A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazareth, Emerson de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5758
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a percepção de satisfação dos clientes de uma empresa que atua no segmento pet. A coleta de dados se deu por meio de um questionário, no qual foram entrevistados 100 consumidores presentes no interior da loja nos meses de julho e agosto de 2023. Buscou-se captar a percepção em relação aos atributos que envolvem o atendimento, produto e serviço, preços e estrutura da empresa e se exitem diferenças nesta ótica quando envolve fatores socioeconômicos como idade, grau de escolaridade, sexo, renda familiar, gastos mensais com animal de estimação e espécie em tutela. Pode-se concluir que 58% dos entrevistados pertencem ao público feminino, 42% possuem idade entre 31 e 40 anos, 54% possuem ensino superior incompleto ou completo, 37% possuem renda familiar entre R$ 5.280,01 e R$ 7.920,00, 70% possuem gastos mensais com seus animais de estimação acima de R$ 200,01 e 48% dos entrevistados informaram possuir somente cachorros. Em relação a satisfação geral com a empresa, 68% da amostra se dizem muito satisfeitos, 29% razoavelmente satisfeitos e 3% se dizem indiferentes, com diferenças pontuais quando relacionada aos fatores socieconômicos. Já em relação aos atributos avaliados, a satisfação geral com a estrutura e os produtos e serviços obtiveram as maiores médias, enquanto que a dimensão da qualidade dos serviços correspondente a itens tangíveis obteve maior destaque.
id UFGD-2_b09d5605d49ca6b932dc1245d14870b8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/5758
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Dutra, Fábio Mascarenhashttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889Casarotto, Eduardo Luis0000-0001-5729-4263http://lattes.cnpq.br/4633102509901694http://lattes.cnpq.br/3165350748435273Nazareth, Emerson de Oliveira2023-09-28T15:28:06Z2023-09-28T15:28:06Z2023-09-04NAZARETH, Emerson de Oliveira. A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5758O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a percepção de satisfação dos clientes de uma empresa que atua no segmento pet. A coleta de dados se deu por meio de um questionário, no qual foram entrevistados 100 consumidores presentes no interior da loja nos meses de julho e agosto de 2023. Buscou-se captar a percepção em relação aos atributos que envolvem o atendimento, produto e serviço, preços e estrutura da empresa e se exitem diferenças nesta ótica quando envolve fatores socioeconômicos como idade, grau de escolaridade, sexo, renda familiar, gastos mensais com animal de estimação e espécie em tutela. Pode-se concluir que 58% dos entrevistados pertencem ao público feminino, 42% possuem idade entre 31 e 40 anos, 54% possuem ensino superior incompleto ou completo, 37% possuem renda familiar entre R$ 5.280,01 e R$ 7.920,00, 70% possuem gastos mensais com seus animais de estimação acima de R$ 200,01 e 48% dos entrevistados informaram possuir somente cachorros. Em relação a satisfação geral com a empresa, 68% da amostra se dizem muito satisfeitos, 29% razoavelmente satisfeitos e 3% se dizem indiferentes, com diferenças pontuais quando relacionada aos fatores socieconômicos. Já em relação aos atributos avaliados, a satisfação geral com a estrutura e os produtos e serviços obtiveram as maiores médias, enquanto que a dimensão da qualidade dos serviços correspondente a itens tangíveis obteve maior destaque.The present study was developed with the objective of evaluating the perception of customer satisfaction of a company that operates in the pet segment. Data collection took place through a questionnaire, in which 100 consumers present inside the store were interviewed in the months of July and August 2023. We sought to capture the perception in relation to the attributes that involve the service, product and service, prices and structure of the company and whether there are differences in this perspective when it involves socioeconomic factors such as age, level of education, gender, family income, monthly expenses with pets and species under guardianship. It can be concluded that 58% of respondents belong to the female public, 42% are aged between 31 and 40 years old, 54% have incomplete or complete higher education, 37% have a family income between R$ 5,280.01 and R$ 7,920.00 , 70% have monthly expenses with their pets above R$ 200.01 and 48% of respondents reported having only dogs. Regarding general satisfaction with the company, 68% of the sample said they were very satisfied, 29% were reasonably satisfied and 3% said they were indifferent, with specific differences when related to socioeconomic factors. In relation to the evaluated attributes, the general satisfaction with the structure and the products and services obtained the highest averages, while the dimension of the quality of services corresponding to tangible items obtained greater prominence.