Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Diêgo Cesar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Weissheimer, Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5658
Resumo: Escrever textos em uma segunda língua (L2) requer mais esforço cognitivo do que escrever em língua materna e, sendo a produção de linguagem benéfica ao desenvolvimento do aprendiz, faz-se necessário criar estratégias pedagógicas focadas na habilidade de escrita (writing). Este artigo vem reportar um estudo cujo objetivo foi investigar o impacto da escrita colaborativa sobre o desenvolvimento da acurácia gramatical e sobre a densidade lexical nos textos produzidos por aprendizes de inglês como L2. Os participantes produziram, colaborativamente em pequenos grupos, três peças de flash fiction, uma modalidade de narrativa curta, em 100 palavras. A produção escrita foi realizada fora de sala de aula, online por meio da ferramenta GoogleDocs, por um período de 11 semanas. Terminado o processo de escrita colaborativa, os participantes responderam a um questionário online acerca do processo de escrita colaborativa e sobre o gênero flash fiction. Os resultados quantitativos apontam para um redirecionamento de foco, do produto para o processo de composição dos textos, e para a produção de textos com mais substituições lexicais. Os resultados qualitativos revelam que os participantes identificaram tanto vantagens quanto desvantagens do processo de escrita colaborativa e da produção de flash fiction.
id UFGD-4_0deac54c72e6a5ed646914a8c96a32a6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5658
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexicalCollaborative writing of flash fiction and English learning as L2: the development of grammatical accuracy and lexical densityEscrita colaborativa. Flash fiction. Aprendizagem. Inglês como L2.Collaborative writingflash fictionlearningEnglish as L2.Escrever textos em uma segunda língua (L2) requer mais esforço cognitivo do que escrever em língua materna e, sendo a produção de linguagem benéfica ao desenvolvimento do aprendiz, faz-se necessário criar estratégias pedagógicas focadas na habilidade de escrita (writing). Este artigo vem reportar um estudo cujo objetivo foi investigar o impacto da escrita colaborativa sobre o desenvolvimento da acurácia gramatical e sobre a densidade lexical nos textos produzidos por aprendizes de inglês como L2. Os participantes produziram, colaborativamente em pequenos grupos, três peças de flash fiction, uma modalidade de narrativa curta, em 100 palavras. A produção escrita foi realizada fora de sala de aula, online por meio da ferramenta GoogleDocs, por um período de 11 semanas. Terminado o processo de escrita colaborativa, os participantes responderam a um questionário online acerca do processo de escrita colaborativa e sobre o gênero flash fiction. Os resultados quantitativos apontam para um redirecionamento de foco, do produto para o processo de composição dos textos, e para a produção de textos com mais substituições lexicais. Os resultados qualitativos revelam que os participantes identificaram tanto vantagens quanto desvantagens do processo de escrita colaborativa e da produção de flash fiction.Writing texts in a second language (L2) requires more cognitive effort than writing in the mother tongue and, as language production is beneficial to learner development, it is necessary to think up pedagogical strategies focused on writing skills. This article reports a study which aimed to investigate the impact of collaborative writing on the development of grammatical accuracy and lexical density in texts produced by learners of English as L2. The participants produced collaboratively in small groups three pieces of flash fiction, a short narrative in a hundred words. The written production took place online through GoogleDocs, during eleven weeks. Once the collaborative writing process was finished, participants answered an online questionnaire on the collaborative writing process and the flash fiction genre. The quantitative results indicate a focus redirection from the product to the process of composition, and also indicate the production of texts with more lexical substitutions. The qualitative results show that participants identified both advantages and disadvantages when it comes to the collaborative writing process and flash fiction production.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/565810.30612/raido.v11i27.5658Raído; v. 11 n. 27 (2017); 323-3371984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5658/3742Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Diêgo CesarWeissheimer, Janaina2019-07-05T15:45:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5658Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:51Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical
Collaborative writing of flash fiction and English learning as L2: the development of grammatical accuracy and lexical density
title Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical
spellingShingle Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical
Leandro, Diêgo Cesar
Escrita colaborativa. Flash fiction. Aprendizagem. Inglês como L2.
Collaborative writing
flash fiction
learning
English as L2.
title_short Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical
title_full Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical
title_fullStr Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical
title_full_unstemmed Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical
title_sort Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical
author Leandro, Diêgo Cesar
author_facet Leandro, Diêgo Cesar
Weissheimer, Janaina
author_role author
author2 Weissheimer, Janaina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Diêgo Cesar
Weissheimer, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita colaborativa. Flash fiction. Aprendizagem. Inglês como L2.
Collaborative writing
flash fiction
learning
English as L2.
topic Escrita colaborativa. Flash fiction. Aprendizagem. Inglês como L2.
Collaborative writing
flash fiction
learning
English as L2.
description Escrever textos em uma segunda língua (L2) requer mais esforço cognitivo do que escrever em língua materna e, sendo a produção de linguagem benéfica ao desenvolvimento do aprendiz, faz-se necessário criar estratégias pedagógicas focadas na habilidade de escrita (writing). Este artigo vem reportar um estudo cujo objetivo foi investigar o impacto da escrita colaborativa sobre o desenvolvimento da acurácia gramatical e sobre a densidade lexical nos textos produzidos por aprendizes de inglês como L2. Os participantes produziram, colaborativamente em pequenos grupos, três peças de flash fiction, uma modalidade de narrativa curta, em 100 palavras. A produção escrita foi realizada fora de sala de aula, online por meio da ferramenta GoogleDocs, por um período de 11 semanas. Terminado o processo de escrita colaborativa, os participantes responderam a um questionário online acerca do processo de escrita colaborativa e sobre o gênero flash fiction. Os resultados quantitativos apontam para um redirecionamento de foco, do produto para o processo de composição dos textos, e para a produção de textos com mais substituições lexicais. Os resultados qualitativos revelam que os participantes identificaram tanto vantagens quanto desvantagens do processo de escrita colaborativa e da produção de flash fiction.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5658
10.30612/raido.v11i27.5658
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5658
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i27.5658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5658/3742
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 27 (2017); 323-337
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389892620288