Ius migrandi: o direito humano previsto, mas não reconhecido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luiz Rosado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Videre (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/9177
Resumo: Em busca de melhores condições de vida, diversos trabalhadores imigrantes arriscam-se além da fronteira de seus países, ingressando ou permanecendo em outros Estados de forma irregular. Como não há o reconhecimento de um ius migrandi pela comunidade internacional, apesar de ele ser dedutível da Declaração Universal de Direitos Humanos, estes imigrantes, em geral provenientes da camada mais pobre da população, permanecem na condição de indocumentados, o que acentua sua suscetibilidade a violações de seus direitos humanos, ainda não totalmente desvinculados da cidadania. Defende-se, assim, nesta pesquisa descritiva e exploratória, através do método bibliográfico e documental que o reconhecimento do ius migrandi como direito humano é o que possibilitará o contato com a alteridade de forma igualitária, sem que o outro se encontre em situação de inferioridade em decorrência da irregularidade de seu status migratório.
id UFGD-3_63e577856d0acbe37213a9b52ef4fbc0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9177
network_acronym_str UFGD-3
network_name_str Revista Videre (Online)
repository_id_str
spelling Ius migrandi: o direito humano previsto, mas não reconhecidoIus migrandi: the stated, but unrecognized human rightDireitos Humanos. Migrações. Migrantes indocumentados. Ius migrandi.Human rights. Migrations. Undocumented migrants. Ius migrandi.Em busca de melhores condições de vida, diversos trabalhadores imigrantes arriscam-se além da fronteira de seus países, ingressando ou permanecendo em outros Estados de forma irregular. Como não há o reconhecimento de um ius migrandi pela comunidade internacional, apesar de ele ser dedutível da Declaração Universal de Direitos Humanos, estes imigrantes, em geral provenientes da camada mais pobre da população, permanecem na condição de indocumentados, o que acentua sua suscetibilidade a violações de seus direitos humanos, ainda não totalmente desvinculados da cidadania. Defende-se, assim, nesta pesquisa descritiva e exploratória, através do método bibliográfico e documental que o reconhecimento do ius migrandi como direito humano é o que possibilitará o contato com a alteridade de forma igualitária, sem que o outro se encontre em situação de inferioridade em decorrência da irregularidade de seu status migratório.Searching for better living conditions, several immigrant workers risk their lives crossing their own country border and entering or remaining in other states irregularly. As there is no recognition of an ius migrandi by the international community, although it is deductible from the Universal Declaration of Human Rights, these immigrants, generally from the poorest strata of the population, remain undocumented, which accentuates their susceptibility to violations of their human rights, not yet totally unrelated to citizenship. Thus, in this descriptive and exploratory research, through the bibliographic and documental method, the recognition of ius migrandi as a human right is what will enable the contact with otherness in an egalitarian way, without the other being considered in a situation of inferiority due to the irregularity of migratory status.EDITORA - UFGD2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/917710.30612/videre.v12i23.9177Revista Videre; v. 12 n. 23 (2020): Revista Videre; 213-2252177-7837reponame:Revista Videre (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/9177/5952Copyright (c) 2020 Revista Videreinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luiz Rosado2020-08-27T09:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9177Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/viderePUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oaihttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai2177-78372177-2150opendoar:2020-08-27T09:13:24Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ius migrandi: o direito humano previsto, mas não reconhecido
Ius migrandi: the stated, but unrecognized human right
title Ius migrandi: o direito humano previsto, mas não reconhecido
spellingShingle Ius migrandi: o direito humano previsto, mas não reconhecido
Costa, Luiz Rosado
Direitos Humanos. Migrações. Migrantes indocumentados. Ius migrandi.
Human rights. Migrations. Undocumented migrants. Ius migrandi.
title_short Ius migrandi: o direito humano previsto, mas não reconhecido
title_full Ius migrandi: o direito humano previsto, mas não reconhecido
title_fullStr Ius migrandi: o direito humano previsto, mas não reconhecido
title_full_unstemmed Ius migrandi: o direito humano previsto, mas não reconhecido
title_sort Ius migrandi: o direito humano previsto, mas não reconhecido
author Costa, Luiz Rosado
author_facet Costa, Luiz Rosado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luiz Rosado
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos. Migrações. Migrantes indocumentados. Ius migrandi.
Human rights. Migrations. Undocumented migrants. Ius migrandi.
topic Direitos Humanos. Migrações. Migrantes indocumentados. Ius migrandi.
Human rights. Migrations. Undocumented migrants. Ius migrandi.
description Em busca de melhores condições de vida, diversos trabalhadores imigrantes arriscam-se além da fronteira de seus países, ingressando ou permanecendo em outros Estados de forma irregular. Como não há o reconhecimento de um ius migrandi pela comunidade internacional, apesar de ele ser dedutível da Declaração Universal de Direitos Humanos, estes imigrantes, em geral provenientes da camada mais pobre da população, permanecem na condição de indocumentados, o que acentua sua suscetibilidade a violações de seus direitos humanos, ainda não totalmente desvinculados da cidadania. Defende-se, assim, nesta pesquisa descritiva e exploratória, através do método bibliográfico e documental que o reconhecimento do ius migrandi como direito humano é o que possibilitará o contato com a alteridade de forma igualitária, sem que o outro se encontre em situação de inferioridade em decorrência da irregularidade de seu status migratório.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/9177
10.30612/videre.v12i23.9177
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/9177
identifier_str_mv 10.30612/videre.v12i23.9177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/9177/5952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Videre
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Videre
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Revista Videre; v. 12 n. 23 (2020): Revista Videre; 213-225
2177-7837
reponame:Revista Videre (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Revista Videre (Online)
collection Revista Videre (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai
_version_ 1798325355049648128