Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3756 |
Resumo: | Neste artigo, realizamos uma articulação teórica entre pressupostos da Linguística Aplicada e da Linguística Sistêmico-Funcional, sendo esta última nossa principal teoria linguística para microanálise dos dados: relatórios escritos de estágio supervisionado obrigatório, produzidos por professores em formação inicial. Investigamos como esse professor, aqui denominado de aluno-mestre, autorrepresenta-se por meio da escrita reflexiva profissional dos referidos relatórios em uma Licenciatura Plena em Matemática. A metodologia investigativa é caracterizada pela abordagem qualitativa e pela pesquisa documental. Os resultados mostram que a escrita reflexiva profissional do gênero focalizado é pouco aproveitada para o empoderamento do aluno-mestre, no contexto da licenciatura. Apesar de os alunos-mestre conhecerem os mecanismos linguísticos indicadores de reflexão no texto, o contexto acadêmico não proporciona situações que os levem a desenvolver um olhar mais crítico sobre sua própria atuação em sala de aula da Educação Básica. |
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Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicadaLetramento do professor. Escrita acadêmica. Gênero textual.Neste artigo, realizamos uma articulação teórica entre pressupostos da Linguística Aplicada e da Linguística Sistêmico-Funcional, sendo esta última nossa principal teoria linguística para microanálise dos dados: relatórios escritos de estágio supervisionado obrigatório, produzidos por professores em formação inicial. Investigamos como esse professor, aqui denominado de aluno-mestre, autorrepresenta-se por meio da escrita reflexiva profissional dos referidos relatórios em uma Licenciatura Plena em Matemática. A metodologia investigativa é caracterizada pela abordagem qualitativa e pela pesquisa documental. Os resultados mostram que a escrita reflexiva profissional do gênero focalizado é pouco aproveitada para o empoderamento do aluno-mestre, no contexto da licenciatura. Apesar de os alunos-mestre conhecerem os mecanismos linguísticos indicadores de reflexão no texto, o contexto acadêmico não proporciona situações que os levem a desenvolver um olhar mais crítico sobre sua própria atuação em sala de aula da Educação Básica.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3756Raído; v. 8 n. 16 (2014); 223-2421984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3756/2024Pereira, Bruno GomesSilva, Wagner Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T10:12:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3756Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T10:12:18Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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