Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruno Gomes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3756
Resumo: Neste artigo, realizamos uma articulação teórica entre pressupostos da Linguística Aplicada e da Linguística Sistêmico-Funcional, sendo esta última nossa principal teoria linguística para microanálise dos dados: relatórios escritos de estágio supervisionado obrigatório, produzidos por professores em formação inicial. Investigamos como esse professor, aqui denominado de aluno-mestre, autorrepresenta-se por meio da escrita reflexiva profissional dos referidos relatórios em uma Licenciatura Plena em Matemática. A metodologia investigativa é caracterizada pela abordagem qualitativa e pela pesquisa documental. Os resultados mostram que a escrita reflexiva profissional do gênero focalizado é pouco aproveitada para o empoderamento do aluno-mestre, no contexto da licenciatura. Apesar de os alunos-mestre conhecerem os mecanismos linguísticos indicadores de reflexão no texto, o contexto acadêmico não proporciona situações que os levem a desenvolver um olhar mais crítico sobre sua própria atuação em sala de aula da Educação Básica.
id UFGD-4_5bd92a1228b74c5d49806d85f6dba7ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3756
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicadaLetramento do professor. Escrita acadêmica. Gênero textual.Neste artigo, realizamos uma articulação teórica entre pressupostos da Linguística Aplicada e da Linguística Sistêmico-Funcional, sendo esta última nossa principal teoria linguística para microanálise dos dados: relatórios escritos de estágio supervisionado obrigatório, produzidos por professores em formação inicial. Investigamos como esse professor, aqui denominado de aluno-mestre, autorrepresenta-se por meio da escrita reflexiva profissional dos referidos relatórios em uma Licenciatura Plena em Matemática. A metodologia investigativa é caracterizada pela abordagem qualitativa e pela pesquisa documental. Os resultados mostram que a escrita reflexiva profissional do gênero focalizado é pouco aproveitada para o empoderamento do aluno-mestre, no contexto da licenciatura. Apesar de os alunos-mestre conhecerem os mecanismos linguísticos indicadores de reflexão no texto, o contexto acadêmico não proporciona situações que os levem a desenvolver um olhar mais crítico sobre sua própria atuação em sala de aula da Educação Básica.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3756Raído; v. 8 n. 16 (2014); 223-2421984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3756/2024Pereira, Bruno GomesSilva, Wagner Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T10:12:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3756Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T10:12:18Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada
title Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada
spellingShingle Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada
Pereira, Bruno Gomes
Letramento do professor. Escrita acadêmica. Gênero textual.
title_short Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada
title_full Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada
title_fullStr Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada
title_full_unstemmed Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada
title_sort Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada
author Pereira, Bruno Gomes
author_facet Pereira, Bruno Gomes
Silva, Wagner Rodrigues
author_role author
author2 Silva, Wagner Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bruno Gomes
Silva, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento do professor. Escrita acadêmica. Gênero textual.
topic Letramento do professor. Escrita acadêmica. Gênero textual.
description Neste artigo, realizamos uma articulação teórica entre pressupostos da Linguística Aplicada e da Linguística Sistêmico-Funcional, sendo esta última nossa principal teoria linguística para microanálise dos dados: relatórios escritos de estágio supervisionado obrigatório, produzidos por professores em formação inicial. Investigamos como esse professor, aqui denominado de aluno-mestre, autorrepresenta-se por meio da escrita reflexiva profissional dos referidos relatórios em uma Licenciatura Plena em Matemática. A metodologia investigativa é caracterizada pela abordagem qualitativa e pela pesquisa documental. Os resultados mostram que a escrita reflexiva profissional do gênero focalizado é pouco aproveitada para o empoderamento do aluno-mestre, no contexto da licenciatura. Apesar de os alunos-mestre conhecerem os mecanismos linguísticos indicadores de reflexão no texto, o contexto acadêmico não proporciona situações que os levem a desenvolver um olhar mais crítico sobre sua própria atuação em sala de aula da Educação Básica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3756
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3756/2024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 8 n. 16 (2014); 223-242
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389420761088