Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontara, Claudia Lopes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560
Resumo: Este artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2012; MACHADO, 2005; CRISTOVÃO E MACHADO, 2011), no ensino de línguas por meio de gêneros de texto,  no procedimento Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010; CRISTOVÃO, STUTZ, 2011, CRISTOVÃO, 2013), visa a investigar se as atividades propostas em uma Metassequência Didática promovem possibilidades de estabelecer relações com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 2012) requeridos ao professor para sua atuação enquanto trabalhador da educação.  Os dados apresentados recaíram sobre o material (Metassequência Didática) utilizado durante um curso ofertado aos professores de língua inglesa ao participarem de uma Sequência de Formação, tendo sido analisados  a partir de sua macroestrutura e sinopse relacionando-os aos saberes e capacidades docentes. Os resultados mostram  que a Metassequência Didática se aproxima da organização de uma Sequência Didática, além de suas atividades apresentarem potencialidades de abordarem certos saberes e capacidades docentes; o que nos leva a afirmar, de uma forma ainda preliminar, que o material constitui-se em um instrumento de mediação que pode vir a colaborar com o desenvolvimento dos professores envolvidos.
id UEL-3_44f178a94f65e5d5d7fdbf9a9e55177e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33560
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentesSequência de formaçãometassequência didáticasaberes e capacidades docentesLinguística aplicadalíngua estrangeira modernaformação de professoresEste artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2012; MACHADO, 2005; CRISTOVÃO E MACHADO, 2011), no ensino de línguas por meio de gêneros de texto,  no procedimento Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010; CRISTOVÃO, STUTZ, 2011, CRISTOVÃO, 2013), visa a investigar se as atividades propostas em uma Metassequência Didática promovem possibilidades de estabelecer relações com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 2012) requeridos ao professor para sua atuação enquanto trabalhador da educação.  Os dados apresentados recaíram sobre o material (Metassequência Didática) utilizado durante um curso ofertado aos professores de língua inglesa ao participarem de uma Sequência de Formação, tendo sido analisados  a partir de sua macroestrutura e sinopse relacionando-os aos saberes e capacidades docentes. Os resultados mostram  que a Metassequência Didática se aproxima da organização de uma Sequência Didática, além de suas atividades apresentarem potencialidades de abordarem certos saberes e capacidades docentes; o que nos leva a afirmar, de uma forma ainda preliminar, que o material constitui-se em um instrumento de mediação que pode vir a colaborar com o desenvolvimento dos professores envolvidos.UEL2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3356010.5433/2237-4876.2018v21n2p172Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 21 No. 2 (2018): Foreign Language Pedagogy: issues of practice, education and research; 172-198Signum: Estudos da Linguagem; v. 21 n. 2 (2018): Pedagogia de Língua Estrangeira: questões de prática, formação e pesquisa; 172-1982237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560/24457Copyright (c) 2018 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontara, Claudia LopesCristovão, Vera Lúcia Lopes2022-11-16T18:14:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33560Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:14:12Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes
title Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes
spellingShingle Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes
Pontara, Claudia Lopes
Sequência de formação
metassequência didática
saberes e capacidades docentes
Linguística aplicada
língua estrangeira moderna
formação de professores
title_short Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes
title_full Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes
title_fullStr Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes
title_full_unstemmed Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes
title_sort Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes
author Pontara, Claudia Lopes
author_facet Pontara, Claudia Lopes
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author_role author
author2 Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontara, Claudia Lopes
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência de formação
metassequência didática
saberes e capacidades docentes
Linguística aplicada
língua estrangeira moderna
formação de professores
topic Sequência de formação
metassequência didática
saberes e capacidades docentes
Linguística aplicada
língua estrangeira moderna
formação de professores
description Este artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2012; MACHADO, 2005; CRISTOVÃO E MACHADO, 2011), no ensino de línguas por meio de gêneros de texto,  no procedimento Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010; CRISTOVÃO, STUTZ, 2011, CRISTOVÃO, 2013), visa a investigar se as atividades propostas em uma Metassequência Didática promovem possibilidades de estabelecer relações com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 2012) requeridos ao professor para sua atuação enquanto trabalhador da educação.  Os dados apresentados recaíram sobre o material (Metassequência Didática) utilizado durante um curso ofertado aos professores de língua inglesa ao participarem de uma Sequência de Formação, tendo sido analisados  a partir de sua macroestrutura e sinopse relacionando-os aos saberes e capacidades docentes. Os resultados mostram  que a Metassequência Didática se aproxima da organização de uma Sequência Didática, além de suas atividades apresentarem potencialidades de abordarem certos saberes e capacidades docentes; o que nos leva a afirmar, de uma forma ainda preliminar, que o material constitui-se em um instrumento de mediação que pode vir a colaborar com o desenvolvimento dos professores envolvidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560
10.5433/2237-4876.2018v21n2p172
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2018v21n2p172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560/24457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 21 No. 2 (2018): Foreign Language Pedagogy: issues of practice, education and research; 172-198
Signum: Estudos da Linguagem; v. 21 n. 2 (2018): Pedagogia de Língua Estrangeira: questões de prática, formação e pesquisa; 172-198
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305963941920768