El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drogui, Amábile
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17103
Resumo: Este manuscrito apresenta um relato de experiências vividas por um profissional da área de espanhol como língua estrangeira em diferentes contextos sócio-históricos. A professora pesquisadora descreve e explica como os construtos teóricos e metodológicos do interacionismo Sociodiscursivo (ISD) fazem parte de sua trajetória como professora na Educação Básica, aluna pesquisadora em programas de pós-graduação e, por fim, formadora de professores na Educação Superior. Os exemplos permitem-nos compreender não só a sua evolução ao longo do tempo, mas também como a sua atuação, ancorada na DSI, pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas com quem interage e dos contextos em que atua.
id UFGD-4_752a017ddd8c21babae709632f5bf898
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17103
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experienciasO Interacionismo Sociodiscursivo e suas contribuições para o ensino de Espanhol como língua estrangeira: um relato de experiênciasSociodiscursive Interactionism and its contributions to the teaching of Spanish as a Foreign Language: a report of experiencesInteraccionismo socio-discursivoExperiencias formativasEspañol como Lengua ExtranjeraInteraccionismo sociodiscursivoEste manuscrito apresenta um relato de experiências vividas por um profissional da área de espanhol como língua estrangeira em diferentes contextos sócio-históricos. A professora pesquisadora descreve e explica como os construtos teóricos e metodológicos do interacionismo Sociodiscursivo (ISD) fazem parte de sua trajetória como professora na Educação Básica, aluna pesquisadora em programas de pós-graduação e, por fim, formadora de professores na Educação Superior. Os exemplos permitem-nos compreender não só a sua evolução ao longo do tempo, mas também como a sua atuação, ancorada na DSI, pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas com quem interage e dos contextos em que atua.This manuscript presents an account of experiences lived by a professional in the area of Spanish as a Foreign Language, in different socio-historical contexts. The teacher and researcher describes and explains how the theoretical and methodological constructs of Sociodiscursive Interactionism (SDI) are part of her journey as a teacher in Basic Education, a researching student in postgraduate programs, and, finally, a teacher educator in Higher Education. The examples provide insights not only to her evolution throughout the process but also how her work, anchored in SDI precepts, can contribute to the development of the individuals she interacts with and the contexts in which she is involved.Este manuscrito presenta un relato de experiencias vividas por una profesional del área de español como lengua extranjera en diferentes contextos socio-históricos.  La profesora investigadora describe y explica cómo los constructos teóricos y metodológicos del Interaccionismo socio-discursivo (ISD) forman parte de su trayectoria como profesora en la Educación Básica, estudiante investigadora en programas de postgrado y, por fin, formadora de profesores en la Educación Superior.  Los ejemplos permiten comprender no solamente su evolución en el transcurso, sino también cómo su actuación, anclada en el ISD, puede contribuir para el desarrollo de las personas con las que interactúa y de los contextos donde actúa.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo revisado por parespeer-reviewed articleartigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1710310.30612/raido.v17i44.17103Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 339-3571984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17103/9852Drogui, Amábileinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T19:03:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17103Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-12-14T19:03:34Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias
O Interacionismo Sociodiscursivo e suas contribuições para o ensino de Espanhol como língua estrangeira: um relato de experiências
Sociodiscursive Interactionism and its contributions to the teaching of Spanish as a Foreign Language: a report of experiences
title El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias
spellingShingle El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias
Drogui, Amábile
Interaccionismo socio-discursivo
Experiencias formativas
Español como Lengua Extranjera
Interaccionismo sociodiscursivo
title_short El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias
title_full El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias
title_fullStr El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias
title_full_unstemmed El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias
title_sort El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias
author Drogui, Amábile
author_facet Drogui, Amábile
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drogui, Amábile
dc.subject.por.fl_str_mv Interaccionismo socio-discursivo
Experiencias formativas
Español como Lengua Extranjera
Interaccionismo sociodiscursivo
topic Interaccionismo socio-discursivo
Experiencias formativas
Español como Lengua Extranjera
Interaccionismo sociodiscursivo
description Este manuscrito apresenta um relato de experiências vividas por um profissional da área de espanhol como língua estrangeira em diferentes contextos sócio-históricos. A professora pesquisadora descreve e explica como os construtos teóricos e metodológicos do interacionismo Sociodiscursivo (ISD) fazem parte de sua trajetória como professora na Educação Básica, aluna pesquisadora em programas de pós-graduação e, por fim, formadora de professores na Educação Superior. Os exemplos permitem-nos compreender não só a sua evolução ao longo do tempo, mas também como a sua atuação, ancorada na DSI, pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas com quem interage e dos contextos em que atua.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artículo revisado por pares
peer-reviewed article
artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17103
10.30612/raido.v17i44.17103
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17103
identifier_str_mv 10.30612/raido.v17i44.17103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17103/9852
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 339-357
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316388289347584