Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maíta Morgenrotti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4603
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar os métodos de marketing digital e identificar oportunidades para impulsionar o crescimento da marca Luna Joias que está inserida na rede social Instagram, baseando-se nas etapas presentes nos 8Ps do Marketing Digital. Visto que o marketing digital ganha cada vez mais importância no cenário social atual, esse estudo se justifica pelo fato de ser um assunto relevante, já que a internet é a tendência de mercado com maiores oportunidades para novos empreendedores, e que influencia as empresas a estarem imersas no mundo digital. Deste modo, o estudo em tela busca proporcionar informações úteis para quem está entrando no cenário dos comércios digitais, e também auxiliar a proprietária de um pequeno negócio, sobre a importância da correta utilização das ferramentas de marketing digital. Ainda, é importante trabalhar com este conteúdo na Administração, pois é uma área de trabalho em grande expansão. Para levantamento de dados, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada, desenvolvida com base nos 8 Ps do Marketing Digital, e aplicada de forma online com a proprietária da marca, através do aplicativo Whatsapp, visando obter informações sobre a gestão da marca no ambiente digital, a fim de identificar os 8 Ps do marketing digital a serem seguidos. Deste modo, foi possível identificar a ausência total da utilização dos 8 Ps no objeto de estudo, e também a falta de conhecimento por parte da proprietária sobre as ferramentas de marketing digital para o gerenciamento da marca na rede social em que se encontra.
id UFGD-2_6a594abd38a2b90062e945afb3d0e32c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4603
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Gomes, Narciso Bastoshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Lopes, Antônio Carlos Vaz0000-0002-3209-3331http://lattes.cnpq.br/6678706191564914http://lattes.cnpq.br/8915327895275573Santos, Maíta Morgenrotti2021-08-30T20:18:28Z2021-08-30T20:18:28Z2021-06-01SANTOS, Maíta Morgenrotti. Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4603Este estudo tem como objetivo analisar os métodos de marketing digital e identificar oportunidades para impulsionar o crescimento da marca Luna Joias que está inserida na rede social Instagram, baseando-se nas etapas presentes nos 8Ps do Marketing Digital. Visto que o marketing digital ganha cada vez mais importância no cenário social atual, esse estudo se justifica pelo fato de ser um assunto relevante, já que a internet é a tendência de mercado com maiores oportunidades para novos empreendedores, e que influencia as empresas a estarem imersas no mundo digital. Deste modo, o estudo em tela busca proporcionar informações úteis para quem está entrando no cenário dos comércios digitais, e também auxiliar a proprietária de um pequeno negócio, sobre a importância da correta utilização das ferramentas de marketing digital. Ainda, é importante trabalhar com este conteúdo na Administração, pois é uma área de trabalho em grande expansão. Para levantamento de dados, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada, desenvolvida com base nos 8 Ps do Marketing Digital, e aplicada de forma online com a proprietária da marca, através do aplicativo Whatsapp, visando obter informações sobre a gestão da marca no ambiente digital, a fim de identificar os 8 Ps do marketing digital a serem seguidos. Deste modo, foi possível identificar a ausência total da utilização dos 8 Ps no objeto de estudo, e também a falta de conhecimento por parte da proprietária sobre as ferramentas de marketing digital para o gerenciamento da marca na rede social em que se encontra.This study aims to analyze digital marketing methods and identify opportunities to boost the growth of the Luna Joias brand, which is inserted in the Instagram social network, based on the steps present in the 8Ps of Digital Marketing. As digital marketing is gaining more and more importance in the current social scenario, this study is justified by the fact that it is a relevant subject, since the internet is the market trend with greater opportunities for new entrepreneurs, and that influences companies to be immersed in the digital world. Thus, the study on screen seeks to provide useful information for those who are entering the scene of digital commerce, and also help the owner of a small business, on the importance of the correct use of digital marketing tools. Also, it is important to work with this content in Administration, as it is a work area in great expansion. For data collection, the method used was qualitative research, through a semi-structured interview, developed based on the 8 Ps of Digital Marketing, and applied online with the brand owner, through the WhatsApp application, in order to obtain information about the brand management in the digital environment, in order to identify the 8 Ps of digital marketing to be followed. Thus, it was possible to identify the total absence of the use of the 8 Ps in the object of study, and also the lack of knowledge on the part of the owner about digital marketing tools for brand management in the social network in which it is located.