A Pós-graduação em educação no Mato Grosso do Sul: desafios de flexibilização e inserção social no contexto das políticas de expansão dos anos FHC (1995-2002)
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Data de Publicação: | 2010 |
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Resumo: | Neste trabalho analisamos a pós-graduação em educação em Mato Grosso do Sul, inserida no contexto da política de expansão do governo FHC, no período de 1995 a 2002. O estudo em questão foi desenvolvido a partir dos documentos produzidos pelo Conselho Federal de Educação, pelo Fórum de Coordenadores da região Centro-Oeste, norteadores da pós graduação, e por meio dos arquivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, em Campo Grande. Relacionando as dimensões nacional e local, as perspectivas expansivas do sistema de pós-graduação nacional, as dificuldades regionais, os momentos de proposição e de implementação de políticas educacionais, discutimos a relevância atribuída à flexibilização e inserção social dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFMS e UCDB nos anos 1990, no contexto das políticas para o setor no período. A partir da análise das fontes documentais, dados estatísticos e da coleta de dados realizada no PPGEd da UFMS, foi questionada a coerência da “flexibilização” dos currículos e programas como sua inserção social na região e no cenário nacional. Apontamos os reflexos da política expansiva nos desafios enfrentados pela pós-graduação em educação em MS, bem como pelos reclamos dos programas. Explicitamos o significado que a “flexibilização” e a inserção social da pós graduação em educação estudada adquire no estado e as noções de campo científico, região e poder no referencial de Bourdieu. Concluímos que, na interseção nacional e local, engendra se um movimento dialético e de forças simbólicas no qual se consubstanciam movimentos de adesão e resistência à política nacional para a pós-graduação, consistindo este em possibilidade e limite da efetividade dessa política no espaço local. |
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O estudo em questão foi desenvolvido a partir dos documentos produzidos pelo Conselho Federal de Educação, pelo Fórum de Coordenadores da região Centro-Oeste, norteadores da pós graduação, e por meio dos arquivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, em Campo Grande. Relacionando as dimensões nacional e local, as perspectivas expansivas do sistema de pós-graduação nacional, as dificuldades regionais, os momentos de proposição e de implementação de políticas educacionais, discutimos a relevância atribuída à flexibilização e inserção social dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFMS e UCDB nos anos 1990, no contexto das políticas para o setor no período. A partir da análise das fontes documentais, dados estatísticos e da coleta de dados realizada no PPGEd da UFMS, foi questionada a coerência da “flexibilização” dos currículos e programas como sua inserção social na região e no cenário nacional. Apontamos os reflexos da política expansiva nos desafios enfrentados pela pós-graduação em educação em MS, bem como pelos reclamos dos programas. Explicitamos o significado que a “flexibilização” e a inserção social da pós graduação em educação estudada adquire no estado e as noções de campo científico, região e poder no referencial de Bourdieu. Concluímos que, na interseção nacional e local, engendra se um movimento dialético e de forças simbólicas no qual se consubstanciam movimentos de adesão e resistência à política nacional para a pós-graduação, consistindo este em possibilidade e limite da efetividade dessa política no espaço local.In this paper we analyzed the Post-Graduate in Education in Mato Grosso do Sul, inserted in the context of the expansion politics FHC government, in the period of 1995 to 2002. This study was developed from documents produced by Federal Council of Education, by Forum of Coordinators of the Midwest that guided the Post-Graduate study, and through the files of the Post-Graduate Program in Education of UFMS in Campo Grande. It links the national and local dimensions, the prospects of expanding system of national graduation, the regional difficulties, the proposition moments and educational policies implementation; we discussed the importance given to the flexibilization and social inclusion of the Post-Graduate Education UFMS and UCDB in the 1990s, in the policies context for the sector in the period. From the analysis information sources, statistics and collection data made in PPGEd of UFMS, it was questioned the consistency of "flexibility" of the curriculums and programs as their social integration in the region and on the national scene. We point out the effects of the expanding policy in the challenges faced by the Post-Graduate in Education in MS, as well as by the claims of the programs. It was explained themeaning that the "flexibilization" and the inclusion of the Post-Graduate in Education acquires in the state and the basics of scientific field, area and power in Bourdieu's reference. We conclude that, at the national and local intersection creates a dialectical movement symbolic which are consolidated in movements of adhesion and resistance to the national policy graduate, consisting in this possibility and the limit of effectiveness of this policy in the local space.Submitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-07T13:51:22Z No. of bitstreams: 1 DanieliTavares.pdf: 735008 bytes, checksum: d9ff3534450971d0f922572954d19ec4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-07T13:51:22Z (GMT). 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