Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa da Costa Silva, Themis Rondão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15421
Resumo: A emergência da digitalidade favorece constantes mudanças nas formas de organização e disseminação dconhecimento. Nesse contexto, a linguagem escrita passa a coexistir com as outras formas de representação e ocorre o rompimento com estéticas tradicionais, formais e lineares. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi explorar as características do scrapbook digital e analisar a possibilidade de seu uso como ferramenta pedagógica para construção de conhecimentos significativos em língua inglesa. Para tanto, foram analisadas quatro produções de estudantes do ensino médio à luz dos estudos de multiletramentos e multimodalidade e de banco de dados como forma simbólica. A partir das análises, verificou-se que o scrapbook pode favorecer a organização dados e a construção de conhecimentos em aulas de língua inglesa. Em conclusão, aponta-se aqui a possibilidade de uso do scrapbook digital com fins pedagógicos em aulas de língua inglesa.  
id UFGD-4_a8b55b1c38a04253a8087650cbd60470
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15421
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesaScrapbook digital. Banco de dados. Multiletramentos. Língua Inglesa.A emergência da digitalidade favorece constantes mudanças nas formas de organização e disseminação dconhecimento. Nesse contexto, a linguagem escrita passa a coexistir com as outras formas de representação e ocorre o rompimento com estéticas tradicionais, formais e lineares. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi explorar as características do scrapbook digital e analisar a possibilidade de seu uso como ferramenta pedagógica para construção de conhecimentos significativos em língua inglesa. Para tanto, foram analisadas quatro produções de estudantes do ensino médio à luz dos estudos de multiletramentos e multimodalidade e de banco de dados como forma simbólica. A partir das análises, verificou-se que o scrapbook pode favorecer a organização dados e a construção de conhecimentos em aulas de língua inglesa. Em conclusão, aponta-se aqui a possibilidade de uso do scrapbook digital com fins pedagógicos em aulas de língua inglesa.  Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1542110.30612/raido.v16i42.15421Raído; v. 16 n. 42 (2022); 84-1011984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15421/9311Copyright (c) 2022 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa da Costa Silva, Themis Rondão2023-03-04T12:28:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15421Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-03-04T12:28:25Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa
title Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa
spellingShingle Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa
Barbosa da Costa Silva, Themis Rondão
Scrapbook digital. Banco de dados. Multiletramentos. Língua Inglesa.
title_short Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa
title_full Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa
title_fullStr Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa
title_full_unstemmed Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa
title_sort Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa
author Barbosa da Costa Silva, Themis Rondão
author_facet Barbosa da Costa Silva, Themis Rondão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa da Costa Silva, Themis Rondão
dc.subject.por.fl_str_mv Scrapbook digital. Banco de dados. Multiletramentos. Língua Inglesa.
topic Scrapbook digital. Banco de dados. Multiletramentos. Língua Inglesa.
description A emergência da digitalidade favorece constantes mudanças nas formas de organização e disseminação dconhecimento. Nesse contexto, a linguagem escrita passa a coexistir com as outras formas de representação e ocorre o rompimento com estéticas tradicionais, formais e lineares. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi explorar as características do scrapbook digital e analisar a possibilidade de seu uso como ferramenta pedagógica para construção de conhecimentos significativos em língua inglesa. Para tanto, foram analisadas quatro produções de estudantes do ensino médio à luz dos estudos de multiletramentos e multimodalidade e de banco de dados como forma simbólica. A partir das análises, verificou-se que o scrapbook pode favorecer a organização dados e a construção de conhecimentos em aulas de língua inglesa. Em conclusão, aponta-se aqui a possibilidade de uso do scrapbook digital com fins pedagógicos em aulas de língua inglesa.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15421
10.30612/raido.v16i42.15421
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15421
identifier_str_mv 10.30612/raido.v16i42.15421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15421/9311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 16 n. 42 (2022); 84-101
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316388229578752