A Comédia dramática da vida: diálogos geográficos em torno da poesia de Lobivar Matos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ibanhez, João Carlos Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1242
Resumo: É de grande importância a aproximação que os homens fazem entre o saber geográfico e a Arte. Permitimo-nos aqui, desse modo e singelamente, relacionar Geografia e Poesia. Para tal aspiração, empregamos autores tanto da Geografia bem como estudiosos em Literatura, expondo horizontes teóricos diversos. Em meio a uma miscelânea teórica, transplantamos/infiltramos o poeta Lobivar Matos, emergido dos recônditos profundos da planície alagada do extremo oeste do Brasil (Corumbá, Mato Grosso [do Sul], pantanal, fronteira Brasil/Bolívia). Sua poesia - política -, despertada de certa sonolência, mas - perverso‖, empurra-nos sua arte sem eufemismos, metáforas ou pudor. O valor estético de sua poesia paira em dois níveis de contexto: versejando ora sobre lendas indígenas de uma tribo guerreira, ora nos golpeando com fotos de um - bairro negro‖. Sua perversidade consiste em nos encharcar sem piedade de - acontecimentos‖, da comédia da vida cotidiana e suas trágicas situações. Operamos uma máquina para empreender esse programa, e é com ela que evocamos o legado da Geografia na apreciação junto à Literatura, com aproximações e contribuições metodológicas. O espaço é a categoria que mais seduziu a Geografia ao longo dos tempos, muitos se debruçaram sobre ele, alguns inovando as pesquisas com a aproximação com a Literatura. Em nossa análise textual de perspectiva geográfica, buscamos compreender as construções espaciais que obra poética emite. Areôtorare (um dos livros de Lobivar Matos leva seu nome) é aquele que em meio aos indígenas boróros detém as sabedorias, o conhecimento e, sobretudo, as lendas boróras. Em outra parte, em Sarobá (que dá título ao outro livro do poeta), sua arte é referenciada em um bairro negro de uma pequena cidade no extremo oeste do país. As - formas gráficas‖ da obra são frutos de um - trabalho de campo‖ de análise do cotidiano do bairro negro, uma cercania periférica que tem uma dinâmica dissociada do centro formal da cidade, um espaço - maior‖ multifacetado e pluralizado. O intuito principal neste programa é interpretar a poesia e criar um tipo de desencache, adicionar peças geográficas e montar um mecanismo que gere considerações espaciais.
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Em meio a uma miscelânea teórica, transplantamos/infiltramos o poeta Lobivar Matos, emergido dos recônditos profundos da planície alagada do extremo oeste do Brasil (Corumbá, Mato Grosso [do Sul], pantanal, fronteira Brasil/Bolívia). Sua poesia - política -, despertada de certa sonolência, mas - perverso‖, empurra-nos sua arte sem eufemismos, metáforas ou pudor. O valor estético de sua poesia paira em dois níveis de contexto: versejando ora sobre lendas indígenas de uma tribo guerreira, ora nos golpeando com fotos de um - bairro negro‖. Sua perversidade consiste em nos encharcar sem piedade de - acontecimentos‖, da comédia da vida cotidiana e suas trágicas situações. Operamos uma máquina para empreender esse programa, e é com ela que evocamos o legado da Geografia na apreciação junto à Literatura, com aproximações e contribuições metodológicas. O espaço é a categoria que mais seduziu a Geografia ao longo dos tempos, muitos se debruçaram sobre ele, alguns inovando as pesquisas com a aproximação com a Literatura. Em nossa análise textual de perspectiva geográfica, buscamos compreender as construções espaciais que obra poética emite. Areôtorare (um dos livros de Lobivar Matos leva seu nome) é aquele que em meio aos indígenas boróros detém as sabedorias, o conhecimento e, sobretudo, as lendas boróras. Em outra parte, em Sarobá (que dá título ao outro livro do poeta), sua arte é referenciada em um bairro negro de uma pequena cidade no extremo oeste do país. As - formas gráficas‖ da obra são frutos de um - trabalho de campo‖ de análise do cotidiano do bairro negro, uma cercania periférica que tem uma dinâmica dissociada do centro formal da cidade, um espaço - maior‖ multifacetado e pluralizado. O intuito principal neste programa é interpretar a poesia e criar um tipo de desencache, adicionar peças geográficas e montar um mecanismo que gere considerações espaciais.It is of great importance the approach that the men make between the geographic knowledge and the Art, given that, is that we allow ourselves simply to relate geography and the poetry. For this aspiration, we employ authors of both Geography as well as scholars in Literature, we will expose theoretical horizons of diversified degrees. In the midst of a theoretical miscellany, we transplanted / infiltrated the poet Lobivar Matos, emerged from the deep recesses of the floodplain of the extreme west of Brazil. We believe it to be his poetry, politics, that in the awakening of his drowsiness, appearing as "perverse" pushes his art without euphemisms, metaphors or modesty. The aesthetic value of his poetry hinges on two levels of context: sometimes relating to indigenous legends of a warrior tribe, sometimes hitting us with photos of a "black neighborhood". His perversity consists in drenching us without mercy of events of his art, he can not leave without geographic commotion. We operate a machine to undertake this program, it is with it that we recall the legacy of geography in the appreciation of literature, we point out approaches and methodological contributions. Space is the category that has most seduced geography over time, many have leaned over it, some innovating research approaching with literature. In our textual analysis of geographic perspective, we seek to understand the spatial constructions that poetic work emits. Areôtorare is the one that among the indigenous bororos holds the wisdom, the knowledge and all the legends boróras. His art referenced in a black neighborhood of a small town in the far west of the country. The graphic forms of the work are the result of a "fieldwork" of analysis of the everyday life of the black neighborhood, a peripheral neighborhood that has a dynamic dissociated from the formal center of the city, a "larger" space that is multifaceted and pluralized. The main purpose is to interpret poetry to create a type of desencache, to add geographic pieces and to mount a mechanism thatSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-09T17:55:20Z No. of bitstreams: 1 JoaoCarlosNunesIbanhez.pdf: 1420789 bytes, checksum: 890fb5df977d0e13a478d0a67302a463 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-09T17:55:20Z (GMT). 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