“Eu quero aprender a falar”: o estudo dos gêneros orais na aula de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rosana Dutra de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dornelles, Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5042
Resumo: Este estudo buscou compreender como tratar a oralidade como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa (LP) na escola. O projeto foi desenvolvido como uma pesquisa-ação durante o Estágio Curricular em LP, no primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Bagé (RS). De cunho qualitativo, a pesquisa se configura como pesquisa-ação (LATORRE, 2003) em Linguística Aplicada e utiliza suporte teórico-metodológico da Sociolinguística Interacional (RIBEIRO; GARCEZ, 1998) e da Microetnografia Escolar (ERICKSON; SCHULTZ, 1998) para geração e análise de dados. Os instrumentos de pesquisa incluíram filmagem das aulas e produção de diário reflexivo. A partir das filmagens, foram gerados excertos que são problematizados para (i) analisar como se deu o processo de apropriação dos gêneros orais secundários (entrevista e seminário); (ii) investigar se um projeto de ensino pautado no estudo desses gêneros favorece a legitimação da oralidade como objeto de ensino. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram como o estudo sistemático dos gêneros orais secundários contribuiu no processo de apropriação desses gêneros, especialmente acionando a reflexão dos alunos sobre elementos linguísticos e paralinguísticos. Mostram também a importância que um projeto de ensino pautado no estudo sistemático dos gêneros orais tem para favorecer a legitimar a oralidade como objeto de ensino na escola.
id UFGD-4_14965faa92f965d393fde909bfb11a62
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5042
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling “Eu quero aprender a falar”: o estudo dos gêneros orais na aula de língua portuguesaOralidade. Pesquisa-ação. Ensino. Microetnografia.Este estudo buscou compreender como tratar a oralidade como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa (LP) na escola. O projeto foi desenvolvido como uma pesquisa-ação durante o Estágio Curricular em LP, no primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Bagé (RS). De cunho qualitativo, a pesquisa se configura como pesquisa-ação (LATORRE, 2003) em Linguística Aplicada e utiliza suporte teórico-metodológico da Sociolinguística Interacional (RIBEIRO; GARCEZ, 1998) e da Microetnografia Escolar (ERICKSON; SCHULTZ, 1998) para geração e análise de dados. Os instrumentos de pesquisa incluíram filmagem das aulas e produção de diário reflexivo. A partir das filmagens, foram gerados excertos que são problematizados para (i) analisar como se deu o processo de apropriação dos gêneros orais secundários (entrevista e seminário); (ii) investigar se um projeto de ensino pautado no estudo desses gêneros favorece a legitimação da oralidade como objeto de ensino. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram como o estudo sistemático dos gêneros orais secundários contribuiu no processo de apropriação desses gêneros, especialmente acionando a reflexão dos alunos sobre elementos linguísticos e paralinguísticos. Mostram também a importância que um projeto de ensino pautado no estudo sistemático dos gêneros orais tem para favorecer a legitimar a oralidade como objeto de ensino na escola.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/504210.30612/raido.v11i25.5042Raído; v. 11 n. 25 (2017); 37-631984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5042/3425Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Rosana Dutra deDornelles, Clara2019-07-02T17:27:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5042Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-02T17:27:19Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv “Eu quero aprender a falar”: o estudo dos gêneros orais na aula de língua portuguesa
title “Eu quero aprender a falar”: o estudo dos gêneros orais na aula de língua portuguesa
spellingShingle “Eu quero aprender a falar”: o estudo dos gêneros orais na aula de língua portuguesa
Sousa, Rosana Dutra de
Oralidade. Pesquisa-ação. Ensino. Microetnografia.
title_short “Eu quero aprender a falar”: o estudo dos gêneros orais na aula de língua portuguesa
title_full “Eu quero aprender a falar”: o estudo dos gêneros orais na aula de língua portuguesa
title_fullStr “Eu quero aprender a falar”: o estudo dos gêneros orais na aula de língua portuguesa
title_full_unstemmed “Eu quero aprender a falar”: o estudo dos gêneros orais na aula de língua portuguesa
title_sort “Eu quero aprender a falar”: o estudo dos gêneros orais na aula de língua portuguesa
author Sousa, Rosana Dutra de
author_facet Sousa, Rosana Dutra de
Dornelles, Clara
author_role author
author2 Dornelles, Clara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rosana Dutra de
Dornelles, Clara
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade. Pesquisa-ação. Ensino. Microetnografia.
topic Oralidade. Pesquisa-ação. Ensino. Microetnografia.
description Este estudo buscou compreender como tratar a oralidade como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa (LP) na escola. O projeto foi desenvolvido como uma pesquisa-ação durante o Estágio Curricular em LP, no primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Bagé (RS). De cunho qualitativo, a pesquisa se configura como pesquisa-ação (LATORRE, 2003) em Linguística Aplicada e utiliza suporte teórico-metodológico da Sociolinguística Interacional (RIBEIRO; GARCEZ, 1998) e da Microetnografia Escolar (ERICKSON; SCHULTZ, 1998) para geração e análise de dados. Os instrumentos de pesquisa incluíram filmagem das aulas e produção de diário reflexivo. A partir das filmagens, foram gerados excertos que são problematizados para (i) analisar como se deu o processo de apropriação dos gêneros orais secundários (entrevista e seminário); (ii) investigar se um projeto de ensino pautado no estudo desses gêneros favorece a legitimação da oralidade como objeto de ensino. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram como o estudo sistemático dos gêneros orais secundários contribuiu no processo de apropriação desses gêneros, especialmente acionando a reflexão dos alunos sobre elementos linguísticos e paralinguísticos. Mostram também a importância que um projeto de ensino pautado no estudo sistemático dos gêneros orais tem para favorecer a legitimar a oralidade como objeto de ensino na escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5042
10.30612/raido.v11i25.5042
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5042
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i25.5042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5042/3425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 25 (2017); 37-63
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389534007296