A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11712 |
Resumo: | Neste artigo, busco trazer uma reflexão panorâmica sobre como os Estudos em Cognição podem contribuir para a construção de uma educação linguística vinculada aos pressupostos da Linguística Aplicada contemporânea. Para fundamentar essas reflexões, parto de princípios da Linguística Aplicada que venho denominando de teórico-éticos, em especial, de estudos voltados para a compreensão da escola brasileira, das práticas escolares de letramento e da educação linguística nela desenvolvida e proponho caminhos para a inserção dos estudos em cognição nesse campo, principalmente quando buscamos discutir a construção de significados e o processo de aprendizagem que se constrói em sala de aula. Para isso, trago alguns princípios gerais dos estudos em cognição contemporâneos para posteriormente construir reflexões derivadas da inserção desses princípios no campo da Linguística Aplicada voltado para a compreensão das práticas de educação linguística que se desenvolvem no espaço escolar. |
id |
UFGD-4_24d588dbf15fcd3c707289edc1409880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11712 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXILinguística aplicada. Estudos em cognição. Educação linguística. Ensino.Neste artigo, busco trazer uma reflexão panorâmica sobre como os Estudos em Cognição podem contribuir para a construção de uma educação linguística vinculada aos pressupostos da Linguística Aplicada contemporânea. Para fundamentar essas reflexões, parto de princípios da Linguística Aplicada que venho denominando de teórico-éticos, em especial, de estudos voltados para a compreensão da escola brasileira, das práticas escolares de letramento e da educação linguística nela desenvolvida e proponho caminhos para a inserção dos estudos em cognição nesse campo, principalmente quando buscamos discutir a construção de significados e o processo de aprendizagem que se constrói em sala de aula. Para isso, trago alguns princípios gerais dos estudos em cognição contemporâneos para posteriormente construir reflexões derivadas da inserção desses princípios no campo da Linguística Aplicada voltado para a compreensão das práticas de educação linguística que se desenvolvem no espaço escolar.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1171210.30612/raido.v14i36.11712Raído; v. 14 n. 36 (2020); 190-2151984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11712/6739Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Diego da Silva2021-01-12T09:45:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11712Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-12T09:45:48Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI |
title |
A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI |
spellingShingle |
A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI Vargas, Diego da Silva Linguística aplicada. Estudos em cognição. Educação linguística. Ensino. |
title_short |
A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI |
title_full |
A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI |
title_fullStr |
A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI |
title_full_unstemmed |
A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI |
title_sort |
A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI |
author |
Vargas, Diego da Silva |
author_facet |
Vargas, Diego da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Diego da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada. Estudos em cognição. Educação linguística. Ensino. |
topic |
Linguística aplicada. Estudos em cognição. Educação linguística. Ensino. |
description |
Neste artigo, busco trazer uma reflexão panorâmica sobre como os Estudos em Cognição podem contribuir para a construção de uma educação linguística vinculada aos pressupostos da Linguística Aplicada contemporânea. Para fundamentar essas reflexões, parto de princípios da Linguística Aplicada que venho denominando de teórico-éticos, em especial, de estudos voltados para a compreensão da escola brasileira, das práticas escolares de letramento e da educação linguística nela desenvolvida e proponho caminhos para a inserção dos estudos em cognição nesse campo, principalmente quando buscamos discutir a construção de significados e o processo de aprendizagem que se constrói em sala de aula. Para isso, trago alguns princípios gerais dos estudos em cognição contemporâneos para posteriormente construir reflexões derivadas da inserção desses princípios no campo da Linguística Aplicada voltado para a compreensão das práticas de educação linguística que se desenvolvem no espaço escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11712 10.30612/raido.v14i36.11712 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11712 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v14i36.11712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11712/6739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 14 n. 36 (2020); 190-215 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390428442624 |