A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Diego da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11712
Resumo: Neste artigo, busco trazer uma reflexão panorâmica sobre como os Estudos em Cognição podem contribuir para a construção de uma educação linguística vinculada aos pressupostos da Linguística Aplicada contemporânea. Para fundamentar essas reflexões, parto de princípios da Linguística Aplicada que venho denominando de teórico-éticos, em especial, de estudos voltados para a compreensão da escola brasileira, das práticas escolares de letramento e da educação linguística nela desenvolvida e proponho caminhos para a inserção dos estudos em cognição nesse campo, principalmente quando buscamos discutir a construção de significados e o processo de aprendizagem que se constrói em sala de aula. Para isso, trago alguns princípios gerais dos estudos em cognição contemporâneos para posteriormente construir reflexões derivadas da inserção desses princípios no campo da Linguística Aplicada voltado para a compreensão das práticas de educação linguística que se desenvolvem no espaço escolar.
id UFGD-4_24d588dbf15fcd3c707289edc1409880
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11712
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXILinguística aplicada. Estudos em cognição. Educação linguística. Ensino.Neste artigo, busco trazer uma reflexão panorâmica sobre como os Estudos em Cognição podem contribuir para a construção de uma educação linguística vinculada aos pressupostos da Linguística Aplicada contemporânea. Para fundamentar essas reflexões, parto de princípios da Linguística Aplicada que venho denominando de teórico-éticos, em especial, de estudos voltados para a compreensão da escola brasileira, das práticas escolares de letramento e da educação linguística nela desenvolvida e proponho caminhos para a inserção dos estudos em cognição nesse campo, principalmente quando buscamos discutir a construção de significados e o processo de aprendizagem que se constrói em sala de aula. Para isso, trago alguns princípios gerais dos estudos em cognição contemporâneos para posteriormente construir reflexões derivadas da inserção desses princípios no campo da Linguística Aplicada voltado para a compreensão das práticas de educação linguística que se desenvolvem no espaço escolar.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1171210.30612/raido.v14i36.11712Raído; v. 14 n. 36 (2020); 190-2151984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11712/6739Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Diego da Silva2021-01-12T09:45:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11712Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-12T09:45:48Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI
title A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI
spellingShingle A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI
Vargas, Diego da Silva
Linguística aplicada. Estudos em cognição. Educação linguística. Ensino.
title_short A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI
title_full A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI
title_fullStr A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI
title_full_unstemmed A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI
title_sort A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI
author Vargas, Diego da Silva
author_facet Vargas, Diego da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Diego da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada. Estudos em cognição. Educação linguística. Ensino.
topic Linguística aplicada. Estudos em cognição. Educação linguística. Ensino.
description Neste artigo, busco trazer uma reflexão panorâmica sobre como os Estudos em Cognição podem contribuir para a construção de uma educação linguística vinculada aos pressupostos da Linguística Aplicada contemporânea. Para fundamentar essas reflexões, parto de princípios da Linguística Aplicada que venho denominando de teórico-éticos, em especial, de estudos voltados para a compreensão da escola brasileira, das práticas escolares de letramento e da educação linguística nela desenvolvida e proponho caminhos para a inserção dos estudos em cognição nesse campo, principalmente quando buscamos discutir a construção de significados e o processo de aprendizagem que se constrói em sala de aula. Para isso, trago alguns princípios gerais dos estudos em cognição contemporâneos para posteriormente construir reflexões derivadas da inserção desses princípios no campo da Linguística Aplicada voltado para a compreensão das práticas de educação linguística que se desenvolvem no espaço escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11712
10.30612/raido.v14i36.11712
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11712
identifier_str_mv 10.30612/raido.v14i36.11712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11712/6739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 14 n. 36 (2020); 190-215
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390428442624