Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17074 |
Resumo: | Este artigo traz resultados de um estudo de caso, cujo objetivo é compreender o processo de desenvolvimento da escrita acadêmico-científica de um aluno do Mestrado Profissional em Letras em Rede (Profletras) – centrado na formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica –, a partir da instrumentalização de mediações formativas do orientador. O corpus da pesquisa é composto pelas primeiras versões do texto dissertativo do mestrando, mais especificamente, pelas subseções da fundamentação teórica, as quais passaram por intervenções formativas do orientador, por meio da ferramenta de revisão Microsoft Word. Os dados são analisados e interpretados à luz dos preceitos da Semântica do Agir desenvolvida pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como das discussões que envolvem a escrita acadêmico-científica. Os resultados apontam indícios de surgimento da instância de ator na escrita do professor-pesquisador (PP), instrumentalizado por processos de mediação formativa do professor-orientador (PO). Nesse sentido, a ferramenta de revisão Microsoft Word funcionou como um instrumento mediador para um agir acadêmico-científico situado sóciohistoricamente e para a interação entre PP e PO. |
id |
UFGD-4_aec3a0f18ec777f9cffe1c247181f7af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17074 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua PortuguesaAcademic literaciesacademic-scientific writingwriting of the theoretical fundamentalletramentos acadêmicosescrita acadêmico-científicaescrita da fundamentação teóricaEste artigo traz resultados de um estudo de caso, cujo objetivo é compreender o processo de desenvolvimento da escrita acadêmico-científica de um aluno do Mestrado Profissional em Letras em Rede (Profletras) – centrado na formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica –, a partir da instrumentalização de mediações formativas do orientador. O corpus da pesquisa é composto pelas primeiras versões do texto dissertativo do mestrando, mais especificamente, pelas subseções da fundamentação teórica, as quais passaram por intervenções formativas do orientador, por meio da ferramenta de revisão Microsoft Word. Os dados são analisados e interpretados à luz dos preceitos da Semântica do Agir desenvolvida pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como das discussões que envolvem a escrita acadêmico-científica. Os resultados apontam indícios de surgimento da instância de ator na escrita do professor-pesquisador (PP), instrumentalizado por processos de mediação formativa do professor-orientador (PO). Nesse sentido, a ferramenta de revisão Microsoft Word funcionou como um instrumento mediador para um agir acadêmico-científico situado sóciohistoricamente e para a interação entre PP e PO.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo revisado por parespeer-reviewed articleartigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1707410.30612/raido.v17i44.17074Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 190-2141984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17074/9853 Barros, Eliana Merlin Deganutti deStorto, Letícia JovelinaMafra, Gabriela Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T19:04:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17074Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-12-14T19:04:38Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa |
title |
Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa Barros, Eliana Merlin Deganutti de Academic literacies academic-scientific writing writing of the theoretical fundamental letramentos acadêmicos escrita acadêmico-científica escrita da fundamentação teórica |
title_short |
Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa |
title_full |
Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa |
title_sort |
Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa |
author |
Barros, Eliana Merlin Deganutti de |
author_facet |
Barros, Eliana Merlin Deganutti de Storto, Letícia Jovelina Mafra, Gabriela Martins |
author_role |
author |
author2 |
Storto, Letícia Jovelina Mafra, Gabriela Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Eliana Merlin Deganutti de Storto, Letícia Jovelina Mafra, Gabriela Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academic literacies academic-scientific writing writing of the theoretical fundamental letramentos acadêmicos escrita acadêmico-científica escrita da fundamentação teórica |
topic |
Academic literacies academic-scientific writing writing of the theoretical fundamental letramentos acadêmicos escrita acadêmico-científica escrita da fundamentação teórica |
description |
Este artigo traz resultados de um estudo de caso, cujo objetivo é compreender o processo de desenvolvimento da escrita acadêmico-científica de um aluno do Mestrado Profissional em Letras em Rede (Profletras) – centrado na formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica –, a partir da instrumentalização de mediações formativas do orientador. O corpus da pesquisa é composto pelas primeiras versões do texto dissertativo do mestrando, mais especificamente, pelas subseções da fundamentação teórica, as quais passaram por intervenções formativas do orientador, por meio da ferramenta de revisão Microsoft Word. Os dados são analisados e interpretados à luz dos preceitos da Semântica do Agir desenvolvida pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como das discussões que envolvem a escrita acadêmico-científica. Os resultados apontam indícios de surgimento da instância de ator na escrita do professor-pesquisador (PP), instrumentalizado por processos de mediação formativa do professor-orientador (PO). Nesse sentido, a ferramenta de revisão Microsoft Word funcionou como um instrumento mediador para um agir acadêmico-científico situado sóciohistoricamente e para a interação entre PP e PO. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artículo revisado por pares peer-reviewed article artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17074 10.30612/raido.v17i44.17074 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17074 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v17i44.17074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17074/9853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 190-214 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316388288299008 |