Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11810 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um projeto para o ensino de língua inglesa utilizando a rede social Facebook como uma alternativa ao uso exclusivo do livro didático, partindo da observação do contexto sócio-histórico dos alunos e de que as redes são recursos pedagógicos já existentes em sua realidade, não sendo, portanto, mais uma tarefa imposta verticalmente pelo professor. O objetivo deste artigo é demonstrar como o arcabouço teórico aqui apresentado emerge da prática durante tal projeto. Observa-se que ele se articula com os documentos oficiais da Prefeitura de São Paulo (2016) nos quais a escola é vista como um ambiente transformador do indivíduo para além de seus muros, bem como com a concepção de Vygotsky (1934) de instrumento-e-resultado, a qual considera o movimento de ensino-aprendizagem como sendo processual, tendo os processos e resultados a mesma importância no desenvolvimento do indivíduo. Está também articulado à noção de horizontalidade trazida pela aprendizagem no ciberespaço, de acordo com Santaella (2010). O estudo que se desenvolve a partir desse projeto está no campo da Linguística Aplicada, sendo consonante com a visão de interdisciplinaridade de Fazenda (2017) e de transdisciplinaridade de Celani (2017) e Nicolescu (2013). |
id |
UFGD-4_ca44aec7d803ae9483c8b7d1a3df2a6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11810 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no FacebookEnsino de línguas. Interdisciplinaridade. Redes sociais. Projeto educacional. Facebook.Este trabalho apresenta um projeto para o ensino de língua inglesa utilizando a rede social Facebook como uma alternativa ao uso exclusivo do livro didático, partindo da observação do contexto sócio-histórico dos alunos e de que as redes são recursos pedagógicos já existentes em sua realidade, não sendo, portanto, mais uma tarefa imposta verticalmente pelo professor. O objetivo deste artigo é demonstrar como o arcabouço teórico aqui apresentado emerge da prática durante tal projeto. Observa-se que ele se articula com os documentos oficiais da Prefeitura de São Paulo (2016) nos quais a escola é vista como um ambiente transformador do indivíduo para além de seus muros, bem como com a concepção de Vygotsky (1934) de instrumento-e-resultado, a qual considera o movimento de ensino-aprendizagem como sendo processual, tendo os processos e resultados a mesma importância no desenvolvimento do indivíduo. Está também articulado à noção de horizontalidade trazida pela aprendizagem no ciberespaço, de acordo com Santaella (2010). O estudo que se desenvolve a partir desse projeto está no campo da Linguística Aplicada, sendo consonante com a visão de interdisciplinaridade de Fazenda (2017) e de transdisciplinaridade de Celani (2017) e Nicolescu (2013).Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1181010.30612/raido.v14i36.11810Raído; v. 14 n. 36 (2020); 252-2661984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11810/6715Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuriana, Marina Borges2021-01-12T09:45:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11810Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-12T09:45:48Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook |
title |
Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook |
spellingShingle |
Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook Muriana, Marina Borges Ensino de línguas. Interdisciplinaridade. Redes sociais. Projeto educacional. Facebook. |
title_short |
Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook |
title_full |
Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook |
title_fullStr |
Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook |
title_full_unstemmed |
Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook |
title_sort |
Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook |
author |
Muriana, Marina Borges |
author_facet |
Muriana, Marina Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muriana, Marina Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas. Interdisciplinaridade. Redes sociais. Projeto educacional. Facebook. |
topic |
Ensino de línguas. Interdisciplinaridade. Redes sociais. Projeto educacional. Facebook. |
description |
Este trabalho apresenta um projeto para o ensino de língua inglesa utilizando a rede social Facebook como uma alternativa ao uso exclusivo do livro didático, partindo da observação do contexto sócio-histórico dos alunos e de que as redes são recursos pedagógicos já existentes em sua realidade, não sendo, portanto, mais uma tarefa imposta verticalmente pelo professor. O objetivo deste artigo é demonstrar como o arcabouço teórico aqui apresentado emerge da prática durante tal projeto. Observa-se que ele se articula com os documentos oficiais da Prefeitura de São Paulo (2016) nos quais a escola é vista como um ambiente transformador do indivíduo para além de seus muros, bem como com a concepção de Vygotsky (1934) de instrumento-e-resultado, a qual considera o movimento de ensino-aprendizagem como sendo processual, tendo os processos e resultados a mesma importância no desenvolvimento do indivíduo. Está também articulado à noção de horizontalidade trazida pela aprendizagem no ciberespaço, de acordo com Santaella (2010). O estudo que se desenvolve a partir desse projeto está no campo da Linguística Aplicada, sendo consonante com a visão de interdisciplinaridade de Fazenda (2017) e de transdisciplinaridade de Celani (2017) e Nicolescu (2013). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11810 10.30612/raido.v14i36.11810 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11810 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v14i36.11810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11810/6715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 14 n. 36 (2020); 252-266 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390700023808 |