durante a Primeira Reunião de Presidentes da América do Sul, sob a iniciativa do governo brasileiro na época, com o objetivo de discutir a integração de infraestrutura na região. A coordenação integrada de projetos da IIRSA teve como princípio orientador o Regionalismo Aberto, modelo proposto pela CEPAL, na década de 90 do século passado. De acordo com a CEPAL, este seria um processo no qual a interdependência regional se tornaria crescente, a partir de acordos e políticas integracionistas, juntamente com desregulações e liberalizações - capazes de promover a competitividade dos países. Em 2010 a IIRSA foi incorporada ao Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN) da União de Nações Sul-americanas (Unasul), de modo que as discussões sobre a infraestrutura passaram a envolver diretamente a participação dos governos, e tratar que os projetos seguissem uma orientação políticoestratégica.
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Posteriormente apresentaremos o Corredor Bioceânico que surgiu em 2015, seus objetivos e as perspectivas em relação a ele, e os possíveis impactos que esse projeto poderá ocasionar. O Corredor Rodoviário Bioceânico é um projeto de integração física, institucionalizado na Iniciativa para a Integração de Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), que conectará Porto Murtinho-MS com os portos do norte do Chile, próximos ao trópico de Capricórnio. A IIRSA foi criada em 2000 durante a Primeira Reunião de Presidentes da América do Sul, sob a iniciativa do governo brasileiro na época, com o objetivo de discutir a integração de infraestrutura na região. A coordenação integrada de projetos da IIRSA teve como princípio orientador o Regionalismo Aberto, modelo proposto pela CEPAL, na década de 90 do século passado. De acordo com a CEPAL, este seria um processo no qual a interdependência regional se tornaria crescente, a partir de acordos e políticas integracionistas, juntamente com desregulações e liberalizações - capazes de promover a competitividade dos países. Em 2010 a IIRSA foi incorporada ao Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN) da União de Nações Sul-americanas (Unasul), de modo que as discussões sobre a infraestrutura passaram a envolver diretamente a participação dos governos, e tratar que os projetos seguissem uma orientação políticoestratégica.In this work, we will present the historical antecedents of the integration of the South American infrastructure, focusing on the efforts of the Initiative for the Integration of Regional Infrastructure in South America (IIRSA) as well as on its guiding principle, which was the open regionalism proposed by the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC). Later we will present the Bioceânico Corridor that emerged in 2015, its objectives and perspectives in relation to it, and the possible impacts that this project may cause. The Bioceânico Road Corridor is a physical integration project, institutionalized in the IIRSA, which will connect Porto Murtinho-MS with the ports of northern Chile, close to the Tropic of Capricorn. IIRSA was created in 2000 during the First Meeting of Presidents of South America, under the initiative of the Brazilian government at the time, with the objective of discussing the integration of infrastructure in the region. The guiding principle of the integrated coordination of IIRSA projects was Open Regionalism, a model proposed by ECLAC in the 1990s. According to ECLAC, this would be a process in which regional interdependence would grow, based on integrationist agreements and policies, together with deregulation and liberalization - capable of promoting the competitiveness of countries. In 2010, IIRSA was incorporated into the South American Infrastructure and Planning Council (COSIPLAN) of the Union of South American Nations (Unasur), so that discussions on infrastructure began to directly involve the participation of governments, and to ensure that the projects followed a political-strategic orientation.En este trabajo presentaremos los antecedentes históricos de la integración de la infraestructura sudamericana, enfocándonos en los esfuerzos de la Iniciativa para la Integración de la Infraestructura Regional Sudamericana (IIRSA) así como en su principio rector que fue el regionalismo abierto. propuesto por la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). Posteriormente presentaremos el Corredor Bioceánico que surgió en 2015, sus objetivos y perspectivas en relación a él, y los posibles impactos que este proyecto puede causar. El Corredor Vial Bioceánico es un proyecto de integración física, institucionalizado en la Iniciativa para la Integración de la Infraestructura Regional de América del Sur (IIRSA), que conectará Porto Murtinho-MS con los puertos del norte de Chile, cerca del Trópico de Capricornio. IIRSA fue creada en el año 2000 durante la Primera Reunión de Presidentes de América del Sur, por iniciativa del entonces gobierno brasileño, con el objetivo de discutir la integración de la infraestructura en la región. El principio rector de la coordinación integrada de los proyectos IIRSA fue el Regionalismo Abierto, modelo propuesto por la CEPAL en la década de 1990. Según la CEPAL, este sería un proceso en el que crecería la interdependencia regional, a partir de acuerdos y políticas integracionistas, junto con la desregulación y la liberalización, capaces de promover la competitividad de los países. En 2010, IIRSA se incorporó al Consejo Suramericano de Infraestructura y Planificación (COSIPLAN) de la Unión de Naciones Suramericanas (UNASUR), por lo que las discusiones sobre infraestructura comenzaron a involucrar directamente a los gobiernos y asegurar que los proyectos siguieran una orientación político-estratégica. Palabras clave: corredor bioceánico, CEPAL, IIRSA, impacto.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-09-01T22:01:40Z No. of bitstreams: 1 AnaDaCunhaSanches.pdf: 2064715 bytes, checksum: 66c857190b55f0040918efe4269c3a9b (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-01T22:01:40Z (GMT). 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