HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tagata, William Mineo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2773
Resumo: O presente artigo investiga o conceito de hibridismo cultural e sua relevância para uma análise das questões de linguagem, cultura, e identidade em um mundo marcado por intensas trocas culturais e pela necessidade de abertura a diferentes saberes e modos de vida. Sugere que  o ensino de língua inglesa em uma perspectiva de letramento crítico pode conscientizar alunos e professores do hibridismo constitutivo de línguas e culturas. Esse processo de conscientização faz parte da formação de cidadãos críticos, capazes de se engajarem em práticas de tradução cultural, lidando com conflitos e convivendo com visões de mundo e interpretações oriundas de contextos culturais diversos.
id UESB-1_433cd38c1de3d6d85821542a888b7456
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2773
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICOHibridismo; Ensino de inglês; letramento Crítico.O presente artigo investiga o conceito de hibridismo cultural e sua relevância para uma análise das questões de linguagem, cultura, e identidade em um mundo marcado por intensas trocas culturais e pela necessidade de abertura a diferentes saberes e modos de vida. Sugere que  o ensino de língua inglesa em uma perspectiva de letramento crítico pode conscientizar alunos e professores do hibridismo constitutivo de línguas e culturas. Esse processo de conscientização faz parte da formação de cidadãos críticos, capazes de se engajarem em práticas de tradução cultural, lidando com conflitos e convivendo com visões de mundo e interpretações oriundas de contextos culturais diversos. Edições UESB2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2773fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 2 (2016): DOSSIÊ “ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2773/2320Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTagata, William Mineo2021-03-22T18:05:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2773Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:22.756407Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO
title HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO
spellingShingle HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO
Tagata, William Mineo
Hibridismo; Ensino de inglês; letramento Crítico.
title_short HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO
title_full HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO
title_fullStr HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO
title_full_unstemmed HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO
title_sort HIBRIDISMO CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO CRÍTICO
author Tagata, William Mineo
author_facet Tagata, William Mineo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tagata, William Mineo
dc.subject.por.fl_str_mv Hibridismo; Ensino de inglês; letramento Crítico.
topic Hibridismo; Ensino de inglês; letramento Crítico.
description O presente artigo investiga o conceito de hibridismo cultural e sua relevância para uma análise das questões de linguagem, cultura, e identidade em um mundo marcado por intensas trocas culturais e pela necessidade de abertura a diferentes saberes e modos de vida. Sugere que  o ensino de língua inglesa em uma perspectiva de letramento crítico pode conscientizar alunos e professores do hibridismo constitutivo de línguas e culturas. Esse processo de conscientização faz parte da formação de cidadãos críticos, capazes de se engajarem em práticas de tradução cultural, lidando com conflitos e convivendo com visões de mundo e interpretações oriundas de contextos culturais diversos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2773
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2773/2320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 2 (2016): DOSSIÊ “ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1799318973657907200