O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Úrsula Brancher da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133736
Resumo: Os recursos tecnológicos e as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas desse tempo histórico. A escola ainda é resistente quanto ao uso das redes sociais como recurso pedagógico. Os professores divergem quanto a inclusão das redes sociais no seu exercício docente, há posições a favor e outras contra. As restrições iniciam pelo medo de perder o controle em relação ao comportamento dos alunos e passam por questões como o despreparo do professor em relação ao uso das mídias, posturas autoritárias e pelo medo de ousar fazer diferente o seu ofício de ensinar. E como o conhecimento não pode ser oferecido ou doado pelo educador ao educando e sim construído pela própria pessoa através de suas vivências, este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que testa as possibilidades de uso do Facebook como recurso nas aulas de língua inglesa numa turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual.
id UFRGS-2_d042c3d3a46fbaa220ecdeb1fd0ddf2b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133736
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Úrsula Brancher daVieira, Martha Barcellos2016-03-15T02:07:37Z2015http://hdl.handle.net/10183/133736000982508Os recursos tecnológicos e as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas desse tempo histórico. A escola ainda é resistente quanto ao uso das redes sociais como recurso pedagógico. Os professores divergem quanto a inclusão das redes sociais no seu exercício docente, há posições a favor e outras contra. As restrições iniciam pelo medo de perder o controle em relação ao comportamento dos alunos e passam por questões como o despreparo do professor em relação ao uso das mídias, posturas autoritárias e pelo medo de ousar fazer diferente o seu ofício de ensinar. E como o conhecimento não pode ser oferecido ou doado pelo educador ao educando e sim construído pela própria pessoa através de suas vivências, este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que testa as possibilidades de uso do Facebook como recurso nas aulas de língua inglesa numa turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual.Technological resources and social networks are part the daily lives of people of that historical time. The school is still tough as the use of social networks as an educational resource. Teachers differ on the inclusion of social networks as a teaching exercise, there are positions in favor and against others. The restrictions start by fear of losing control over the behavior of students and go through issues such as teacher's unpreparedness regarding the use of the media, authoritarian attitudes and fear to dare do otherwise their office of teaching. And how knowledge cannot be offered or donated by the teacher to the student, but built by the person through their experiences, this research presents an educational proposal that tests the possibilities of using Facebook as a resource in the English language classes in a class 3rd year of high school from a public school.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Língua inglesaConstrução do conhecimentoRedes sociaisFacebookInteractivityKnowledge constructionO facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982508.pdf000982508.pdfTexto completoapplication/pdf1429949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/1/000982508.pdffcd261c251917f3a6b96e1a4db5f1e4dMD51TEXT000982508.pdf.txt000982508.pdf.txtExtracted Texttext/plain62693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/2/000982508.pdf.txt10f1156f54f1c8c3fdfe9b1ca664cee1MD52THUMBNAIL000982508.pdf.jpg000982508.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/3/000982508.pdf.jpg6f2a52d2368e0cd177fe62e90a64740fMD5310183/1337362018-10-26 10:21:29.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa
title O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa
spellingShingle O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa
Costa, Úrsula Brancher da
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua inglesa
Construção do conhecimento
Redes sociais
Facebook
Interactivity
Knowledge construction
title_short O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa
title_full O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa
title_fullStr O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa
title_full_unstemmed O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa
title_sort O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa
author Costa, Úrsula Brancher da
author_facet Costa, Úrsula Brancher da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Úrsula Brancher da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Martha Barcellos
contributor_str_mv Vieira, Martha Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua inglesa
Construção do conhecimento
Redes sociais
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua inglesa
Construção do conhecimento
Redes sociais
Facebook
Interactivity
Knowledge construction
dc.subject.eng.fl_str_mv Facebook
Interactivity
Knowledge construction
description Os recursos tecnológicos e as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas desse tempo histórico. A escola ainda é resistente quanto ao uso das redes sociais como recurso pedagógico. Os professores divergem quanto a inclusão das redes sociais no seu exercício docente, há posições a favor e outras contra. As restrições iniciam pelo medo de perder o controle em relação ao comportamento dos alunos e passam por questões como o despreparo do professor em relação ao uso das mídias, posturas autoritárias e pelo medo de ousar fazer diferente o seu ofício de ensinar. E como o conhecimento não pode ser oferecido ou doado pelo educador ao educando e sim construído pela própria pessoa através de suas vivências, este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que testa as possibilidades de uso do Facebook como recurso nas aulas de língua inglesa numa turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T02:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133736
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982508
url http://hdl.handle.net/10183/133736
identifier_str_mv 000982508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/1/000982508.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/2/000982508.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133736/3/000982508.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fcd261c251917f3a6b96e1a4db5f1e4d
10f1156f54f1c8c3fdfe9b1ca664cee1
6f2a52d2368e0cd177fe62e90a64740f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447163402977280