Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marassi, Patrícia Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Curado, Jacy Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Videre (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11713
Resumo: O presente artigo traz contribuições da pesquisa “O(s) trabalho(s) das mulheres professoras da fronteira Brasil-Bolívia” desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A partir de um mapeamento realizado no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), esta pesquisa está fundamentada na Psicologia Social em diálogo com a Epistemologia Feminista e os Estudos de Trabalho da Mulher em uma perspectiva de gênero. Constatamos a ausência de publicações de pesquisas desenvolvidas em áreas de fronteira e a falta de análise da perspectiva de gênero sobre o trabalho docente, especificamente sobre o trabalho das mulheres professoras em áreas de fronteira. Nossa análise teve como propósito compreender os múltiplos olhares e sentidos sobre as fronteiras culturais, de idiomas e de historicidades, bem como sobre a divisão sexual do trabalho e sua influência na vida pública e privada dessas mulheres professoras que vivem e trabalham nas fronteiras.
id UFGD-3_f085d4ec14e74eb4f295dee752b04c95
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11713
network_acronym_str UFGD-3
network_name_str Revista Videre (Online)
repository_id_str
spelling Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriçasMujer y frontera: la invisibilidad del trabajo de las maestras en las zonas fronterizasWomen & frontier: the invisibility of teachers' work in border areasFronteira. Divisão Sexual do Trabalho. Professora. Gênero.Frontera. División sexual del trabajo. Profesora. Género.Frontier. Sexual division of labor. Teacher. Gender. Women´s work.O presente artigo traz contribuições da pesquisa “O(s) trabalho(s) das mulheres professoras da fronteira Brasil-Bolívia” desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A partir de um mapeamento realizado no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), esta pesquisa está fundamentada na Psicologia Social em diálogo com a Epistemologia Feminista e os Estudos de Trabalho da Mulher em uma perspectiva de gênero. Constatamos a ausência de publicações de pesquisas desenvolvidas em áreas de fronteira e a falta de análise da perspectiva de gênero sobre o trabalho docente, especificamente sobre o trabalho das mulheres professoras em áreas de fronteira. Nossa análise teve como propósito compreender os múltiplos olhares e sentidos sobre as fronteiras culturais, de idiomas e de historicidades, bem como sobre a divisão sexual do trabalho e sua influência na vida pública e privada dessas mulheres professoras que vivem e trabalham nas fronteiras.Este artículo trae aportes de la investigación “El (los) trabajo (s) de las maestras de la frontera Brasil-Bolivia” desarrollada en el Programa de Posgrado en Psicología de la Universidad Federal de Grande Dourados (UFGD), en la línea Procesos Psicosociales, a a partir de un mapeo realizado en el Portal Regional de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS). La trayectoria de investigación dirigida a las profesoras de la frontera Brasil-Bolivia y sus relaciones laborales se basa en la Psicología Social en diálogo con la Epistemología Feminista y los Estudios del Trabajo de la Mujer en perspectiva de género. Notamos la ausencia de publicaciones de investigación desarrolladas en zonas fronterizas y la falta de análisis de la perspectiva de género en la labor docente, específicamente sobre el trabajo de las maestras en zonas fronterizas. Nuestro análisis tuvo como objetivo comprender las múltiples perspectivas y significados sobre las fronteras culturales, lingüísticas e históricas, así como sobre la división sexual del trabajo y su influencia en la vida pública y privada de estas maestras que viven y trabajan en las fronteras.This article brings contributions from the research “The work(s) of women teachers on the Brazil-Bolivia border” developed in the Graduate Program in Psychology at the Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). From a mapping carried out on the Regional Portal of Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), this research is based on Social Psychology in dialogue with Feminist Epistemology and Women's Work Studies in a gender perspective. We note the absence of research publications developed in border areas and the lack of analysis of the gender perspective on teaching work, specifically about women’s teachers work in border areas. Our analysis aimed to understand the multiple looks and meanings on the cultural, language and historic borders, as well as on the sexual division of labor and its influence on the public and private life of these female teachers who live and work on the borders.EDITORA - UFGD2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1171310.30612/videre.v12i25.11713Revista Videre; v. 12 n. 25 (2020): Revista Videre; 223-2362177-7837reponame:Revista Videre (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11713/6768Copyright (c) 2020 Revista Videreinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarassi, Patrícia FerreiraCurado, Jacy Corrêa2021-02-03T14:23:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11713Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/viderePUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oaihttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai2177-78372177-2150opendoar:2021-02-03T14:23:30Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriças
Mujer y frontera: la invisibilidad del trabajo de las maestras en las zonas fronterizas
Women & frontier: the invisibility of teachers' work in border areas
title Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriças
spellingShingle Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriças
Marassi, Patrícia Ferreira
Fronteira. Divisão Sexual do Trabalho. Professora. Gênero.
Frontera. División sexual del trabajo. Profesora. Género.
Frontier. Sexual division of labor. Teacher. Gender. Women´s work.
title_short Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriças
title_full Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriças
title_fullStr Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriças
title_full_unstemmed Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriças
title_sort Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriças
author Marassi, Patrícia Ferreira
author_facet Marassi, Patrícia Ferreira
Curado, Jacy Corrêa
author_role author
author2 Curado, Jacy Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marassi, Patrícia Ferreira
Curado, Jacy Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Fronteira. Divisão Sexual do Trabalho. Professora. Gênero.
Frontera. División sexual del trabajo. Profesora. Género.
Frontier. Sexual division of labor. Teacher. Gender. Women´s work.
topic Fronteira. Divisão Sexual do Trabalho. Professora. Gênero.
Frontera. División sexual del trabajo. Profesora. Género.
Frontier. Sexual division of labor. Teacher. Gender. Women´s work.
description O presente artigo traz contribuições da pesquisa “O(s) trabalho(s) das mulheres professoras da fronteira Brasil-Bolívia” desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A partir de um mapeamento realizado no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), esta pesquisa está fundamentada na Psicologia Social em diálogo com a Epistemologia Feminista e os Estudos de Trabalho da Mulher em uma perspectiva de gênero. Constatamos a ausência de publicações de pesquisas desenvolvidas em áreas de fronteira e a falta de análise da perspectiva de gênero sobre o trabalho docente, especificamente sobre o trabalho das mulheres professoras em áreas de fronteira. Nossa análise teve como propósito compreender os múltiplos olhares e sentidos sobre as fronteiras culturais, de idiomas e de historicidades, bem como sobre a divisão sexual do trabalho e sua influência na vida pública e privada dessas mulheres professoras que vivem e trabalham nas fronteiras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11713
10.30612/videre.v12i25.11713
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11713
identifier_str_mv 10.30612/videre.v12i25.11713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11713/6768
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Videre
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Videre
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Revista Videre; v. 12 n. 25 (2020): Revista Videre; 223-236
2177-7837
reponame:Revista Videre (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Revista Videre (Online)
collection Revista Videre (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai
_version_ 1798325355477467136