O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644 |
Resumo: | Neste artigo, propomos compreender o agir do professor e de alunos no contexto de formação de tecnólogo, fazendo uma abordagem linguístico-discursiva das “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação profissional de Nível Tecnológico”. Assumimos o quadro teórico-metodológico do ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de identificar elementos constitutivos do contexto de produção e dos níveis organizacional, textual e enunciativo. As análises indicam que o tecnólogo está representado como adjuvante no processo de desenvolvimento social e a voz do professor está longe de ser um dos alvos principais na elaboração de um documento que a ele será imputado. |
id |
UFGD-4_c5094f3a256704c0365e02c00241f3ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1644 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionaisTrabalho do professor. Texto prescritivo. Formação tecnológica.Neste artigo, propomos compreender o agir do professor e de alunos no contexto de formação de tecnólogo, fazendo uma abordagem linguístico-discursiva das “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação profissional de Nível Tecnológico”. Assumimos o quadro teórico-metodológico do ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de identificar elementos constitutivos do contexto de produção e dos níveis organizacional, textual e enunciativo. As análises indicam que o tecnólogo está representado como adjuvante no processo de desenvolvimento social e a voz do professor está longe de ser um dos alvos principais na elaboração de um documento que a ele será imputado.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644Raído; v. 6 n. 11 (2012); 163-1851984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644/1153Valezi, Sueli Correia LemesNascimento, Elvira Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:42:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1644Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:42:32Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais |
title |
O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais |
spellingShingle |
O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais Valezi, Sueli Correia Lemes Trabalho do professor. Texto prescritivo. Formação tecnológica. |
title_short |
O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais |
title_full |
O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais |
title_fullStr |
O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais |
title_full_unstemmed |
O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais |
title_sort |
O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais |
author |
Valezi, Sueli Correia Lemes |
author_facet |
Valezi, Sueli Correia Lemes Nascimento, Elvira Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Elvira Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valezi, Sueli Correia Lemes Nascimento, Elvira Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho do professor. Texto prescritivo. Formação tecnológica. |
topic |
Trabalho do professor. Texto prescritivo. Formação tecnológica. |
description |
Neste artigo, propomos compreender o agir do professor e de alunos no contexto de formação de tecnólogo, fazendo uma abordagem linguístico-discursiva das “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação profissional de Nível Tecnológico”. Assumimos o quadro teórico-metodológico do ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de identificar elementos constitutivos do contexto de produção e dos níveis organizacional, textual e enunciativo. As análises indicam que o tecnólogo está representado como adjuvante no processo de desenvolvimento social e a voz do professor está longe de ser um dos alvos principais na elaboração de um documento que a ele será imputado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644/1153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 6 n. 11 (2012); 163-185 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389023350784 |