O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valezi, Sueli Correia Lemes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento, Elvira Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644
Resumo: Neste artigo, propomos compreender o agir do professor e de alunos no contexto de formação de tecnólogo, fazendo uma abordagem linguístico-discursiva das “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação profissional de Nível Tecnológico”. Assumimos o quadro teórico-metodológico do ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de identificar elementos constitutivos do contexto de produção e dos níveis organizacional, textual e enunciativo. As análises indicam que o tecnólogo está representado como adjuvante no processo de desenvolvimento social e a voz do professor está longe de ser um dos alvos principais na elaboração de um documento que a ele será imputado.
id UFGD-4_c5094f3a256704c0365e02c00241f3ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1644
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionaisTrabalho do professor. Texto prescritivo. Formação tecnológica.Neste artigo, propomos compreender o agir do professor e de alunos no contexto de formação de tecnólogo, fazendo uma abordagem linguístico-discursiva das “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação profissional de Nível Tecnológico”. Assumimos o quadro teórico-metodológico do ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de identificar elementos constitutivos do contexto de produção e dos níveis organizacional, textual e enunciativo. As análises indicam que o tecnólogo está representado como adjuvante no processo de desenvolvimento social e a voz do professor está longe de ser um dos alvos principais na elaboração de um documento que a ele será imputado.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644Raído; v. 6 n. 11 (2012); 163-1851984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644/1153Valezi, Sueli Correia LemesNascimento, Elvira Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:42:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1644Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:42:32Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais
title O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais
spellingShingle O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais
Valezi, Sueli Correia Lemes
Trabalho do professor. Texto prescritivo. Formação tecnológica.
title_short O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais
title_full O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais
title_fullStr O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais
title_full_unstemmed O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais
title_sort O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais
author Valezi, Sueli Correia Lemes
author_facet Valezi, Sueli Correia Lemes
Nascimento, Elvira Lopes
author_role author
author2 Nascimento, Elvira Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valezi, Sueli Correia Lemes
Nascimento, Elvira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho do professor. Texto prescritivo. Formação tecnológica.
topic Trabalho do professor. Texto prescritivo. Formação tecnológica.
description Neste artigo, propomos compreender o agir do professor e de alunos no contexto de formação de tecnólogo, fazendo uma abordagem linguístico-discursiva das “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação profissional de Nível Tecnológico”. Assumimos o quadro teórico-metodológico do ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de identificar elementos constitutivos do contexto de produção e dos níveis organizacional, textual e enunciativo. As análises indicam que o tecnólogo está representado como adjuvante no processo de desenvolvimento social e a voz do professor está longe de ser um dos alvos principais na elaboração de um documento que a ele será imputado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644/1153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 6 n. 11 (2012); 163-185
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389023350784