A (re) escrita na formação docente: ações e intervenções com o uso de mídia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kleber Ferreira da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves, Adair Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3760
Resumo: Os resultados apresentados neste artigo decorrem de pesquisa realizada no campo da Linguística Aplicada, mais particularmente na formação inicial de professores, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com alunos do 4º ano do Curso de Letras. Embasada teoricamente em estudos de reescrita do contexto tradicional e digital, procura-se: i) verificar o impacto das ferramentas tecnológicas em contextos assíncronos, com enfoque especial para a plataforma Moodle e o e-mail como instrumento de envio de mensagens, na revisão de textos; ii) investigar se os procedimentos de reescrita do contexto escolar tradicional, estabelecidos na área, emergem nos contextos mediados por ferramentas digitais; iii) verificar como as intervenções feitas pelo professor na revisão do texto são incorporadas na reescrita do aluno. Com base nos resultados alcançados, pode-se afirmar que a reescrita mediada em plataformas digitais se constitui de sobreposições e complementaridades em relação às práticas de uso da (re) escrita tradicional evidenciando práticas sociais que, materializadas em ações humanas, replicam, na esfera digital, o que já é consolidado no tradicional.
id UFGD-4_e01c17fd914e8cf42a6c7ae984e52d9d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3760
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling A (re) escrita na formação docente: ações e intervenções com o uso de mídia digitalFormação de professores. Reescrita. Plataformas digitais.Os resultados apresentados neste artigo decorrem de pesquisa realizada no campo da Linguística Aplicada, mais particularmente na formação inicial de professores, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com alunos do 4º ano do Curso de Letras. Embasada teoricamente em estudos de reescrita do contexto tradicional e digital, procura-se: i) verificar o impacto das ferramentas tecnológicas em contextos assíncronos, com enfoque especial para a plataforma Moodle e o e-mail como instrumento de envio de mensagens, na revisão de textos; ii) investigar se os procedimentos de reescrita do contexto escolar tradicional, estabelecidos na área, emergem nos contextos mediados por ferramentas digitais; iii) verificar como as intervenções feitas pelo professor na revisão do texto são incorporadas na reescrita do aluno. Com base nos resultados alcançados, pode-se afirmar que a reescrita mediada em plataformas digitais se constitui de sobreposições e complementaridades em relação às práticas de uso da (re) escrita tradicional evidenciando práticas sociais que, materializadas em ações humanas, replicam, na esfera digital, o que já é consolidado no tradicional.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3760Raído; v. 8 n. 16 (2014); 95-1241984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3760/2017https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3760/2018Silva, Kleber Ferreira daGonçalves, Adair Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T10:12:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3760Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T10:12:17Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A (re) escrita na formação docente: ações e intervenções com o uso de mídia digital
title A (re) escrita na formação docente: ações e intervenções com o uso de mídia digital
spellingShingle A (re) escrita na formação docente: ações e intervenções com o uso de mídia digital
Silva, Kleber Ferreira da
Formação de professores. Reescrita. Plataformas digitais.
title_short A (re) escrita na formação docente: ações e intervenções com o uso de mídia digital
title_full A (re) escrita na formação docente: ações e intervenções com o uso de mídia digital
title_fullStr A (re) escrita na formação docente: ações e intervenções com o uso de mídia digital
title_full_unstemmed A (re) escrita na formação docente: ações e intervenções com o uso de mídia digital
title_sort A (re) escrita na formação docente: ações e intervenções com o uso de mídia digital
author Silva, Kleber Ferreira da
author_facet Silva, Kleber Ferreira da
Gonçalves, Adair Vieira
author_role author
author2 Gonçalves, Adair Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kleber Ferreira da
Gonçalves, Adair Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Reescrita. Plataformas digitais.
topic Formação de professores. Reescrita. Plataformas digitais.
description Os resultados apresentados neste artigo decorrem de pesquisa realizada no campo da Linguística Aplicada, mais particularmente na formação inicial de professores, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com alunos do 4º ano do Curso de Letras. Embasada teoricamente em estudos de reescrita do contexto tradicional e digital, procura-se: i) verificar o impacto das ferramentas tecnológicas em contextos assíncronos, com enfoque especial para a plataforma Moodle e o e-mail como instrumento de envio de mensagens, na revisão de textos; ii) investigar se os procedimentos de reescrita do contexto escolar tradicional, estabelecidos na área, emergem nos contextos mediados por ferramentas digitais; iii) verificar como as intervenções feitas pelo professor na revisão do texto são incorporadas na reescrita do aluno. Com base nos resultados alcançados, pode-se afirmar que a reescrita mediada em plataformas digitais se constitui de sobreposições e complementaridades em relação às práticas de uso da (re) escrita tradicional evidenciando práticas sociais que, materializadas em ações humanas, replicam, na esfera digital, o que já é consolidado no tradicional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3760
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3760/2017
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3760/2018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 8 n. 16 (2014); 95-124
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389421809664