Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Gabriela da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-06072021-152410/
Resumo: O conceito de Inglês como Língua Franca (ILF) vem ganhando destaque em pesquisas do campo da linguagem, tanto no cenário internacional, a partir dos primeiros estudos na área realizados na Europa, quanto nacional, sendo ressignificado por pesquisadores brasileiros. Além disso, ILF se apresenta como a perspectiva que embasa o componente curricular Língua Inglesa em três diferentes documentos que regulam a Educação Básica brasileira, a saber, no âmbito nacional, a Base Nacional Comum Curricular - Ensino Fundamental (2017), e, no âmbito local, os Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral: Língua Inglesa (2016) e o Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Inglesa (2017), ambos da Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo, o que torna relevante e necessária a produção de conhecimento sobre o termo. Partindo do lócus de enunciação do pensamento decolonial e da Linguística Aplicada Crítica, essa pesquisa tem como objetivo investigar as bases epistemológicas e ontológicas do conceito de ILF tanto na produção científica de pesquisadores internacionais e nacionais, quanto nos documentos curriculares mencionados anteriormente, de modo a compreender como as noções de língua/linguagem, cultura, sujeito, conhecimento e sociedade são concebidas. A análise de textos teóricos aponta para uma complexa teia de sentidos no entorno do conceito de ILF e para a perpetuação da colonialidade no interior desse campo de estudos. Em relação aos documentos curriculares, a pesquisa permitiu identificar apropriações discursivas conflitantes do conceito, as quais poderão servir ora para a manutenção de uma função estritamente instrumental e/ou mercadológica do inglês ora para a potencialidade do seu papel crítico e político no interior do currículo.
id USP_5ddb2fb55072b6e937120261d46181ad
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06072021-152410
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonialEnglish as a lingua franca from a critical and decolonial perspectiveCritical applied linguisticsCurrículoCurriculumDecolonial thinkingEnglish as a lingua francaInglês como língua francaInterculturalidadeInterculturalityLinguística aplicada críticaPensamento decolonialO conceito de Inglês como Língua Franca (ILF) vem ganhando destaque em pesquisas do campo da linguagem, tanto no cenário internacional, a partir dos primeiros estudos na área realizados na Europa, quanto nacional, sendo ressignificado por pesquisadores brasileiros. Além disso, ILF se apresenta como a perspectiva que embasa o componente curricular Língua Inglesa em três diferentes documentos que regulam a Educação Básica brasileira, a saber, no âmbito nacional, a Base Nacional Comum Curricular - Ensino Fundamental (2017), e, no âmbito local, os Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral: Língua Inglesa (2016) e o Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Inglesa (2017), ambos da Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo, o que torna relevante e necessária a produção de conhecimento sobre o termo. Partindo do lócus de enunciação do pensamento decolonial e da Linguística Aplicada Crítica, essa pesquisa tem como objetivo investigar as bases epistemológicas e ontológicas do conceito de ILF tanto na produção científica de pesquisadores internacionais e nacionais, quanto nos documentos curriculares mencionados anteriormente, de modo a compreender como as noções de língua/linguagem, cultura, sujeito, conhecimento e sociedade são concebidas. A análise de textos teóricos aponta para uma complexa teia de sentidos no entorno do conceito de ILF e para a perpetuação da colonialidade no interior desse campo de estudos. Em relação aos documentos curriculares, a pesquisa permitiu identificar apropriações discursivas conflitantes do conceito, as quais poderão servir ora para a manutenção de uma função estritamente instrumental e/ou mercadológica do inglês ora para a potencialidade do seu papel crítico e político no interior do currículo.The concept of English as a Lingua Franca (ELF) has received great prominence in language studies, both in international and national settings, since the first studies carried out in Europe until its reinterpretation by Brazilian scholars. In addition, the ELF perspective underlies the English language guidelines in three different curricular policies in Brazilian Basic Education, namely, in a global level, the National Common Core Curriculum - Elementary School (2017), and, in a local level, Learning rights, authorship and interdisciplinarity in dialogue: English language (2016) and The City Curriculum: Elementary School: English language (2017), both from the Municipal Secretariat of Education of the City of São Paulo. Knowledge production regarding this concept is thus relevant and essential. Departing from decolonial thinking and Critical Applied Linguistic, this research aims at investigating the epistemological and ontological basis underlying the concept of ELF in national and international scientific studies and in the curricular guidelines mentioned above, in order to understand how language, culture, subject, knowledge and society are conceived. The analysis of theoretical texts points to a complex web of meanings surrounding the concept of ELF and to the prevalence of coloniality in this field of study. Regarding the curricular guidelines, the research suggests conflicting discursive appropriation of ELF serving either an instrumental function and market interests of the language or its potential for a critical and political function in the curriculum.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDuboc, Ana Paula MartinezRosa, Gabriela da Costa2021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-06072021-152410/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-07T01:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-06072021-152410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-07T01:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonial
English as a lingua franca from a critical and decolonial perspective
title Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonial
spellingShingle Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonial
Rosa, Gabriela da Costa
Critical applied linguistics
Currículo
Curriculum
Decolonial thinking
English as a lingua franca
Inglês como língua franca
Interculturalidade
Interculturality
Linguística aplicada crítica
Pensamento decolonial
title_short Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonial
title_full Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonial
title_fullStr Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonial
title_full_unstemmed Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonial
title_sort Inglês como língua franca sob um olhar crítico e decolonial
author Rosa, Gabriela da Costa
author_facet Rosa, Gabriela da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duboc, Ana Paula Martinez
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Gabriela da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Critical applied linguistics
Currículo
Curriculum
Decolonial thinking
English as a lingua franca
Inglês como língua franca
Interculturalidade
Interculturality
Linguística aplicada crítica
Pensamento decolonial
topic Critical applied linguistics
Currículo
Curriculum
Decolonial thinking
English as a lingua franca
Inglês como língua franca
Interculturalidade
Interculturality
Linguística aplicada crítica
Pensamento decolonial
description O conceito de Inglês como Língua Franca (ILF) vem ganhando destaque em pesquisas do campo da linguagem, tanto no cenário internacional, a partir dos primeiros estudos na área realizados na Europa, quanto nacional, sendo ressignificado por pesquisadores brasileiros. Além disso, ILF se apresenta como a perspectiva que embasa o componente curricular Língua Inglesa em três diferentes documentos que regulam a Educação Básica brasileira, a saber, no âmbito nacional, a Base Nacional Comum Curricular - Ensino Fundamental (2017), e, no âmbito local, os Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral: Língua Inglesa (2016) e o Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Inglesa (2017), ambos da Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo, o que torna relevante e necessária a produção de conhecimento sobre o termo. Partindo do lócus de enunciação do pensamento decolonial e da Linguística Aplicada Crítica, essa pesquisa tem como objetivo investigar as bases epistemológicas e ontológicas do conceito de ILF tanto na produção científica de pesquisadores internacionais e nacionais, quanto nos documentos curriculares mencionados anteriormente, de modo a compreender como as noções de língua/linguagem, cultura, sujeito, conhecimento e sociedade são concebidas. A análise de textos teóricos aponta para uma complexa teia de sentidos no entorno do conceito de ILF e para a perpetuação da colonialidade no interior desse campo de estudos. Em relação aos documentos curriculares, a pesquisa permitiu identificar apropriações discursivas conflitantes do conceito, as quais poderão servir ora para a manutenção de uma função estritamente instrumental e/ou mercadológica do inglês ora para a potencialidade do seu papel crítico e político no interior do currículo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-06072021-152410/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-06072021-152410/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090450229821440