Um Estudo sobre o processo de mestiçagem no Programa de Escolas Interculturais de Fronteira no estado de Mato Grosso do Sul: o caso da fronteira sul
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1399 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar os processos de mestiçagem no Programa de Escolas Interculturais de Fronteira no Estado de Mato Grosso do Sul: o caso da fronteira sul além de discutir a importância da expansão do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) que vem acontecendo desde o ano de 2014. O PEIF é um programa implementado pelo Ministério da Educação do Brasil em parceira com o Ministério de Educação da Argentina e teve seu início em 2005 na fronteira sul do Brasil com a Argentina. Desde o processo de criação e implantação nas escolas pilotos, o programa vem passando pelo processo de expansão, acabando por despertar o interesse de países do nosso continente que não fazem parte do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Esse fator chamou-nos a atenção e tem sido a base para este trabalho. A presente pesquisa vem buscando, através de leis, documentos e registros do PEIF, reconstruir o caminho percorrido por aqueles que idealizaram e fizeram do programa um sucesso. Para isso utilizamos a pesquisa qualitativa documental para refazer esse percurso e construir esse documento com o objetivo de entender como o PEIF se tornou, não só um programa educacional, mas também social promovendo a interculturalidade nas escolas localizadas na fronteira. Como base teórica, optamos por utilizar a semiótica da cultura, os estudos culturais e os teóricos da mestiçagem para discutir os conceitos de fronteira e cultura por entender que essas teorias se encaixam com a realidade da fronteira e com os encontros culturais e linguísticos que acontecem dentro das escolas. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa tendo em vista que nosso trabalho necessitava buscar informações em decretos, leis, resoluções e outros documentos oficiais, buscando entender todo o processo de construção do programa. O PEIF acontece sob a coordenação das universidades federais designadas pelo Ministério de Educação (MEC). Na região centro-oeste, as universidades escolhidas foram a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Devido à amplitude do programa, este trabalho se restringe a analisar a expansão que vem acontecendo nas cidades de fronteira que estão sob a jurisdição da Universidade Federal da Grande Dourados, localizada na cidade de Dourados, MS. |
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Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1399Esta dissertação tem como objetivo investigar os processos de mestiçagem no Programa de Escolas Interculturais de Fronteira no Estado de Mato Grosso do Sul: o caso da fronteira sul além de discutir a importância da expansão do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) que vem acontecendo desde o ano de 2014. O PEIF é um programa implementado pelo Ministério da Educação do Brasil em parceira com o Ministério de Educação da Argentina e teve seu início em 2005 na fronteira sul do Brasil com a Argentina. Desde o processo de criação e implantação nas escolas pilotos, o programa vem passando pelo processo de expansão, acabando por despertar o interesse de países do nosso continente que não fazem parte do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Esse fator chamou-nos a atenção e tem sido a base para este trabalho. A presente pesquisa vem buscando, através de leis, documentos e registros do PEIF, reconstruir o caminho percorrido por aqueles que idealizaram e fizeram do programa um sucesso. Para isso utilizamos a pesquisa qualitativa documental para refazer esse percurso e construir esse documento com o objetivo de entender como o PEIF se tornou, não só um programa educacional, mas também social promovendo a interculturalidade nas escolas localizadas na fronteira. Como base teórica, optamos por utilizar a semiótica da cultura, os estudos culturais e os teóricos da mestiçagem para discutir os conceitos de fronteira e cultura por entender que essas teorias se encaixam com a realidade da fronteira e com os encontros culturais e linguísticos que acontecem dentro das escolas. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa tendo em vista que nosso trabalho necessitava buscar informações em decretos, leis, resoluções e outros documentos oficiais, buscando entender todo o processo de construção do programa. O PEIF acontece sob a coordenação das universidades federais designadas pelo Ministério de Educação (MEC). Na região centro-oeste, as universidades escolhidas foram a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Devido à amplitude do programa, este trabalho se restringe a analisar a expansão que vem acontecendo nas cidades de fronteira que estão sob a jurisdição da Universidade Federal da Grande Dourados, localizada na cidade de Dourados, MS.Esta disertación investiga los procesos de mestizaje en el Programa de Escuelas Interculturales en el Departamento de Mato Grosso do Sul: el caso de la frontera sul se discute la importancia de la expansión del Programa Escuelas Interculturales de la Frontera (PEIF) que viene sucediendo desde el año de 2014. El PEIF es un programa implementado por el Ministerio de la Educación del Brasil en sociedad con el Ministerio de la Educación de Argentina y tuvo su inicio en 2005 en la frontera sul del Brasil con Argentina. Debido la amplitud del programa, este trabajo se restringe à analizar la expansión que viene sucediendo en las ciudades de frontera que están bajo la jurisdicción de la Universidad Federal de la Gran Dourados, localizada en la ciudad de Dourados, MS. Ese factor ha sido la base para este trabajo que ha buscado, a través de leyes, documentos y registros del PEIF, reconstruir el camino viajado por aquellos que idealizaron y han hecho del programa un éxito. Utilizamos la pesquisa cualitativa documental para volver a hacer ese camino y evidenciar como el PEIF se ha hecho, no sólo un programa educacional, pero también social promoviendo la interculturalidad en las escuelas localizadas en la frontera. Como base teórica, optamos por utilizar la semiótica de la cultura, los estudios culturales y los teóricos de la mestizaje y así discutimos los conceptos de la frontera y cultura y los encuentros culturales y linguísticos que suceden dentro de las escuelas. La metodología utilizada para la realización de esta búsqueda fue el cualitativo, teniendo en cuenta que nuestro trabajo necesitaba buscar informaciones en decretos, leyes, resoluciones y otros documentos oficiales, buscando entender todo el proceso de construcción del programa.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-02T19:00:37Z No. of bitstreams: 1 CrislianePatriciadaSilva.pdf: 2262673 bytes, checksum: fbab13f27c5698970ec2fdf690fc813a (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-02T19:00:37Z (GMT). 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