Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Mario Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16379
Resumo: A pandemia impactou o processo de formação de professores de Língua Portuguesa nas licenciaturas de Pedagogia, em um contexto de aulas remotas e universidades com atividades presenciais paralisadas. Orientado pela abordagem Indisciplinar da Linguística Aplicada, o artigo objetiva investigar como práticas de linguagem podem contribuir para um possível fortalecimento de habilidades de leitura e escrita e também para o aumento do repertório literário dos estudantes de Pedagogia, a partir de aulas virtuais no contexto pandêmico. As interações nas aulas remotas virtuais e as leituras e produções discursivas de gêneros acadêmicos (síntese, resenha, perguntas de leitura subjetiva) e literários (mudando a história, memórias literárias) das estudantes são focalizadas. A pesquisa é de natureza qualitativa e de análise descritiva documental. As atividades realizadas parecem contribuir com o desenvolvimento linguístico, com as práticas de letramentos acadêmicos e literários dos estudantes com a ampliação de competências linguísticas, discursivas e sensíveis a questões sociais no âmbito da linguagem. Desvelou, entretanto, a partir de categorias analíticas, a necessidade de um trabalho formativo contínuo de leitura, escrita, reescrita, atividades contextualizadas com as vivências dos estudantes, para o possível fortalecimento de suas práticas letradas, que devem refletir no exercício futuro de sua profissão, como agentes de letramentos.
id UFGD-4_bd66783872744f8bd2d30b27012076f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16379
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy studentsAulas virtuais, universidades vazias e as práticas de linguagem dos estudantes de pedagogiaLetramento acadêmicoLetramento literárioFormação de professoresPandemiaAcademic literacyLiterary literacyTeacher trainingPandemicA pandemia impactou o processo de formação de professores de Língua Portuguesa nas licenciaturas de Pedagogia, em um contexto de aulas remotas e universidades com atividades presenciais paralisadas. Orientado pela abordagem Indisciplinar da Linguística Aplicada, o artigo objetiva investigar como práticas de linguagem podem contribuir para um possível fortalecimento de habilidades de leitura e escrita e também para o aumento do repertório literário dos estudantes de Pedagogia, a partir de aulas virtuais no contexto pandêmico. As interações nas aulas remotas virtuais e as leituras e produções discursivas de gêneros acadêmicos (síntese, resenha, perguntas de leitura subjetiva) e literários (mudando a história, memórias literárias) das estudantes são focalizadas. A pesquisa é de natureza qualitativa e de análise descritiva documental. As atividades realizadas parecem contribuir com o desenvolvimento linguístico, com as práticas de letramentos acadêmicos e literários dos estudantes com a ampliação de competências linguísticas, discursivas e sensíveis a questões sociais no âmbito da linguagem. Desvelou, entretanto, a partir de categorias analíticas, a necessidade de um trabalho formativo contínuo de leitura, escrita, reescrita, atividades contextualizadas com as vivências dos estudantes, para o possível fortalecimento de suas práticas letradas, que devem refletir no exercício futuro de sua profissão, como agentes de letramentos.The pandemic impacted the process of training Portuguese language teachers in Pedagogy degrees, in a context of remote classes and universities with paralyzed face-to-face activities. Guided by the Interdisciplinary approach of Applied Linguistics, the article aims to investigate how language practices can contribute to a possible strengthening of reading and writing skills and also to increase the literary repertoire of Pedagogy students, from virtual clas[1]ses in the pandemic context. The interactions in the virtual remote classes and the students’ readings and discursive productions of academic (synthesis, review, subjective reading ques[1]tions) and literary (changing history, literary memories) genres are focused. The research is of a qualitative nature and of descriptive documental analysis. The activities carried out seem to contribute to the linguistic development, with the students’ academic and literary literacies practices, with the expansion of linguistic, discursive and sensitive to social issues in the field of language. It revealed, however, from analytical categories, the need for a continuous forma[1]tive work of reading, writing, rewriting, activities contextualized with the students’ experiences, for the possible strengthening of their literate practices, which should reflect on the future exer[1]cise of their profession, as literacy agents.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1637910.30612/raido.v16i40.16379Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 135-1601984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16379/8870 Morais, Mario Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-05T19:13:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16379Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-10-05T19:13:38Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students
Aulas virtuais, universidades vazias e as práticas de linguagem dos estudantes de pedagogia
title Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students
spellingShingle Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students
Morais, Mario Ribeiro
Letramento acadêmico
Letramento literário
Formação de professores
Pandemia
Academic literacy
Literary literacy
Teacher training
Pandemic
title_short Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students
title_full Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students
title_fullStr Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students
title_full_unstemmed Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students
title_sort Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students
author Morais, Mario Ribeiro
author_facet Morais, Mario Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Mario Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento acadêmico
Letramento literário
Formação de professores
Pandemia
Academic literacy
Literary literacy
Teacher training
Pandemic
topic Letramento acadêmico
Letramento literário
Formação de professores
Pandemia
Academic literacy
Literary literacy
Teacher training
Pandemic
description A pandemia impactou o processo de formação de professores de Língua Portuguesa nas licenciaturas de Pedagogia, em um contexto de aulas remotas e universidades com atividades presenciais paralisadas. Orientado pela abordagem Indisciplinar da Linguística Aplicada, o artigo objetiva investigar como práticas de linguagem podem contribuir para um possível fortalecimento de habilidades de leitura e escrita e também para o aumento do repertório literário dos estudantes de Pedagogia, a partir de aulas virtuais no contexto pandêmico. As interações nas aulas remotas virtuais e as leituras e produções discursivas de gêneros acadêmicos (síntese, resenha, perguntas de leitura subjetiva) e literários (mudando a história, memórias literárias) das estudantes são focalizadas. A pesquisa é de natureza qualitativa e de análise descritiva documental. As atividades realizadas parecem contribuir com o desenvolvimento linguístico, com as práticas de letramentos acadêmicos e literários dos estudantes com a ampliação de competências linguísticas, discursivas e sensíveis a questões sociais no âmbito da linguagem. Desvelou, entretanto, a partir de categorias analíticas, a necessidade de um trabalho formativo contínuo de leitura, escrita, reescrita, atividades contextualizadas com as vivências dos estudantes, para o possível fortalecimento de suas práticas letradas, que devem refletir no exercício futuro de sua profissão, como agentes de letramentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16379
10.30612/raido.v16i40.16379
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16379
identifier_str_mv 10.30612/raido.v16i40.16379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16379/8870
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 135-160
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390851018752