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-09-28T15:28:06Z No. of bitstreams: 1 EmersondeOliveiraNazareth.pdf: 1482372 bytes, checksum: 1f4be4a968895cbb2773a0418fb78d9a (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-28T15:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EmersondeOliveiraNazareth.pdf: 1482372 bytes, checksum: 1f4be4a968895cbb2773a0418fb78d9a (MD5) Previous issue date: 2023-09-04porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOConsumidorSatisfação do clientePet shopConsumersCustomer satisfactionA Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MSConsumer satisfaction in a pet segment company in Dourados/MSSatisfacción del consumidor en una empresa del segmento de mascotas en Dourados/MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTEmersondeOliveiraNazareth.pdf.txtEmersondeOliveiraNazareth.pdf.txtExtracted texttext/plain98395https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5758/3/EmersondeOliveiraNazareth.pdf.txt8f9c4765d2eac5a2cff754e0291d0c79MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5758/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALEmersondeOliveiraNazareth.pdfEmersondeOliveiraNazareth.pdfapplication/pdf1482372https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5758/1/EmersondeOliveiraNazareth.pdf1f4be4a968895cbb2773a0418fb78d9aMD51prefix/57582023-09-29 01:10:16.264oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-29T05:10:16Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Consumer satisfaction in a pet segment company in Dourados/MS
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Satisfacción del consumidor en una empresa del segmento de mascotas en Dourados/MS
title A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS
spellingShingle A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS
Nazareth, Emerson de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Consumidor
Satisfação do cliente
Pet shop
Consumers
Customer satisfaction
title_short A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS
title_full A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS
title_fullStr A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS
title_full_unstemmed A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS
title_sort A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS
author Nazareth, Emerson de Oliveira
author_facet Nazareth, Emerson de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dutra, Fábio Mascarenhas
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1193767417072889
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Casarotto, Eduardo Luis
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0000-0001-5729-4263
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4633102509901694
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3165350748435273
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazareth, Emerson de Oliveira
contributor_str_mv Viana, José Jair Soares
Dutra, Fábio Mascarenhas
Casarotto, Eduardo Luis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Consumidor
Satisfação do cliente
Pet shop
Consumers
Customer satisfaction
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor
Satisfação do cliente
Pet shop
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumers
Customer satisfaction
description O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a percepção de satisfação dos clientes de uma empresa que atua no segmento pet. A coleta de dados se deu por meio de um questionário, no qual foram entrevistados 100 consumidores presentes no interior da loja nos meses de julho e agosto de 2023. Buscou-se captar a percepção em relação aos atributos que envolvem o atendimento, produto e serviço, preços e estrutura da empresa e se exitem diferenças nesta ótica quando envolve fatores socioeconômicos como idade, grau de escolaridade, sexo, renda familiar, gastos mensais com animal de estimação e espécie em tutela. Pode-se concluir que 58% dos entrevistados pertencem ao público feminino, 42% possuem idade entre 31 e 40 anos, 54% possuem ensino superior incompleto ou completo, 37% possuem renda familiar entre R$ 5.280,01 e R$ 7.920,00, 70% possuem gastos mensais com seus animais de estimação acima de R$ 200,01 e 48% dos entrevistados informaram possuir somente cachorros. Em relação a satisfação geral com a empresa, 68% da amostra se dizem muito satisfeitos, 29% razoavelmente satisfeitos e 3% se dizem indiferentes, com diferenças pontuais quando relacionada aos fatores socieconômicos. Já em relação aos atributos avaliados, a satisfação geral com a estrutura e os produtos e serviços obtiveram as maiores médias, enquanto que a dimensão da qualidade dos serviços correspondente a itens tangíveis obteve maior destaque.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-28T15:28:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-28T15:28:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NAZARETH, Emerson de Oliveira. A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5758
identifier_str_mv NAZARETH, Emerson de Oliveira. A Satisfação do consumidor em uma empresa do segmento pet em Dourados/MS. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5758/3/EmersondeOliveiraNazareth.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5758/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5758/1/EmersondeOliveiraNazareth.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f9c4765d2eac5a2cff754e0291d0c79
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
1f4be4a968895cbb2773a0418fb78d9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042107054653440