Estudo de mobilidade urbana de um trecho da avenida Weimar Gonçalves Torres de Dourados-MS, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Gabriel Assunção
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5647
Resumo: A realização de um estudo sobre a mobilidade urbana na avenida Weimar Gonçalves Torres se tornou necessária por conta do gradativo número de veículos que utilizam a avenida, ocasionando um fluxo elevado atrelado a ausência de um sistema viário eficiente. Neste contexto, o trabalho se apresenta de forma a analisar um trecho específico da avenida Weimar Gonçalves Torres, que compreende os cruzamentos com a rua Camilo Ermelindo da Silva, rua Hayel Bon Faker, rua Dr. Nelson de Araújo, rua João Cândido da Câmara, avenida Presidente Vargas, rua João Rosa Góes e a rua Firmino Vieira de Matos, a fim de identificar os principais problemas relacionados a mobilidade urbana através de uma pesquisa in loco e também da aplicação de um questionário online. Os resultados evidenciam que há uma discrepância entre a disposição física da via com as normas e recomendações tanto do DNIT quanto do próprio projeto urbanístico do município, assim como problemas com a sinalização horizontal e vertical. Já no questionário, os maiores problemas citados na avenida são as dimensões das pistas e o trânsito e congestionamento. Para isso, sugeriu-se a modificação do sentido da via, transformando-a numa via de sentido único, uma vez que a partir de tal medida se tornaria possível implementar uma pista focada para o transporte público, bem como uma ciclovia, melhorando a qualidade de locomoção de todos que usam a avenida. Contudo, recomenda-se que sejam realizados estudos completos e mais detalhados relativos à mobilidade urbana nessa via, a fim de buscar a melhor solução.
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Neste contexto, o trabalho se apresenta de forma a analisar um trecho específico da avenida Weimar Gonçalves Torres, que compreende os cruzamentos com a rua Camilo Ermelindo da Silva, rua Hayel Bon Faker, rua Dr. Nelson de Araújo, rua João Cândido da Câmara, avenida Presidente Vargas, rua João Rosa Góes e a rua Firmino Vieira de Matos, a fim de identificar os principais problemas relacionados a mobilidade urbana através de uma pesquisa in loco e também da aplicação de um questionário online. Os resultados evidenciam que há uma discrepância entre a disposição física da via com as normas e recomendações tanto do DNIT quanto do próprio projeto urbanístico do município, assim como problemas com a sinalização horizontal e vertical. Já no questionário, os maiores problemas citados na avenida são as dimensões das pistas e o trânsito e congestionamento. Para isso, sugeriu-se a modificação do sentido da via, transformando-a numa via de sentido único, uma vez que a partir de tal medida se tornaria possível implementar uma pista focada para o transporte público, bem como uma ciclovia, melhorando a qualidade de locomoção de todos que usam a avenida. Contudo, recomenda-se que sejam realizados estudos completos e mais detalhados relativos à mobilidade urbana nessa via, a fim de buscar a melhor solução.Conducting a study on urban mobility on the Weimar Gonçalves Torres avenue became necessary because for the gradual number of vehicles using the avenue, causing a high flow problem linked to the absence of an efficient road system. In this sense, the work presents itself in order to analyze a specific section of Weimar Gonçalves Torres avenue, which comprises the intersections with Camilo Ermelindo da Silva street, Hayel Bon Faker street, Dr. Nelson de Araújo street, João Cândido da Câmara street, Presidente Vargas avenue, João Rosa Góes street and Firmino Vieria de Matos street, in order to identify the main problems related to urban mobility through an on-site survey and also the application of an online questionnaire. The results show that there is a discrepancy between the physical structure of the road with the norms and recommendations of both the DNIT and the urban planning project of the municipality, as well as problems with horizontal and vertical signage. In the questionnaire, the biggest problems of the avenue are the dimensions of the lanes and the traffic and congestion. For this, it was suggested to change the direction of the road, transforming it into a one-way road, since from such a measure it would become possible to implement a focused lane for public transport, as well as a bike lane, improving the quality of locomotion of all who use it. However, it is recommended that complete and more detailed studies are carried out regarding urban mobility on this road, in order to seek the best solution.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-08-01T16:15:05Z No. of bitstreams: 1 GabrielAssunçãoRabelo.pdf: 1681246 bytes, checksum: f551ccd94483f01c910f19f58ad5f419 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-01T16:15:05Z (GMT). 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