Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16379 |
Resumo: | A pandemia impactou o processo de formação de professores de Língua Portuguesa nas licenciaturas de Pedagogia, em um contexto de aulas remotas e universidades com atividades presenciais paralisadas. Orientado pela abordagem Indisciplinar da Linguística Aplicada, o artigo objetiva investigar como práticas de linguagem podem contribuir para um possível fortalecimento de habilidades de leitura e escrita e também para o aumento do repertório literário dos estudantes de Pedagogia, a partir de aulas virtuais no contexto pandêmico. As interações nas aulas remotas virtuais e as leituras e produções discursivas de gêneros acadêmicos (síntese, resenha, perguntas de leitura subjetiva) e literários (mudando a história, memórias literárias) das estudantes são focalizadas. A pesquisa é de natureza qualitativa e de análise descritiva documental. As atividades realizadas parecem contribuir com o desenvolvimento linguístico, com as práticas de letramentos acadêmicos e literários dos estudantes com a ampliação de competências linguísticas, discursivas e sensíveis a questões sociais no âmbito da linguagem. Desvelou, entretanto, a partir de categorias analíticas, a necessidade de um trabalho formativo contínuo de leitura, escrita, reescrita, atividades contextualizadas com as vivências dos estudantes, para o possível fortalecimento de suas práticas letradas, que devem refletir no exercício futuro de sua profissão, como agentes de letramentos. |
id |
UFGD-4_bd66783872744f8bd2d30b27012076f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16379 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy studentsAulas virtuais, universidades vazias e as práticas de linguagem dos estudantes de pedagogiaLetramento acadêmicoLetramento literárioFormação de professoresPandemiaAcademic literacyLiterary literacyTeacher trainingPandemicA pandemia impactou o processo de formação de professores de Língua Portuguesa nas licenciaturas de Pedagogia, em um contexto de aulas remotas e universidades com atividades presenciais paralisadas. Orientado pela abordagem Indisciplinar da Linguística Aplicada, o artigo objetiva investigar como práticas de linguagem podem contribuir para um possível fortalecimento de habilidades de leitura e escrita e também para o aumento do repertório literário dos estudantes de Pedagogia, a partir de aulas virtuais no contexto pandêmico. As interações nas aulas remotas virtuais e as leituras e produções discursivas de gêneros acadêmicos (síntese, resenha, perguntas de leitura subjetiva) e literários (mudando a história, memórias literárias) das estudantes são focalizadas. A pesquisa é de natureza qualitativa e de análise descritiva documental. As atividades realizadas parecem contribuir com o desenvolvimento linguístico, com as práticas de letramentos acadêmicos e literários dos estudantes com a ampliação de competências linguísticas, discursivas e sensíveis a questões sociais no âmbito da linguagem. Desvelou, entretanto, a partir de categorias analíticas, a necessidade de um trabalho formativo contínuo de leitura, escrita, reescrita, atividades contextualizadas com as vivências dos estudantes, para o possível fortalecimento de suas práticas letradas, que devem refletir no exercício futuro de sua profissão, como agentes de letramentos.The pandemic impacted the process of training Portuguese language teachers in Pedagogy degrees, in a context of remote classes and universities with paralyzed face-to-face activities. Guided by the Interdisciplinary approach of Applied Linguistics, the article aims to investigate how language practices can contribute to a possible strengthening of reading and writing skills and also to increase the literary repertoire of Pedagogy students, from virtual clas[1]ses in the pandemic context. The interactions in the virtual remote classes and the students’ readings and discursive productions of academic (synthesis, review, subjective reading ques[1]tions) and literary (changing history, literary memories) genres are focused. The research is of a qualitative nature and of descriptive documental analysis. The activities carried out seem to contribute to the linguistic development, with the students’ academic and literary literacies practices, with the expansion of linguistic, discursive and sensitive to social issues in the field of language. It revealed, however, from analytical categories, the need for a continuous forma[1]tive work of reading, writing, rewriting, activities contextualized with the students’ experiences, for the possible strengthening of their literate practices, which should reflect on the future exer[1]cise of their profession, as literacy agents.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1637910.30612/raido.v16i40.16379Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 135-1601984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16379/8870 Morais, Mario Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-05T19:13:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16379Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-10-05T19:13:38Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students Aulas virtuais, universidades vazias e as práticas de linguagem dos estudantes de pedagogia |
title |
Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students |
spellingShingle |
Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students Morais, Mario Ribeiro Letramento acadêmico Letramento literário Formação de professores Pandemia Academic literacy Literary literacy Teacher training Pandemic |
title_short |
Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students |
title_full |
Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students |
title_fullStr |
Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students |
title_full_unstemmed |
Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students |
title_sort |
Virtual classes, empty universities and the language practices of pedagogy students |
author |
Morais, Mario Ribeiro |
author_facet |
Morais, Mario Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Mario Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento acadêmico Letramento literário Formação de professores Pandemia Academic literacy Literary literacy Teacher training Pandemic |
topic |
Letramento acadêmico Letramento literário Formação de professores Pandemia Academic literacy Literary literacy Teacher training Pandemic |
description |
A pandemia impactou o processo de formação de professores de Língua Portuguesa nas licenciaturas de Pedagogia, em um contexto de aulas remotas e universidades com atividades presenciais paralisadas. Orientado pela abordagem Indisciplinar da Linguística Aplicada, o artigo objetiva investigar como práticas de linguagem podem contribuir para um possível fortalecimento de habilidades de leitura e escrita e também para o aumento do repertório literário dos estudantes de Pedagogia, a partir de aulas virtuais no contexto pandêmico. As interações nas aulas remotas virtuais e as leituras e produções discursivas de gêneros acadêmicos (síntese, resenha, perguntas de leitura subjetiva) e literários (mudando a história, memórias literárias) das estudantes são focalizadas. A pesquisa é de natureza qualitativa e de análise descritiva documental. As atividades realizadas parecem contribuir com o desenvolvimento linguístico, com as práticas de letramentos acadêmicos e literários dos estudantes com a ampliação de competências linguísticas, discursivas e sensíveis a questões sociais no âmbito da linguagem. Desvelou, entretanto, a partir de categorias analíticas, a necessidade de um trabalho formativo contínuo de leitura, escrita, reescrita, atividades contextualizadas com as vivências dos estudantes, para o possível fortalecimento de suas práticas letradas, que devem refletir no exercício futuro de sua profissão, como agentes de letramentos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16379 10.30612/raido.v16i40.16379 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16379 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v16i40.16379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16379/8870 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 135-160 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390851018752 |