Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15421 |
Resumo: | A emergência da digitalidade favorece constantes mudanças nas formas de organização e disseminação dconhecimento. Nesse contexto, a linguagem escrita passa a coexistir com as outras formas de representação e ocorre o rompimento com estéticas tradicionais, formais e lineares. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi explorar as características do scrapbook digital e analisar a possibilidade de seu uso como ferramenta pedagógica para construção de conhecimentos significativos em língua inglesa. Para tanto, foram analisadas quatro produções de estudantes do ensino médio à luz dos estudos de multiletramentos e multimodalidade e de banco de dados como forma simbólica. A partir das análises, verificou-se que o scrapbook pode favorecer a organização dados e a construção de conhecimentos em aulas de língua inglesa. Em conclusão, aponta-se aqui a possibilidade de uso do scrapbook digital com fins pedagógicos em aulas de língua inglesa. |
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Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesaScrapbook digital. Banco de dados. Multiletramentos. Língua Inglesa.A emergência da digitalidade favorece constantes mudanças nas formas de organização e disseminação dconhecimento. Nesse contexto, a linguagem escrita passa a coexistir com as outras formas de representação e ocorre o rompimento com estéticas tradicionais, formais e lineares. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi explorar as características do scrapbook digital e analisar a possibilidade de seu uso como ferramenta pedagógica para construção de conhecimentos significativos em língua inglesa. Para tanto, foram analisadas quatro produções de estudantes do ensino médio à luz dos estudos de multiletramentos e multimodalidade e de banco de dados como forma simbólica. A partir das análises, verificou-se que o scrapbook pode favorecer a organização dados e a construção de conhecimentos em aulas de língua inglesa. Em conclusão, aponta-se aqui a possibilidade de uso do scrapbook digital com fins pedagógicos em aulas de língua inglesa. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1542110.30612/raido.v16i42.15421Raído; v. 16 n. 42 (2022); 84-1011984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15421/9311Copyright (c) 2022 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa da Costa Silva, Themis Rondão2023-03-04T12:28:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15421Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-03-04T12:28:25Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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