El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17103 |
Resumo: | Este manuscrito apresenta um relato de experiências vividas por um profissional da área de espanhol como língua estrangeira em diferentes contextos sócio-históricos. A professora pesquisadora descreve e explica como os construtos teóricos e metodológicos do interacionismo Sociodiscursivo (ISD) fazem parte de sua trajetória como professora na Educação Básica, aluna pesquisadora em programas de pós-graduação e, por fim, formadora de professores na Educação Superior. Os exemplos permitem-nos compreender não só a sua evolução ao longo do tempo, mas também como a sua atuação, ancorada na DSI, pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas com quem interage e dos contextos em que atua. |
id |
UFGD-4_752a017ddd8c21babae709632f5bf898 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17103 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experienciasO Interacionismo Sociodiscursivo e suas contribuições para o ensino de Espanhol como língua estrangeira: um relato de experiênciasSociodiscursive Interactionism and its contributions to the teaching of Spanish as a Foreign Language: a report of experiencesInteraccionismo socio-discursivoExperiencias formativasEspañol como Lengua ExtranjeraInteraccionismo sociodiscursivoEste manuscrito apresenta um relato de experiências vividas por um profissional da área de espanhol como língua estrangeira em diferentes contextos sócio-históricos. A professora pesquisadora descreve e explica como os construtos teóricos e metodológicos do interacionismo Sociodiscursivo (ISD) fazem parte de sua trajetória como professora na Educação Básica, aluna pesquisadora em programas de pós-graduação e, por fim, formadora de professores na Educação Superior. Os exemplos permitem-nos compreender não só a sua evolução ao longo do tempo, mas também como a sua atuação, ancorada na DSI, pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas com quem interage e dos contextos em que atua.This manuscript presents an account of experiences lived by a professional in the area of Spanish as a Foreign Language, in different socio-historical contexts. The teacher and researcher describes and explains how the theoretical and methodological constructs of Sociodiscursive Interactionism (SDI) are part of her journey as a teacher in Basic Education, a researching student in postgraduate programs, and, finally, a teacher educator in Higher Education. The examples provide insights not only to her evolution throughout the process but also how her work, anchored in SDI precepts, can contribute to the development of the individuals she interacts with and the contexts in which she is involved.Este manuscrito presenta un relato de experiencias vividas por una profesional del área de español como lengua extranjera en diferentes contextos socio-históricos. La profesora investigadora describe y explica cómo los constructos teóricos y metodológicos del Interaccionismo socio-discursivo (ISD) forman parte de su trayectoria como profesora en la Educación Básica, estudiante investigadora en programas de postgrado y, por fin, formadora de profesores en la Educación Superior. Los ejemplos permiten comprender no solamente su evolución en el transcurso, sino también cómo su actuación, anclada en el ISD, puede contribuir para el desarrollo de las personas con las que interactúa y de los contextos donde actúa.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo revisado por parespeer-reviewed articleartigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1710310.30612/raido.v17i44.17103Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 339-3571984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17103/9852Drogui, Amábileinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T19:03:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17103Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-12-14T19:03:34Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias O Interacionismo Sociodiscursivo e suas contribuições para o ensino de Espanhol como língua estrangeira: um relato de experiências Sociodiscursive Interactionism and its contributions to the teaching of Spanish as a Foreign Language: a report of experiences |
title |
El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias |
spellingShingle |
El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias Drogui, Amábile Interaccionismo socio-discursivo Experiencias formativas Español como Lengua Extranjera Interaccionismo sociodiscursivo |
title_short |
El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias |
title_full |
El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias |
title_fullStr |
El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias |
title_full_unstemmed |
El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias |
title_sort |
El interaccionismo sociodiscursivo y sus aportes a la enseñanza del español como lengua extranjera: un relato de experiencias |
author |
Drogui, Amábile |
author_facet |
Drogui, Amábile |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drogui, Amábile |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interaccionismo socio-discursivo Experiencias formativas Español como Lengua Extranjera Interaccionismo sociodiscursivo |
topic |
Interaccionismo socio-discursivo Experiencias formativas Español como Lengua Extranjera Interaccionismo sociodiscursivo |
description |
Este manuscrito apresenta um relato de experiências vividas por um profissional da área de espanhol como língua estrangeira em diferentes contextos sócio-históricos. A professora pesquisadora descreve e explica como os construtos teóricos e metodológicos do interacionismo Sociodiscursivo (ISD) fazem parte de sua trajetória como professora na Educação Básica, aluna pesquisadora em programas de pós-graduação e, por fim, formadora de professores na Educação Superior. Os exemplos permitem-nos compreender não só a sua evolução ao longo do tempo, mas também como a sua atuação, ancorada na DSI, pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas com quem interage e dos contextos em que atua. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artículo revisado por pares peer-reviewed article artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17103 10.30612/raido.v17i44.17103 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17103 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v17i44.17103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17103/9852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 339-357 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316388289347584 |