O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zolin-Vezs, Fernando
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Valezi, Sueli Correia Lemes, de Souza, Veralúcia Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24997
Resumo: Neste artigo, desenvolvemos uma breve análise sobre o papel do professor que atravessa o discurso materializado no Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio (2007) a partir de algumas propriedades sobre as prescrições do trabalho do professor delineadas nos documentos institucionais conforme propõem Bronckart & Machado (2004) e Machado & Bronckart (2005). As constatações em torno dos sentidos que emergem do texto analisado reforçam a tese de Machado & Bronckart sobre a ''crise da identidade do professor'', em especial porque o documento traz o professor investido em um papel de adjuvante.
id UFRGS-12_c2a8d73d43faf37caf7841c64dcc4131
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/24997
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIOPapel do professor – Discurso – Textos prescritivosNeste artigo, desenvolvemos uma breve análise sobre o papel do professor que atravessa o discurso materializado no Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio (2007) a partir de algumas propriedades sobre as prescrições do trabalho do professor delineadas nos documentos institucionais conforme propõem Bronckart & Machado (2004) e Machado & Bronckart (2005). As constatações em torno dos sentidos que emergem do texto analisado reforçam a tese de Machado & Bronckart sobre a ''crise da identidade do professor'', em especial porque o documento traz o professor investido em um papel de adjuvante. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2499710.22456/2236-6385.24997Cadernos do IL; n. 38 (2009); 146-1542236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24997/14505Zolin-Vezs, FernandoValezi, Sueli Correia Lemesde Souza, Veralúcia Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-22T18:16:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/24997Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2011-12-22T18:16:41Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
title O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
Zolin-Vezs, Fernando
Papel do professor – Discurso – Textos prescritivos
title_short O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
title_full O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
title_sort O PAPEL ADJUVANTE DO PROFESSOR NO DOCUMENTO BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
author Zolin-Vezs, Fernando
author_facet Zolin-Vezs, Fernando
Valezi, Sueli Correia Lemes
de Souza, Veralúcia Guimarães
author_role author
author2 Valezi, Sueli Correia Lemes
de Souza, Veralúcia Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zolin-Vezs, Fernando
Valezi, Sueli Correia Lemes
de Souza, Veralúcia Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do professor – Discurso – Textos prescritivos
topic Papel do professor – Discurso – Textos prescritivos
description Neste artigo, desenvolvemos uma breve análise sobre o papel do professor que atravessa o discurso materializado no Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio (2007) a partir de algumas propriedades sobre as prescrições do trabalho do professor delineadas nos documentos institucionais conforme propõem Bronckart & Machado (2004) e Machado & Bronckart (2005). As constatações em torno dos sentidos que emergem do texto analisado reforçam a tese de Machado & Bronckart sobre a ''crise da identidade do professor'', em especial porque o documento traz o professor investido em um papel de adjuvante.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24997
10.22456/2236-6385.24997
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24997
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.24997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24997/14505
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 38 (2009); 146-154
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223125217280