Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa empreendida com alunos do curso de Letras/Português da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) que buscou analisar a compreensão dos alunos sobre a escrita de gêneros acadêmicos em disciplinas de estágio supervisionado em Língua Portuguesa, realizada no último ano do curso integral, em 2014. Consideramos que a inserção do aluno em práticas de escrita de gêneros acadêmicos é um importante processo de socialização. Como metodologia, utilizamos questionário aberto, aplicado ao final do período em que os alunos produziram seus textos, após escrita-reescrita-reflexão sobre a escrita. Os dados mostram que a) uma minoria discente está imersa em práticas de escrita acadêmica ao longo do curso de Letras; b) os alunos deparam-se ao final do curso com dificuldades de escrita ainda não detectadas ao longo da graduação; c) há maior envolvimento dos alunos na escrita de artigos e relatos quando há contexto de circulação. |
id |
UFGD-4_eabaf20b73286fd3ff3fc9bfa9e9e374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5605 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua PortuguesaWriting and teaching education: challenges in writing practice in initial training for teaching in portugueseFormação de professores. Gêneros textuais. Escrita.Teacher TrainingText GenresWriting.Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa empreendida com alunos do curso de Letras/Português da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) que buscou analisar a compreensão dos alunos sobre a escrita de gêneros acadêmicos em disciplinas de estágio supervisionado em Língua Portuguesa, realizada no último ano do curso integral, em 2014. Consideramos que a inserção do aluno em práticas de escrita de gêneros acadêmicos é um importante processo de socialização. Como metodologia, utilizamos questionário aberto, aplicado ao final do período em que os alunos produziram seus textos, após escrita-reescrita-reflexão sobre a escrita. Os dados mostram que a) uma minoria discente está imersa em práticas de escrita acadêmica ao longo do curso de Letras; b) os alunos deparam-se ao final do curso com dificuldades de escrita ainda não detectadas ao longo da graduação; c) há maior envolvimento dos alunos na escrita de artigos e relatos quando há contexto de circulação.This work shows the result of a research with Portuguese Language students of Federal University of Juiz de Fora (MG) that analysed their understanding about academic genres written in supervised internship of Portuguese Language in last period of full time course in 2014. We understand that the student’s insertion in written practices of academic genres is an important socialization process. Methodologically, we used open questionnaire applied at the end of the period when the students wrote their texts, after writing – rewriting – reflection about written. The data show us that a) a minority of students is immersed in academic written practice during the Portuguese Language undergraduation; b) the students face up difficulties in writing not detected along the course; c) there is more student’s engagement in the written of paper and reports in circulation context. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/560510.30612/raido.v11i27.5605Raído; v. 11 n. 27 (2017); 206-2231984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605/3737Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Tânia GuedesReis, Andreia Rezende Garcia2019-07-05T15:45:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5605Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:51Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa Writing and teaching education: challenges in writing practice in initial training for teaching in portuguese |
title |
Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa Magalhães, Tânia Guedes Formação de professores. Gêneros textuais. Escrita. Teacher Training Text Genres Writing. |
title_short |
Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa |
title_full |
Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa |
title_sort |
Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa |
author |
Magalhães, Tânia Guedes |
author_facet |
Magalhães, Tânia Guedes Reis, Andreia Rezende Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Andreia Rezende Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Tânia Guedes Reis, Andreia Rezende Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Gêneros textuais. Escrita. Teacher Training Text Genres Writing. |
topic |
Formação de professores. Gêneros textuais. Escrita. Teacher Training Text Genres Writing. |
description |
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa empreendida com alunos do curso de Letras/Português da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) que buscou analisar a compreensão dos alunos sobre a escrita de gêneros acadêmicos em disciplinas de estágio supervisionado em Língua Portuguesa, realizada no último ano do curso integral, em 2014. Consideramos que a inserção do aluno em práticas de escrita de gêneros acadêmicos é um importante processo de socialização. Como metodologia, utilizamos questionário aberto, aplicado ao final do período em que os alunos produziram seus textos, após escrita-reescrita-reflexão sobre a escrita. Os dados mostram que a) uma minoria discente está imersa em práticas de escrita acadêmica ao longo do curso de Letras; b) os alunos deparam-se ao final do curso com dificuldades de escrita ainda não detectadas ao longo da graduação; c) há maior envolvimento dos alunos na escrita de artigos e relatos quando há contexto de circulação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605 10.30612/raido.v11i27.5605 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v11i27.5605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605/3737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 11 n. 27 (2017); 206-223 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389878988800 |