O Realismo maravilhoso em José J. Veiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Anderson Aparecido
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1396
Resumo: O presente trabalho visa analisar a presença do realismo maravilhoso em contos do escritor goiano José J. Veiga. Tomaremos como corpus seu primeiro livro, Os cavalinhos de Platiplanto (1959). Nele analisaremos os contos: ‘Onde andam os didangos?’, ‘Os cavalinhos de Platiplanto’ e ‘A Invernada do Sossego’. Investigaremos essa proposta com base na teoria do realismo maravilhoso de Irlemar Chiampi (1980), a qual explica esse fenômeno no contexto latino-americano. . Dos estudos de Chiampi, calcaremos nosso foco de estudo na perspectiva de que os personagens vivenciam o realismo maravilhoso por meio do encontro com a maravilha, que por sua vez, acontece quando se dá um olhar intenso sobre o objeto, produzindo assim um ver através. Trabalharemos a teoria do romance de urbanização, elaborada por Fernando Gil (2013), com o intuito de mostrar como o comportamento de paralisia no tempo se aplica aos personagens dos contos analisados de José J. Veiga. Outros teóricos: Souza (1990), Myazaki (1988), Dantas (2002) contribuíram para compreendermos o estilo da obra de Veiga, assim como Candido (1989) auxiliou-nos no objetivo de situarmos o escritor no cenário da literatura brasileira. Carpentier (1987) contribuiu para entendermos o período de crise vivido pelo romance na América Latina. Todo esse percurso é fortalecido com a teoria da literatura fantástica, e seus subgêneros, citados por Todorov (1992), sem a qual não penetraríamos no realismo maravilhoso.
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Investigaremos essa proposta com base na teoria do realismo maravilhoso de Irlemar Chiampi (1980), a qual explica esse fenômeno no contexto latino-americano. . Dos estudos de Chiampi, calcaremos nosso foco de estudo na perspectiva de que os personagens vivenciam o realismo maravilhoso por meio do encontro com a maravilha, que por sua vez, acontece quando se dá um olhar intenso sobre o objeto, produzindo assim um ver através. Trabalharemos a teoria do romance de urbanização, elaborada por Fernando Gil (2013), com o intuito de mostrar como o comportamento de paralisia no tempo se aplica aos personagens dos contos analisados de José J. Veiga. Outros teóricos: Souza (1990), Myazaki (1988), Dantas (2002) contribuíram para compreendermos o estilo da obra de Veiga, assim como Candido (1989) auxiliou-nos no objetivo de situarmos o escritor no cenário da literatura brasileira. Carpentier (1987) contribuiu para entendermos o período de crise vivido pelo romance na América Latina. Todo esse percurso é fortalecido com a teoria da literatura fantástica, e seus subgêneros, citados por Todorov (1992), sem a qual não penetraríamos no realismo maravilhoso.This study aims to analyze the presence of marvelous realism in the stories written by goiano José J. Veiga. We will take as corpus her first book, The horses of Platiplanto (1959). We will review the tales, “Onde vivem os didangos?” “Os cavalinhos de Platiplanto”and “A Invernada do Sossego”. We investigate this proposal based on the theory of wonderful realism Irlemar Chiampi (1980), which explains this phenomenon in the Latin American context. . Studies of Chiampi, calcaremos our study focused on the prospect that the characters experience the wonderful realism through the encounter with the wonder, which in turn, happens when you give an intense look at the object, thus producing a see through. Work the theory of the novel of urbanization, elaborated by Fernando Gil (2013), in order to show how the paralysis behavior in time applies to the characters of the stories analyzed José J. Veiga. Other theorists: Souza (1990), Myazaki (1988), Dantas (2002) helped to understand the style of Veiga's work, as well as Candido (1989) helped us in order to situate the writer in the scenario of Brazilian literature. Carpentier (1987) helped to understand the period of crisis experienced by the novel in Latin America. This whole journey is strengthened with the theory of fantastic literature, and its subgenres, quoted by Todorov (1992), without which no penetraríamos in marvelous realism.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-02T18:34:32Z No. of bitstreams: 1 AndersonAparecidoPires.pdf: 2131252 bytes, checksum: 8a63e1917e6c55202736c93ac1d7d118 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-02T18:34:32Z (GMT). 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