Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Tânia Guedes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reis, Andreia Rezende Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa empreendida com alunos do curso de Letras/Português da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) que buscou analisar a compreensão dos alunos sobre a escrita de gêneros acadêmicos em disciplinas de estágio supervisionado em Língua Portuguesa, realizada no último ano do curso integral, em 2014. Consideramos que a inserção do aluno em práticas de escrita de gêneros acadêmicos é um importante processo de socialização. Como metodologia, utilizamos questionário aberto, aplicado ao final do período em que os alunos produziram seus textos, após escrita-reescrita-reflexão sobre a escrita. Os dados mostram que a) uma minoria discente está imersa em práticas de escrita acadêmica ao longo do curso de Letras; b) os alunos deparam-se ao final do curso com dificuldades de escrita ainda não detectadas ao longo da graduação; c) há maior envolvimento dos alunos na escrita de artigos e relatos quando há contexto de circulação.
id UFGD-4_eabaf20b73286fd3ff3fc9bfa9e9e374
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5605
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua PortuguesaWriting and teaching education: challenges in writing practice in initial training for teaching in portugueseFormação de professores. Gêneros textuais. Escrita.Teacher TrainingText GenresWriting.Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa empreendida com alunos do curso de Letras/Português da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) que buscou analisar a compreensão dos alunos sobre a escrita de gêneros acadêmicos em disciplinas de estágio supervisionado em Língua Portuguesa, realizada no último ano do curso integral, em 2014. Consideramos que a inserção do aluno em práticas de escrita de gêneros acadêmicos é um importante processo de socialização. Como metodologia, utilizamos questionário aberto, aplicado ao final do período em que os alunos produziram seus textos, após escrita-reescrita-reflexão sobre a escrita. Os dados mostram que a) uma minoria discente está imersa em práticas de escrita acadêmica ao longo do curso de Letras; b) os alunos deparam-se ao final do curso com dificuldades de escrita ainda não detectadas ao longo da graduação; c) há maior envolvimento dos alunos na escrita de artigos e relatos quando há contexto de circulação.This work shows the result of a research with Portuguese Language students of Federal University of Juiz de Fora (MG) that analysed their understanding about academic genres written in supervised internship of Portuguese Language in last period of full time course in 2014. We understand that the student’s insertion in written practices of academic genres is an important socialization process. Methodologically, we used open questionnaire applied at the end of the period when the students wrote their texts, after writing – rewriting – reflection about written. The data show us that a) a minority of students is immersed in academic written practice during the Portuguese Language undergraduation; b) the students face up difficulties in writing not detected along the course; c) there is more student’s engagement in the written of paper and reports in circulation context. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/560510.30612/raido.v11i27.5605Raído; v. 11 n. 27 (2017); 206-2231984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605/3737Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Tânia GuedesReis, Andreia Rezende Garcia2019-07-05T15:45:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5605Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:51Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
Writing and teaching education: challenges in writing practice in initial training for teaching in portuguese
title Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
spellingShingle Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
Magalhães, Tânia Guedes
Formação de professores. Gêneros textuais. Escrita.
Teacher Training
Text Genres
Writing.
title_short Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
title_full Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
title_fullStr Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
title_sort Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
author Magalhães, Tânia Guedes
author_facet Magalhães, Tânia Guedes
Reis, Andreia Rezende Garcia
author_role author
author2 Reis, Andreia Rezende Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Tânia Guedes
Reis, Andreia Rezende Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Gêneros textuais. Escrita.
Teacher Training
Text Genres
Writing.
topic Formação de professores. Gêneros textuais. Escrita.
Teacher Training
Text Genres
Writing.
description Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa empreendida com alunos do curso de Letras/Português da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) que buscou analisar a compreensão dos alunos sobre a escrita de gêneros acadêmicos em disciplinas de estágio supervisionado em Língua Portuguesa, realizada no último ano do curso integral, em 2014. Consideramos que a inserção do aluno em práticas de escrita de gêneros acadêmicos é um importante processo de socialização. Como metodologia, utilizamos questionário aberto, aplicado ao final do período em que os alunos produziram seus textos, após escrita-reescrita-reflexão sobre a escrita. Os dados mostram que a) uma minoria discente está imersa em práticas de escrita acadêmica ao longo do curso de Letras; b) os alunos deparam-se ao final do curso com dificuldades de escrita ainda não detectadas ao longo da graduação; c) há maior envolvimento dos alunos na escrita de artigos e relatos quando há contexto de circulação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605
10.30612/raido.v11i27.5605
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i27.5605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605/3737
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 27 (2017); 206-223
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389878988800