O sertão de Santana de Paranaíba: um perfil da sociedade pastoril-escravista no sul do antigo Mato Grosso (1830 - 1888)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Isabel Camilo de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/334
Resumo: Este trabalho nasceu da necessidade de contribuir para o avanço dos estudos sobre a criação pastoril enquanto atividade importante no processo de formação da sociedade brasileira. A extração predatória promoveu a rápida falência dos eldorados brasileiros (Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás) e atuou no processo produtivo de forma a deslocar os capitais utilizados na mineração para outros setores, entre eles a pecuária. No caso de Mato Grosso, o insucesso da extração mineira se transformou em uma atividade insustentável para a sociedade, aspecto que ensejou o desenvolvimento da propriedade agropastoril. Essa inversão de capitais transformou o sertão mato-grossense num centro atrativo para quem buscava adquirir a posse de imensos terrenos devolutos propícios à criação bovina. No processo de construção do discurso histórico sobre esse objeto, dois aspectos não escaparam de nossa análise: o primeiro refere-se à identificação das ideologias inseridas nos processos temporais, o que ajuda explicar a estreita relação entre poder familiar e estruturas de poder, movimento norteador de grande parte da formação histórica da sociedade brasileira.O outro aspecto relaciona-se à reflexão sobre os mitos fundadores emanados da sociedade em questão. Foi atribuída aos entrantes mineiros e francanos a posição de desbravadores, de primeiros ocupantes, eles chegaram de carreta e a cavalo para ocupar o espaço desabitado. Desde a década de 1830, a região de Santana de Paranaíba foi alcançada pelo movimento de expansão demográfica promovida pelo dito pioneiro colonizador. Os quadros elaborados, a respeito da vida material e social de Santana de Paranaíba, evidenciam o flagrante silêncio historiográfico voltado para a produção pastoril no contexto da ordem escravista, além de revelar que as abordagens sobre os desdobramentos e características dessa atividade exigem projetos efetivos de levantamento de fontes arquivais. Do ponto de vista metodológico, realizamos inicialmente uma rigorosa revisão de literatura e nos surpreendemos com a falta de pesquisas relacionadas ao tema em questão. Como suporte referencial de sustentação, utilizamos o método dialético investigativo que descreve o particular à luz do contexto econômico, político, social e cultural. Foi, no entanto, considerada as novas possibilidades oferecidas pela historiografia recente (francesa e inglesa) nas maneiras de ler e fazer história no sentido de identificar o modo como em distintos lugares e ou em temporalidades diversas uma realidade social é construída. Arrolamos, analisamos e detectamos os limites da produção de escritos memorialísticos ou memórias escritas organizados sob a forma de biografias, genealogias, diários, narrativas e memórias. Também utilizamos fontes históricas encontradas nos arquivos locais e regionais, principalmente o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, onde encontramos uma multiplicidade de fontes envolvendo cartas de liberdade, contratos de posse de escravos, inventários e processos crimes. São materiais produzidos no século XIX, relacionados principalmente no que diz respeito à Comarca de Santana de Paranaíba. Com base nesse material encontramos pistas preciosas para a explicação do processo de formação e desenvolvimento das fazendas, com destaque para os tipos de mão de obra utilizada nas lides pastoris da região.
