A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedran, Patrícia Fabiana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes ao processo de produção de escrita colaborativa, em um contexto virtual de formação de professor de língua materna, a partir de uma perspectiva do letramento (Soares, 2002; Rojo, 2013 e Takaki e Maciel, 2014) e da produsage, termo cunhado por Bruns (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, desenvolvida com professores em educação pré-serviço, que fizeram uso da rede social Facebook para a realização de uma atividade colaborativa. Os resultados evidenciam a necessidade de o futuro profissional vivenciar experiências significativas de aprendizagem colaborativa que permitam reflexões sobre as dificuldades encontradas, a própria aprendizagem, o procedimento de produção textual e a função dos participantes, de forma a capacitá-lo de maneira mais crítica e reflexiva para o ensino e a aprendizagem colaborativa, rompendo paradigmas educacionais mais tradicionais no que diz respeito à produção textual.
id UFGD-4_9966c8f3ad8f31bb1b099f803e8b9f9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3944
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de línguaEscrita colaborativa. Produsage. Letramento digital. Formação de professores.Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes ao processo de produção de escrita colaborativa, em um contexto virtual de formação de professor de língua materna, a partir de uma perspectiva do letramento (Soares, 2002; Rojo, 2013 e Takaki e Maciel, 2014) e da produsage, termo cunhado por Bruns (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, desenvolvida com professores em educação pré-serviço, que fizeram uso da rede social Facebook para a realização de uma atividade colaborativa. Os resultados evidenciam a necessidade de o futuro profissional vivenciar experiências significativas de aprendizagem colaborativa que permitam reflexões sobre as dificuldades encontradas, a própria aprendizagem, o procedimento de produção textual e a função dos participantes, de forma a capacitá-lo de maneira mais crítica e reflexiva para o ensino e a aprendizagem colaborativa, rompendo paradigmas educacionais mais tradicionais no que diz respeito à produção textual.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944Raído; v. 9 n. 18 (2015); 59-841984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944/2204Bedran, Patrícia Fabianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T09:29:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3944Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T09:29:40Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua
title A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua
spellingShingle A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua
Bedran, Patrícia Fabiana
Escrita colaborativa. Produsage. Letramento digital. Formação de professores.
title_short A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua
title_full A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua
title_fullStr A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua
title_full_unstemmed A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua
title_sort A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua
author Bedran, Patrícia Fabiana
author_facet Bedran, Patrícia Fabiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedran, Patrícia Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita colaborativa. Produsage. Letramento digital. Formação de professores.
topic Escrita colaborativa. Produsage. Letramento digital. Formação de professores.
description Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes ao processo de produção de escrita colaborativa, em um contexto virtual de formação de professor de língua materna, a partir de uma perspectiva do letramento (Soares, 2002; Rojo, 2013 e Takaki e Maciel, 2014) e da produsage, termo cunhado por Bruns (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, desenvolvida com professores em educação pré-serviço, que fizeram uso da rede social Facebook para a realização de uma atividade colaborativa. Os resultados evidenciam a necessidade de o futuro profissional vivenciar experiências significativas de aprendizagem colaborativa que permitam reflexões sobre as dificuldades encontradas, a própria aprendizagem, o procedimento de produção textual e a função dos participantes, de forma a capacitá-lo de maneira mais crítica e reflexiva para o ensino e a aprendizagem colaborativa, rompendo paradigmas educacionais mais tradicionais no que diz respeito à produção textual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944/2204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 9 n. 18 (2015); 59-84
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389431246848