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-08-30T20:18:28Z No. of bitstreams: 1 MaítaMorgenrottiSantos.pdf: 435719 bytes, checksum: b44f614e8dee578359eb4cb4a6f58a61 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-30T20:18:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MaítaMorgenrottiSantos.pdf: 435719 bytes, checksum: b44f614e8dee578359eb4cb4a6f58a61 (MD5) Previous issue date: 2021-06-01porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketingMarketing digitalRedes sociaisDigital marketingSocial networksAnálise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna JoiasOpportunity analysis in digital marketing: case study in the Luna Joias brandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTMaítaMorgenrottiSantos.pdf.txtMaítaMorgenrottiSantos.pdf.txtExtracted texttext/plain73121https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4603/3/Ma%c3%adtaMorgenrottiSantos.pdf.txtbe58f068c37d6d1153d5bb8ebebb25e7MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4603/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALMaítaMorgenrottiSantos.pdfMaítaMorgenrottiSantos.pdfapplication/pdf435719https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4603/1/Ma%c3%adtaMorgenrottiSantos.pdfb44f614e8dee578359eb4cb4a6f58a61MD51prefix/46032023-09-14 02:51:10.258oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:51:10Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Opportunity analysis in digital marketing: case study in the Luna Joias brand
title Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias
spellingShingle Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias
Santos, Maíta Morgenrotti
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing
Marketing digital
Redes sociais
Digital marketing
Social networks
title_short Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias
title_full Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias
title_fullStr Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias
title_full_unstemmed Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias
title_sort Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias
author Santos, Maíta Morgenrotti
author_facet Santos, Maíta Morgenrotti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gomes, Narciso Bastos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lopes, Antônio Carlos Vaz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0000-0002-3209-3331
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6678706191564914
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8915327895275573
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maíta Morgenrotti
contributor_str_mv Viana, José Jair Soares
Gomes, Narciso Bastos
Lopes, Antônio Carlos Vaz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing
Marketing digital
Redes sociais
Digital marketing
Social networks
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing digital
Redes sociais
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital marketing
Social networks
description Este estudo tem como objetivo analisar os métodos de marketing digital e identificar oportunidades para impulsionar o crescimento da marca Luna Joias que está inserida na rede social Instagram, baseando-se nas etapas presentes nos 8Ps do Marketing Digital. Visto que o marketing digital ganha cada vez mais importância no cenário social atual, esse estudo se justifica pelo fato de ser um assunto relevante, já que a internet é a tendência de mercado com maiores oportunidades para novos empreendedores, e que influencia as empresas a estarem imersas no mundo digital. Deste modo, o estudo em tela busca proporcionar informações úteis para quem está entrando no cenário dos comércios digitais, e também auxiliar a proprietária de um pequeno negócio, sobre a importância da correta utilização das ferramentas de marketing digital. Ainda, é importante trabalhar com este conteúdo na Administração, pois é uma área de trabalho em grande expansão. Para levantamento de dados, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada, desenvolvida com base nos 8 Ps do Marketing Digital, e aplicada de forma online com a proprietária da marca, através do aplicativo Whatsapp, visando obter informações sobre a gestão da marca no ambiente digital, a fim de identificar os 8 Ps do marketing digital a serem seguidos. Deste modo, foi possível identificar a ausência total da utilização dos 8 Ps no objeto de estudo, e também a falta de conhecimento por parte da proprietária sobre as ferramentas de marketing digital para o gerenciamento da marca na rede social em que se encontra.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-30T20:18:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-30T20:18:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Maíta Morgenrotti. Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4603
identifier_str_mv SANTOS, Maíta Morgenrotti. Análise de oportunidades no marketing digital: estudo de caso na marca Luna Joias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4603/3/Ma%c3%adtaMorgenrottiSantos.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4603/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4603/1/Ma%c3%adtaMorgenrottiSantos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be58f068c37d6d1153d5bb8ebebb25e7
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
b44f614e8dee578359eb4cb4a6f58a61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813278410964729856