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A extração predatória promoveu a rápida falência dos eldorados brasileiros (Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás) e atuou no processo produtivo de forma a deslocar os capitais utilizados na mineração para outros setores, entre eles a pecuária. No caso de Mato Grosso, o insucesso da extração mineira se transformou em uma atividade insustentável para a sociedade, aspecto que ensejou o desenvolvimento da propriedade agropastoril. Essa inversão de capitais transformou o sertão mato-grossense num centro atrativo para quem buscava adquirir a posse de imensos terrenos devolutos propícios à criação bovina. No processo de construção do discurso histórico sobre esse objeto, dois aspectos não escaparam de nossa análise: o primeiro refere-se à identificação das ideologias inseridas nos processos temporais, o que ajuda explicar a estreita relação entre poder familiar e estruturas de poder, movimento norteador de grande parte da formação histórica da sociedade brasileira.O outro aspecto relaciona-se à reflexão sobre os mitos fundadores emanados da sociedade em questão. Foi atribuída aos entrantes mineiros e francanos a posição de desbravadores, de primeiros ocupantes, eles chegaram de carreta e a cavalo para ocupar o espaço desabitado. Desde a década de 1830, a região de Santana de Paranaíba foi alcançada pelo movimento de expansão demográfica promovida pelo dito pioneiro colonizador. Os quadros elaborados, a respeito da vida material e social de Santana de Paranaíba, evidenciam o flagrante silêncio historiográfico voltado para a produção pastoril no contexto da ordem escravista, além de revelar que as abordagens sobre os desdobramentos e características dessa atividade exigem projetos efetivos de levantamento de fontes arquivais. Do ponto de vista metodológico, realizamos inicialmente uma rigorosa revisão de literatura e nos surpreendemos com a falta de pesquisas relacionadas ao tema em questão. Como suporte referencial de sustentação, utilizamos o método dialético investigativo que descreve o particular à luz do contexto econômico, político, social e cultural. Foi, no entanto, considerada as novas possibilidades oferecidas pela historiografia recente (francesa e inglesa) nas maneiras de ler e fazer história no sentido de identificar o modo como em distintos lugares e ou em temporalidades diversas uma realidade social é construída. Arrolamos, analisamos e detectamos os limites da produção de escritos memorialísticos ou memórias escritas organizados sob a forma de biografias, genealogias, diários, narrativas e memórias. Também utilizamos fontes históricas encontradas nos arquivos locais e regionais, principalmente o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, onde encontramos uma multiplicidade de fontes envolvendo cartas de liberdade, contratos de posse de escravos, inventários e processos crimes. São materiais produzidos no século XIX, relacionados principalmente no que diz respeito à Comarca de Santana de Paranaíba. Com base nesse material encontramos pistas preciosas para a explicação do processo de formação e desenvolvimento das fazendas, com destaque para os tipos de mão de obra utilizada nas lides pastoris da região.This work arose from the need to contribute to the advancement of studies on the creation pastoral activity as important in the formation of the Brazilian society. The predatory extraction promoted the rapid failure of the El Dorados Brazil (Minas Gerais, Mato Grosso and Goias) and acted in the production process so as to offset the capital used in mining to other sectors, including livestock. In the case of Mato Grosso, the failure of mineral extraction has become an unsustainable activity to society, something that encouraged the development of agropastoral property. This reversal of capital has transformed the interior of Mato Grosso in central attraction for those seeking to acquire ownership of vast vacant land suitable for cattle breeding. In the process of constructing the historical discourse on this object, two aspects have not escaped our analysis: the first refers to the identification of ideologies embedded in the temporal processes, which helps explain the close relationship between family power and power structures, motion guiding much of the historical development of brazilian society. A another aspect relates to reflection on the founding myths emanating from the company in question. It was assigned to the incoming mineiros and francanos the position of Pathfinders, the first settlers, they came in carts and on horseback to occupy the uninhabited space. Since the 1830s, the area of Santana de Paranaíba was achieved by the movement of population growth promoted by pioneer settler said. The tables prepared concerning the material and social life of Santana de Paranaíba, highlight the glaring historiographical silence facing pastoral production in the context of the slave order, apart from showing that the approaches on the developments and characteristics of this activity requires effective projects for waiver archival sources. From the methodological point of view, we conducted a rigorous initial review of the literature and were surprised by the lack of research on the topic. As a support frame support, we used the dialectical method that describes the investigative particularly in light of economic, political, social and cultural. It was, however, considered the new possibilities offered by recent historiography (French and English) in ways to read and write history in order to identify the way in different places and different time frames or in a social reality is constructed. We list, we analyze and detect the boundaries of the production of memoirs or memoirs organized in the form of biographies, genealogies, diaries, narratives and memories. We also use historical sources found at local and regional archives, especially the Court of Mato Grosso do Sul, where we find a multiplicity of sources involving letters of freedom, procurement of slaves, inventories and processes crimes. Materials are produced in the nineteenth century, relating mainly in respect of the District of Santana de Paranaíba. Based on this material we find valuable clues to explain the process of formation and development of farms, especially the types of labor used in pastoral labors in the area.Submitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-12-04T16:59:46Z No. of bitstreams: 1 IsabelCamilodeCamargo.pdf: 2517690 bytes, checksum: 91950fb9ffdd5fc62738c8794f410451 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-04T16:59:46Z (GMT). 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