Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560 |
Resumo: | Este artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2012; MACHADO, 2005; CRISTOVÃO E MACHADO, 2011), no ensino de línguas por meio de gêneros de texto, no procedimento Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010; CRISTOVÃO, STUTZ, 2011, CRISTOVÃO, 2013), visa a investigar se as atividades propostas em uma Metassequência Didática promovem possibilidades de estabelecer relações com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 2012) requeridos ao professor para sua atuação enquanto trabalhador da educação. Os dados apresentados recaíram sobre o material (Metassequência Didática) utilizado durante um curso ofertado aos professores de língua inglesa ao participarem de uma Sequência de Formação, tendo sido analisados a partir de sua macroestrutura e sinopse relacionando-os aos saberes e capacidades docentes. Os resultados mostram que a Metassequência Didática se aproxima da organização de uma Sequência Didática, além de suas atividades apresentarem potencialidades de abordarem certos saberes e capacidades docentes; o que nos leva a afirmar, de uma forma ainda preliminar, que o material constitui-se em um instrumento de mediação que pode vir a colaborar com o desenvolvimento dos professores envolvidos. |
id |
UEL-3_44f178a94f65e5d5d7fdbf9a9e55177e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33560 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentesSequência de formaçãometassequência didáticasaberes e capacidades docentesLinguística aplicadalíngua estrangeira modernaformação de professoresEste artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2012; MACHADO, 2005; CRISTOVÃO E MACHADO, 2011), no ensino de línguas por meio de gêneros de texto, no procedimento Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010; CRISTOVÃO, STUTZ, 2011, CRISTOVÃO, 2013), visa a investigar se as atividades propostas em uma Metassequência Didática promovem possibilidades de estabelecer relações com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 2012) requeridos ao professor para sua atuação enquanto trabalhador da educação. Os dados apresentados recaíram sobre o material (Metassequência Didática) utilizado durante um curso ofertado aos professores de língua inglesa ao participarem de uma Sequência de Formação, tendo sido analisados a partir de sua macroestrutura e sinopse relacionando-os aos saberes e capacidades docentes. Os resultados mostram que a Metassequência Didática se aproxima da organização de uma Sequência Didática, além de suas atividades apresentarem potencialidades de abordarem certos saberes e capacidades docentes; o que nos leva a afirmar, de uma forma ainda preliminar, que o material constitui-se em um instrumento de mediação que pode vir a colaborar com o desenvolvimento dos professores envolvidos.UEL2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3356010.5433/2237-4876.2018v21n2p172Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 21 No. 2 (2018): Foreign Language Pedagogy: issues of practice, education and research; 172-198Signum: Estudos da Linguagem; v. 21 n. 2 (2018): Pedagogia de Língua Estrangeira: questões de prática, formação e pesquisa; 172-1982237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560/24457Copyright (c) 2018 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontara, Claudia LopesCristovão, Vera Lúcia Lopes2022-11-16T18:14:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33560Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:14:12Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes |
title |
Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes |
spellingShingle |
Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes Pontara, Claudia Lopes Sequência de formação metassequência didática saberes e capacidades docentes Linguística aplicada língua estrangeira moderna formação de professores |
title_short |
Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes |
title_full |
Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes |
title_fullStr |
Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes |
title_full_unstemmed |
Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes |
title_sort |
Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes |
author |
Pontara, Claudia Lopes |
author_facet |
Pontara, Claudia Lopes Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontara, Claudia Lopes Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência de formação metassequência didática saberes e capacidades docentes Linguística aplicada língua estrangeira moderna formação de professores |
topic |
Sequência de formação metassequência didática saberes e capacidades docentes Linguística aplicada língua estrangeira moderna formação de professores |
description |
Este artigo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, alicerçada nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2012; MACHADO, 2005; CRISTOVÃO E MACHADO, 2011), no ensino de línguas por meio de gêneros de texto, no procedimento Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2010; CRISTOVÃO, STUTZ, 2011, CRISTOVÃO, 2013), visa a investigar se as atividades propostas em uma Metassequência Didática promovem possibilidades de estabelecer relações com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 2012) requeridos ao professor para sua atuação enquanto trabalhador da educação. Os dados apresentados recaíram sobre o material (Metassequência Didática) utilizado durante um curso ofertado aos professores de língua inglesa ao participarem de uma Sequência de Formação, tendo sido analisados a partir de sua macroestrutura e sinopse relacionando-os aos saberes e capacidades docentes. Os resultados mostram que a Metassequência Didática se aproxima da organização de uma Sequência Didática, além de suas atividades apresentarem potencialidades de abordarem certos saberes e capacidades docentes; o que nos leva a afirmar, de uma forma ainda preliminar, que o material constitui-se em um instrumento de mediação que pode vir a colaborar com o desenvolvimento dos professores envolvidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560 10.5433/2237-4876.2018v21n2p172 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2018v21n2p172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33560/24457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 21 No. 2 (2018): Foreign Language Pedagogy: issues of practice, education and research; 172-198 Signum: Estudos da Linguagem; v. 21 n. 2 (2018): Pedagogia de Língua Estrangeira: questões de prática, formação e pesquisa; 172-198 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305963941920768 |