Toma que o espelho é seu!: artes cênicas e psico/vida em narrativas pessoais de cor/pas negras
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11804 |
Resumo: | O presente trabalho visa estabelecer um diálogo interdisciplinar entre as Artes Cênicas, os Estudos Étnico-Raciais e a Linguística Aplicada de modo a buscar respostas para o desafio de se estudar os efeitos do racismo na saúde mental de mulheres negras. Para tanto, partimos da criação e apresentação do espetáculo teatral ME Editar nas águas que me atravessam, com base na concepção estético-investigativa do Teatro das Oprimidas. Em seguida, analisamos a narrativa oral de experiência pessoal de Dandara, uma mulher negra espectadora da performance teatral. Partindo dos elementos formais da narrativa laboviana (LABOV, 1972) e da noção de perspectivismo (BRUNER; WEISSNER, 1991), a análise da narrativa aponta para o sofrimento psíquico vivenciado por mulheres negras em razão da retirada do espelho, simbolicamente representando a ausência de identidade, de autocuidado e de voz. Ao mesmo tempo, a conexão narrativa promovida pelo encontro entre a performance teatral e a roda de conversa subsequente potencializa a retomada do espelho, abrindo espaço para a ruptura dos ciclos de opressão a que as mulheres negras estão submetidas e fazendo mover as águas do silêncio. Ouvir e analisar essas histórias contribuem fundamentalmente para o desafio de se produzir conhecimento socialmente relevante e engajado na luta antirracista. |
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Toma que o espelho é seu!: artes cênicas e psico/vida em narrativas pessoais de cor/pas negrasNarrativas orais. Mulheres negras. Teatro das Oprimidas.O presente trabalho visa estabelecer um diálogo interdisciplinar entre as Artes Cênicas, os Estudos Étnico-Raciais e a Linguística Aplicada de modo a buscar respostas para o desafio de se estudar os efeitos do racismo na saúde mental de mulheres negras. Para tanto, partimos da criação e apresentação do espetáculo teatral ME Editar nas águas que me atravessam, com base na concepção estético-investigativa do Teatro das Oprimidas. Em seguida, analisamos a narrativa oral de experiência pessoal de Dandara, uma mulher negra espectadora da performance teatral. Partindo dos elementos formais da narrativa laboviana (LABOV, 1972) e da noção de perspectivismo (BRUNER; WEISSNER, 1991), a análise da narrativa aponta para o sofrimento psíquico vivenciado por mulheres negras em razão da retirada do espelho, simbolicamente representando a ausência de identidade, de autocuidado e de voz. Ao mesmo tempo, a conexão narrativa promovida pelo encontro entre a performance teatral e a roda de conversa subsequente potencializa a retomada do espelho, abrindo espaço para a ruptura dos ciclos de opressão a que as mulheres negras estão submetidas e fazendo mover as águas do silêncio. Ouvir e analisar essas histórias contribuem fundamentalmente para o desafio de se produzir conhecimento socialmente relevante e engajado na luta antirracista.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1180410.30612/raido.v14i36.11804Raído; v. 14 n. 36 (2020); 422-4431984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11804/6746Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cláudia Simone dos SantosSantos, Elisângela de JesusOliveira, Talita de2021-01-12T09:45:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11804Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-12T09:45:48Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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