O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133736 |
Resumo: | Os recursos tecnológicos e as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas desse tempo histórico. A escola ainda é resistente quanto ao uso das redes sociais como recurso pedagógico. Os professores divergem quanto a inclusão das redes sociais no seu exercício docente, há posições a favor e outras contra. As restrições iniciam pelo medo de perder o controle em relação ao comportamento dos alunos e passam por questões como o despreparo do professor em relação ao uso das mídias, posturas autoritárias e pelo medo de ousar fazer diferente o seu ofício de ensinar. E como o conhecimento não pode ser oferecido ou doado pelo educador ao educando e sim construído pela própria pessoa através de suas vivências, este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que testa as possibilidades de uso do Facebook como recurso nas aulas de língua inglesa numa turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. |
id |
UFRGS-2_d042c3d3a46fbaa220ecdeb1fd0ddf2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133736 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Úrsula Brancher daVieira, Martha Barcellos2016-03-15T02:07:37Z2015http://hdl.handle.net/10183/133736000982508Os recursos tecnológicos e as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas desse tempo histórico. A escola ainda é resistente quanto ao uso das redes sociais como recurso pedagógico. Os professores divergem quanto a inclusão das redes sociais no seu exercício docente, há posições a favor e outras contra. As restrições iniciam pelo medo de perder o controle em relação ao comportamento dos alunos e passam por questões como o despreparo do professor em relação ao uso das mídias, posturas autoritárias e pelo medo de ousar fazer diferente o seu ofício de ensinar. E como o conhecimento não pode ser oferecido ou doado pelo educador ao educando e sim construído pela própria pessoa através de suas vivências, este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que testa as possibilidades de uso do Facebook como recurso nas aulas de língua inglesa numa turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual.Technological resources and social networks are part the daily lives of people of that historical time. The school is still tough as the use of social networks as an educational resource. Teachers differ on the inclusion of social networks as a teaching exercise, there are positions in favor and against others. The restrictions start by fear of losing control over the behavior of students and go through issues such as teacher's unpreparedness regarding the use of the media, authoritarian attitudes and fear to dare do otherwise their office of teaching. And how knowledge cannot be offered or donated by the teacher to the student, but built by the person through their experiences, this research presents an educational proposal that tests the possibilities of using Facebook as a resource in the English language classes in a class 3rd year of high school from a public school.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Língua inglesaConstrução do conhecimentoRedes sociaisFacebookInteractivityKnowledge constructionO facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982508.pdf000982508.pdfTexto completoapplication/pdf1429949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/1/000982508.pdffcd261c251917f3a6b96e1a4db5f1e4dMD51TEXT000982508.pdf.txt000982508.pdf.txtExtracted Texttext/plain62693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/2/000982508.pdf.txt10f1156f54f1c8c3fdfe9b1ca664cee1MD52THUMBNAIL000982508.pdf.jpg000982508.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/3/000982508.pdf.jpg6f2a52d2368e0cd177fe62e90a64740fMD5310183/1337362018-10-26 10:21:29.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa |
title |
O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa |
spellingShingle |
O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa Costa, Úrsula Brancher da Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Língua inglesa Construção do conhecimento Redes sociais Interactivity Knowledge construction |
title_short |
O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa |
title_full |
O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa |
title_fullStr |
O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa |
title_full_unstemmed |
O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa |
title_sort |
O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa |
author |
Costa, Úrsula Brancher da |
author_facet |
Costa, Úrsula Brancher da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Úrsula Brancher da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Martha Barcellos |
contributor_str_mv |
Vieira, Martha Barcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Língua inglesa Construção do conhecimento Redes sociais |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Língua inglesa Construção do conhecimento Redes sociais Interactivity Knowledge construction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Facebook Interactivity Knowledge construction |
description |
Os recursos tecnológicos e as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas desse tempo histórico. A escola ainda é resistente quanto ao uso das redes sociais como recurso pedagógico. Os professores divergem quanto a inclusão das redes sociais no seu exercício docente, há posições a favor e outras contra. As restrições iniciam pelo medo de perder o controle em relação ao comportamento dos alunos e passam por questões como o despreparo do professor em relação ao uso das mídias, posturas autoritárias e pelo medo de ousar fazer diferente o seu ofício de ensinar. E como o conhecimento não pode ser oferecido ou doado pelo educador ao educando e sim construído pela própria pessoa através de suas vivências, este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que testa as possibilidades de uso do Facebook como recurso nas aulas de língua inglesa numa turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T02:07:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133736 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982508 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133736 |
identifier_str_mv |
000982508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/1/000982508.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/2/000982508.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/3/000982508.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcd261c251917f3a6b96e1a4db5f1e4d 10f1156f54f1c8c3fdfe9b1ca664cee1 6f2a52d2368e0cd177fe62e90a64740f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447163402977280 |