O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24997 |
Resumo: | Neste artigo, desenvolvemos uma breve análise sobre o papel do professor que atravessa o discurso materializado no Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio (2007) a partir de algumas propriedades sobre as prescrições do trabalho do professor delineadas nos documentos institucionais conforme propõem Bronckart & Machado (2004) e Machado & Bronckart (2005). As constatações em torno dos sentidos que emergem do texto analisado reforçam a tese de Machado & Bronckart sobre a ''crise da identidade do professor'', em especial porque o documento traz o professor investido em um papel de adjuvante. |
id |
UFRGS-12_c2a8d73d43faf37caf7841c64dcc4131 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/24997 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIOPapel do professor – Discurso – Textos prescritivosNeste artigo, desenvolvemos uma breve análise sobre o papel do professor que atravessa o discurso materializado no Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio (2007) a partir de algumas propriedades sobre as prescrições do trabalho do professor delineadas nos documentos institucionais conforme propõem Bronckart & Machado (2004) e Machado & Bronckart (2005). As constatações em torno dos sentidos que emergem do texto analisado reforçam a tese de Machado & Bronckart sobre a ''crise da identidade do professor'', em especial porque o documento traz o professor investido em um papel de adjuvante. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2499710.22456/2236-6385.24997Cadernos do IL; n. 38 (2009); 146-1542236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24997/14505Zolin-Vezs, FernandoValezi, Sueli Correia Lemesde Souza, Veralúcia Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-22T18:16:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/24997Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2011-12-22T18:16:41Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO |
title |
O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO Zolin-Vezs, Fernando Papel do professor – Discurso – Textos prescritivos |
title_short |
O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO |
title_full |
O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO |
author |
Zolin-Vezs, Fernando |
author_facet |
Zolin-Vezs, Fernando Valezi, Sueli Correia Lemes de Souza, Veralúcia Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Valezi, Sueli Correia Lemes de Souza, Veralúcia Guimarães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zolin-Vezs, Fernando Valezi, Sueli Correia Lemes de Souza, Veralúcia Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Papel do professor – Discurso – Textos prescritivos |
topic |
Papel do professor – Discurso – Textos prescritivos |
description |
Neste artigo, desenvolvemos uma breve análise sobre o papel do professor que atravessa o discurso materializado no Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio (2007) a partir de algumas propriedades sobre as prescrições do trabalho do professor delineadas nos documentos institucionais conforme propõem Bronckart & Machado (2004) e Machado & Bronckart (2005). As constatações em torno dos sentidos que emergem do texto analisado reforçam a tese de Machado & Bronckart sobre a ''crise da identidade do professor'', em especial porque o documento traz o professor investido em um papel de adjuvante. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24997 10.22456/2236-6385.24997 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24997 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.24997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24997/14505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 38 (2009); 146-154 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223125217280 |